Os bancos acompanham a transformação digital exigida pelos clientes?

Vitor Precioso

22 maio 2019 - 09:00 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:48

Mulher em frente a computador com celular na mão

Os clientes esperam que seus bancos sejam tão disruptivos quanto suas marcas preferidas de tecnologia. De fato, o setor de serviços financeiros é sempre um dos que está à frente na adoção de ferramentas que levam à melhor experiência do consumidor.

Uma pesquisa mundial da Deloitte analisou quais os principais avanços do setor quando assunto é transformação digital.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então prossiga a leitura!

Investimentos pesados

A Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária 2018, realizada pela Deloitte, indica que os investimentos e despesas em tecnologia feitos pelo setor financeiro no Brasil em 2017 somaram R$ 19,5 bilhões, um aumento de 5% em relação ao ano anterior.

O crescimento foi liderado pelos gastos com software, que chegaram a R$ 9,8 bilhões. E o mobile banking consolida-se como o preferido dos brasileiros, representando mais de um terço das operações bancárias realizadas em 2017. No total, foram realizadas 25,6 bilhões de transações por este meio.

Esse último dado mostra que o engajamento digital é fundamental para otimizar a experiência do consumidor. E os bancos já estão percebendo que os investimentos em tecnologias digitais podem beneficiar um maior encantamento dos clientes.

Mas esta satisfação é relativa. Como as principais marcas de tecnologia (Apple, Amazon ou Google) se tornaram um padrão de ouro para o engajamento digital, muitos consumidores agora têm uma conexão emocional mais forte com essas marcas do que com seus principais bancos.

Se as instituições financeiras quiserem continuar surpreendendo o cliente, precisam pensar à frente e ‘tirar da cartola’ uma experiência que gere conexões emocionais.

É importante: isso vai além de aumentar e aprimorar as ofertas de novos serviços, sendo necessário levar a sério a transformação digital. As instituições têm que se tornar verdadeiras organizações digitais, a exemplo das fintechs.

Como anda a satisfação dos consumidores com os serviços bancários?

A pesquisa da Deloitte apurou que a satisfação dos consumidores com seus bancos primários é geralmente alta. Quase dois terços dos ouvidos em nível global estão completamente satisfeitos ou muito satisfeitos com o banco que mais utilizam. No Brasil esse número está em 54%. Ou seja: ainda há muito a ser feito!

À medida que os bancos adotam estratégias variadas para se diferenciar, precisam ter muita atenção em como seus clientes se sentem. Muito precisa ser feito para criar um relacionamento sério e duradouro.

O crescimento da utilização de canais digitais

O importante é saber que os consumidores estão prontos para um nível mais alto de engajamento digital com seus bancos. Refletindo a pesquisa da FEBRABAN mostrada no início do texto, os canais digitais são usados ​​com mais frequência que agências e caixas eletrônicos em todos os países pesquisados.

O levantamento da Deloitte mostrou que os canais digitais são limitados principalmente a serviços informativos e transacionais como transferência de dinheiro, pagamento de contas e verificação do saldo.

Muitos consumidores ainda preferem os canais tradicionais ao invés dos digitais para serviços complexos ou de consultoria. Dos entrevistados que registraram uma queixa no banco, 42% usaram contact centers, 26% agências e apenas 30% canais digitais. A tendência também é válida para a solicitação de novos produtos, especialmente empréstimos que exigem várias etapas de verificação e documentação.

Este movimento apresenta claramente uma oportunidade para os bancos. Se for possível melhorar as ofertas digitais, maior será a chance de aumentar o envolvimento do cliente.

O fato é que os consumidores de hoje ainda precisam procurar o banco para satisfazerem suas necessidades: seja no monitoramento dos detalhes da conta ou a compreensão de seus padrões de gastos.

Enquanto isso, as fintechs mostraram uma maneira melhor de envolvê-los digitalmente. Tudo funciona por meio de uma estratégia que inclui o envio de insights inteligentes e personalizados com base no comportamento de gastos. Ou ainda em notificações de descontos ou ofertas de fidelidade em varejistas próximos.

De acordo com a Deloitte, os consumidores estão mais propensos usarem mais os canais digitais, tanto on-line quanto móveis. Basta os bancos aumentarem a segurança, fornecerem a resolução de problemas em tempo real e permitirem transações bancárias mais regulares que sejam processadas digitalmente.

Quer saber o que de disruptivo já é feito na prática?

Conheça 3 exemplos de inovações disruptivas dos bancos

1. Segurança

Os clientes do banco neozelandês ANZ podem efetuar pagamentos de mais de US $ 1.000,00 por meio de um aplicativo para dispositivos móveis usando a tecnologia de ID de voz e sem autenticação adicional. Os bancos devem divulgar esses recursos de segurança com mais destaque e diferenciar as mensagens para diferentes segmentos.

2. Ensinando os idosos

Considere que idosos podem hesitar em usar canais digitais simplesmente pois não veem seu mérito. O banco americano Capital One, em parceria com a Grovo, uma plataforma digital de aprendizagem, desenvolveu um programa de treinamento com vídeos curtos para ensinar e educar os mais velhos sobre os fundamentos da utilização do banco on-line.

3. Ser apenas digital

O também americano JPMorgan Chase lançou um banco apenas para celulares, o Finn, que tem como alvo a geração millenial. Comercializado como uma marca independente, permite depósitos, pagamentos e a ativação de cartão de débito usando o aplicativo. Ele fornece vários recursos para ajudar os consumidores a gerenciar seu dinheiro de maneira simples e conveniente.

O que os bancos precisam fazer para conquistar ainda mais seus clientes

É preciso uma evolução na forma como os consumidores se relacionam com seus bancos. O digital estará no centro da personalização das interações do dia-a-dia, melhorando a sua conexão emocional com as marcas.

E como isso pode ser feito?

Os bancos podem utilizar os chatbots como ferramentas de ajuda ou permitir que os consumidores se conectem diretamente a um representante do banco no aplicativo para dispositivos móveis. Estes são bons pontos de partida, já que o esperado é a resolução de problemas em tempo real nos canais bancários digitais.

Outra solução é acabar com os pontos de interação humana seja para abrir uma conta corrente ou verificar os dados cadastrais para a aprovação de um empréstimo. O cliente tem pressa e não está disposto a esperar.

No final, para capturar os corações, mentes e carteiras de clientes, os bancos precisarão acelerar sua transformação digital e reconfigurar cada canal para atender a todas as necessidades dos usuários.

Quer saber como um parceiro especialista pode ajudar sua instituição a alcançar os melhores níveis de maturidade? Então entre em contato, agora mesmo, com a Cedro Technologies!

Recomendados para você

Mesa de operação de programa de áudio com diversos aparelhos
Roteamento de Ordens via API – B3 (BM&F e BOVESPA) em FIX ...
Pessoa utilizando celular com cartão bancário na mão
Como as inovações das fintechs estão tornando os pagamentos mais eficientes ...
Gráfico com varições com dados em segundo plano
BOVESPA API e Webservice – Market Data e Negociação com a B3 ...