home Sem categoria Os melhores chatbots do mercado e como escolher o mais adequado para o seu negócio

Os melhores chatbots do mercado e como escolher o mais adequado para o seu negócio

Os chatbots são umas das principais ferramentas tecnológicas que estão revolucionando os negócios das mais diversas áreas. Com sua aplicação no atendimento ao cliente e para automação de tarefas internas, muitas empresas estão procurando aplicar essa tecnologia aos seus negócios. Por isso, é importante ter referência de como tirar o melhor proveito desse instrumento. 

Neste artigo, vamos explorar um pouco mais sobre as diferenças e exemplos dos melhores chatbots disponíveis no mercado. Continue a leitura!

Tipos de chatbots

Existem dois tipos principais de bots disponíveis no mercado: chatbots básicos e chatbots inteligentes.

Os primeiros são do tipo que utilizam regras estritas de “pergunta e resposta”. Funcionam com questões e alternativas pré-definidas e que exigem que do usuário respostas exatas. Essas respostas exatas podem ser:

  • escolher entre alternativas “a”, “b”, “c”;
  • escolher entre opções “1”, “2”, “3”;
  • clicar em botões com alternativas;
  • responder termos exatos como “sim” e “não”.

Esse tipo de bot pode atender a necessidades muito simples de negócios, mas não conseguem agradar o usuário para questões minimamente mais complexas. Isso gera uma péssima experiência e prejudica a imagem do negócio.

A outra opção são os chatbots inteligentes. Esses bots utilizam inteligência artificial (IA) e, por isso, podem oferecer muitos recursos extras, além de entender o usuário utilizando inteligência artificial.

Por quê os melhores chatbots utilizam inteligência artificial?

Por utilizar inteligência artificial, esses bots são mais sofisticados e realizam diversas tarefas como consultar, analisar e comparar dados armazenados em sistemas corporativos. 

Pela possibilidade de entender a linguagem do usuário – identificando gírias, expressões populares, abreviações, entre tantos outros recursos linguísticos –, pode entender melhor o contexto das mensagens, a partir do histórico de interações e do treinamento realizado.

Por conseguirem manter uma conversa em linguagem natural, chatbots com inteligência artificial são as melhores ferramentas desse tipo disponíveis no mercado. Quer ver alguns exemplos na prática?

Assistentes virtuais: os melhores chatbots do mercado

As gigantes da tecnologia estão na vanguarda do uso inteligência artificial. Por isso, seus chatbots conseguem realizar diversas funções complexas. Estes são os assistentes virtuais.

Integrado aos sistemas operacionais de suas soluções, empresas como Google, Apple, Amazon e Microsoft utilizam os assistentes virtuais Google Assistant, Siri, Alexa e Cortana, respectivamente.

Como os melhores exemplos do que chatbots podem fazer com inteligência artificial, assistentes virtuais utilizam diversos recursos para entender mensagens de voz, transcrever mensagens, acionar funções de pesquisa, enviar mensagens, realizar chamadas, abrir aplicativos, consultar a previsão do tempo, entre tantos outros recursos.

Mesmo que pareça distante, chatbots de empresas de menor porte também podem utilizar funcionalidades como estas. Seu cliente também pode ficar encantado com o atendimento de um chatbot e seu negócio ganha com automação, atendimento em tempo integral e melhor alocamento do tempo de sua equipe.

Crie um chatbot para o seu negócio com o PEOPLE

Seu negócio também pode explorar todas as potencialidades dos bots com o PEOPLE. Essa plataforma de atendimento omnichannel e de chatbots com inteligência artificial desenvolvida pela Cedro Technologies.

Qualquer área pode se beneficiar com  um robô de conversação. Disponível em tempo integral para o seu cliente, essa ferramenta pode auxiliar mesmo fora do horário de expediente e nos fins de semana. Além disso, se aplica a diversos processos como finalizar compras, abrir solicitações técnicas, emitir segunda via de boletos, agendar consultas, transferir o atendimento para vendedores, realizar cotações, entre muitas outras atividades.

Seu negócio pode utilizar o bot em diversos canais de comunicação, como o site da sua empresa, Facebook Messenger, WhatsApp (utilizando a WhatsApp Business API), Skype, Telegram, Workplace, entre outros.

Você pode começar agora mesmo com uma série de funcionalidades gratuitas. Crie sua conta agora mesmo!

Gostou? Compartilhe:

Marcela Assis Brandão

Marcela Assis Brandão

Executiva de negócios para transformação digital - LATAM na Cedro Technologies