O On-demand chegou também para os seguros

Vitor Precioso

24 novembro 2016 - 17:13 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:43

Pessoa lendo canal de notícias em tablet

Com o slogan “seguros sob demanda para as coisas que você ama”, a startup TROV, sediada em São Francisco na Califórnia, está revolucionando a contratação de seguros de itens como notebooks, bikes, smartphones, máquinas fotográficas e instrumentos musicais.

Através da plataforma o cliente pode incluir os itens que quer segurar pelo período que desejar e excluir quando quiser. Por que pagar um seguro da sua máquina fotográfica por um ano se você a expõe a risco somente quando viaja? Atuando na Austrália com a Suncorp Insurance e AXA na Inglaterra, a empresa deve iniciar juntamente com a Munich RE as operações nos Estados Unidos em 2017.

Seguro On-demand: como funciona?

Esse é apenas um exemplo de uma série de iniciativas que corretoras, seguradoras e empresas de tecnologia estão tendo no chamado seguro on-demand. O fundamento principal de todas essas empresas está em disponibilizar cobertura de seguros por períodos de tempo mais curto do que as tradicionais apólices anuais permitindo assim que o cliente escolha por quanto tempo deseja segurar o bem.

Na Inglaterra as empresas Cuvva e Covered On Demand oferecem seguros para veículos por horas e dias. A primeira oferece seguro para veículos compartilhados pelo período de locação e a segunda para pessoas que estão aprendendo a dirigir acompanhados por instrutores. Nos 2 casos todo o processo de contratação e eventual aviso de sinistro é feito diretamente no aplicativo das empresas no smartphone do segurado.

Com o advento do compartilhamento de carros, bikes e imóveis, a indústria de seguros vem se moldando a esses novos modelos de consumo e oferecendo proteção tanto para os proprietários como para os locatários. A Slice já oferece proteção para os donos de imóveis no Airbnb. Segundo reportagem da Forbes, o custo para proteger totalmente um imóvel de 2 milhões de dólares fica entre 4 e 7 dólares por noite.

slice

Apoiados em User Experience, Tecnologia e Data base essa nova forma de distribuição de seguros atua com baixíssimo custo. Até o atendimento na maioria dos casos é feito pelos chatbots como o Robo-Broker, por exemplo, da Sure que tem parceria com a Chubb, Nationwide e outras seguradoras para seguros viagem, seguro pet, smartphones e de imóveis. Novamente a contratação é feita somente pelo celular em poucas etapas.

Seguro On-demand no Brasil

Aqui no Brasil, a corretora de seguros bemseguro.com.vc oferece através do MyPush app seguro viagem da Porto Seguro nos principais aeroportos por geolocalização. Quem segue a corretora no aplicativo desenvolvido pela Cedro Technologies é alertado por push notification quando chega ao aeroporto para contratar o seguro diretamente no smartphone. Pode cotar e pagar o seguro na hora, inclusive no cartão de crédito.

No mundo inteiro os avanços tecnológicos vêm permitindo a criação de negócios inovadores que buscam facilitar os processos de interação com o consumidor e é necessário que os órgãos reguladores acompanhem a velocidade dessas mudanças para não criarem um entrave à evolução natural dos negócios.

Recomendados para você

Pessoa utilizando celular com cartão bancário na mão
Como as inovações das fintechs estão tornando os pagamentos mais eficientes ...
Levantamento de requisitos
Levantamento de requisitos: como manter o foco no que importa? ...
Pessoas em mesa de reunião utilizando computadores
O futuro da tecnologia depende da requalificação de sua equipe ...