Outsourcing de TI: um complemento para a gestão de projetos

Rogério Marques

31 março 2016 - 17:37 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:46

Pessoas tendo uma reunião em escritório

Quantos projetos da sua empresa envolvem competências de Tecnologia da Informação? Muitos, certo? Hoje em dia, TI permeia a grande maioria dos processos empresariais, mas nós sabemos que dominar as tecnologias mais avançadas e produtivas não é tarefa fácil – e, em alguns casos, sequer é o foco do negócio. E nada pior do que limitar os resultados dos projetos por não ter acesso ou conhecimento sobre as melhores ferramentas ou os melhores profissionais de informática. Para expandir os horizontes da sua organização, o melhor caminho é aderir ao outsourcing de TI.

Outsourcing de TI nada mais é do que terceirizar o gerenciamento e o controle dos recursos humanos e dos recursos tecnológicos de informática para uma empresa especializada neste nicho de atividade. Desta forma, torna-se disponível o apoio de quem realmente tem expertise no assunto, com custo-benefício muito favorável. Confira algumas das possibilidades do outsourcing:

Alocação de consultores e técnicos

Quando se cria um projeto deve-se, de forma ideal, gastar 70 % do tempo em planejamento e 30 % na execução. Na etapa de planejamento, é ideal definir todos os aspectos técnicos e ações previstas para o projeto. Neste momento, incorporar consultores de TI para planejar as ações e interfaces relacionadas a TI vai contribuir para otimizar o processo, principalmente, quando se considera o caráter temporário de duração dele — sua empresa agregará especialistas pelo tempo exato da demanda existente.

Na etapa de execução, coloque em prática o que foi determinado na etapa anterior. Nesta hora, devem entrar em cena os técnicos para desenvolver sistemas informatizados novos ou ampliar funcionalidades em sistemas existentes ou, até mesmo, adquirir soluções já disponíveis no mercado que atendam plenamente os requisitos planejados. Quando os sistemas estiverem prontos, os atores principais serão os técnicos de suporte, que assumirão os treinamentos e o atendimento aos usuários.

Com outsourcing, é possível alocar equipes qualificadas, com custo reduzido, em tempo recorde e pelo prazo necessário em que geram valor para a organização.

Gestão de Infraestrutura

Para tornar realidade algumas das ações previstas nos projetos corporativos, costuma ser necessário reestruturar o ambiente tecnológico de TI. Diante desse cenário e para fazer as melhores escolhas, a empresa pode obter consultoria e suporte técnico em infraestrutura com outsourcing.

Mobilidade Corporativa

Ao longo do andamento de um projeto, as equipes envolvidas, internas e externas, precisam se comunicar, de forma online ou off-line, com rapidez, sem interrupções e a baixos custos. Também precisam ter acesso remoto a aplicativos de gestão de projetos, cronogramas e outras informações relacionadas. Desse modo, se tornam imprescindíveis as soluções de mobilidade— viabilizar tudo isto com o outsourcing é plenamente possível.

Tudo isso demonstra vantagens substanciais para a gestão de projetos e amplia seus resultados, pois o outsourcing de TI pode integrar e entregar os recursos adequados na hora e na medida exatas das necessidades da sua empresa. Os contratos desta modalidade devem ser negociados entre os interessados, considerando os níveis de serviços que serão prestados, para estabelecer uma relação de ganha x ganha para as partes envolvidas.

Agora que você já sabe como o outsourcing de TI pode ser um complemento para a gestão de projetos em sua empresa, conheça as 5 vantagens da correta alocação de recursos em TI.

Recomendados para você

Homem segurando tablet enquanto olha para a tela sorrindo
10 estratégias de experiência de consumidor em que a TI deveria focar ...
Aparelhos representando estrutura de TI
Saiba como melhorar a estrutura de TI da sua empresa ...
Pessoa utilizando computador exibindo códigos na tela
Entenda o que são os Testes de Desempenho ...