home Sem categoria Que oportunidades o enriquecimento de dados pode trazer para a sua empresa?

Que oportunidades o enriquecimento de dados pode trazer para a sua empresa?

Os líderes empresariais de sucesso sempre confiaram em alguma forma de dado para ajudá-los a tomar decisões. E, se antes eles eram coletados manualmente e disponibilizados em papel e planilhas, hoje as ferramentas de Big Data facilitam demais a reunião de informações capazes de conhecer melhor clientes e mercados. 

Os dados não são uma bola de cristal que analisa o presente e prevê o futuro, mas estão próximos disso. Claro que criar e administrar uma empresa de sucesso exige boas decisões, trabalho duro e consistência – e os dados são uma importante ferramenta no arsenal de CIOs e CEOs.

Definido por muitos especialistas como o novo petróleo, o mercado de Big Data e Analytics pode atingir US$ 203 bilhões em 2020, segundo dados do IDC

Mas ainda não são todas as empresas que sabem lidar de uma maneira efetiva com esse diamante bruto, deixando de lado duas questões importantes: a sua atualização e o enriquecimento dos dados

Quer entender mais sobre os assuntos? Continue a leitura do post.

A importância e o desafio de manter os dados atualizados

As informações dos clientes são fundamentais para as empresas. Afinal, sem um cadastro atualizado, não é possível desenvolver ações de marketing ou de cobrança, por exemplo. É a partir de um cadastro que os clientes podem ser encontrados após uma compra, o que facilita muito contatos futuros.

Mas estes dados podem mudar rapidamente. 

Os níveis de renda aumentam e diminuem, o estado civil pode mudar, como também o nome e endereço físico. Informações desatualizadas podem levar os clientes a receber ofertas irrelevantes porque seus dados não condizem mais com a realidade. 

E manter todas essas informações atualizadas é uma tarefa titânica, especialmente para grandes empresas. Por isso não é de surpreender que mais de 50% das empresas gastem mais tempo limpando dados do que os usando.

Manter os dados atualizados garante que a marca possa segmentar com mais precisão os consumidores, seja com base geográfica para abrir uma nova loja ou demográfica para uma segmentação mais rica das próximas ofertas.

Uma segmentação mais precisa leva a melhores experiências, o que inevitavelmente cria mais dados e garante que a empresa possa continuar trabalhando com os dados mais atualizados possível dos clientes.

Quer saber outras vantagens de validar os dados e assim conhecer melhor o seu cliente? Então confira este infográfico!

Enriquecimento de dados: saída inteligente para alavancar o negócio

O enriquecimento de dados nada mais é do que a captação de informações inéditas ou que foram modificadas de um cliente que já está inserido na base.

Assim como todos os outros aspectos do gerenciamento de dados, o enriquecimento de dados não é algo que seja feito uma vez e nunca mais repetido. Dada a possibilidade de todas as alterações possíveis, os processos de enriquecimento de dados precisam ser executados continuamente.   

Um processo de enriquecimento de dados que funcione bem é essencial para uma empresa que deseja se diferenciar de seus concorrentes. 

Na sua empresa ele é realizado? De que maneira? A captação das informações é manual ou um sistema inteligente ‘entra em campo’ para ajudar?

Conheça uma plataforma profissional de enriquecimento de dados

Muitas vezes é difícil diferenciar o joio do trigo. Quando sua empresa tenta atualizar e fazer o enriquecimento dos dados manualmente os resultados podem não ser efetivos. Isso sem dizer da demora e o desvio de função de colaboradores que poderiam ser melhor utilizados em funções mais estratégicas.

Pensando nessa dificuldade a Cedro Technologies desenvolveu o Data Engine, uma plataforma que realiza a consulta e validação de dados, enriquecendo informações e melhorando as ações de KYC e compliance das instituições.

Para utilizá-lo basta inserir dados como o CPF ou CNPJ no navegador (que é inclusive otimizado para mobile). Caso o número de consultas seja grande é possível contar com uma API integrada a diversos sistemas, como o de gestão.

O resultado será o recebimento de informações como:

  • Nome completo,
  • Razão Social,
  • Endereços,
  • Telefones,
  • E-mails,
  • Relacionamentos pessoais,
  • Relacionamentos profissionais,
  • Quadro Societário.

Diversas fontes públicas são consultadas em busca de dados mais profundos como:

  • Score,
  • Ações judiciais,
  • Listas restritivas,
  • Mídia negativa,
  • Negativações,
  • PEP (Pessoa Politicamente Exposta) e relacionados,
  • Cheques,
  • Trabalho escravo,
  • IBAMA,
  • Status na Receita Federal,
  • Status no sistema Sintegra on-line.

Gostou de entender melhor como o enriquecimento de dados pode alavancar o negócio? Então conheça melhor, agora mesmo, o Data Engine!

Gostou? Compartilhe:

Leonardo Parreira Santos

Leonardo Parreira Santos

Head e Product Owner da plataforma de Abertura de Conta Digital e da plataforma Data Engine.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *