home Sem categoria O que um vendedor virtual pode fazer pelo seu ecommerce

O que um vendedor virtual pode fazer pelo seu ecommerce

O setor de ecommerce está crescendo no Brasil. Por isso, para conquistar esse espaço online é preciso atender melhor os usuários que estão cada vez mais exigentes. Para isso, a tecnologia deve ser uma grande aliada do seu negócio. Já pensou em contar com um vendedor virtual sempre à disposição dos seus clientes? Neste artigo, veja como um chatbot pode oferecer diversas vantagens para o seu ecommerce. Continue a leitura! 

Chatbot é o seu vendedor virtual

O chatbot é a ferramenta tecnológica que realiza a comunicação com o seu cliente. Utilizando inteligência artificial, essa solução aprende com as interações e passa a compreender ainda mais o usuário.

A partir do treinamento, você consegue definir todas as características do bot, quais assuntos ele irá atender, como irá responder a cada questionamento, quais serão os traços da sua personalidade. Tudo isso para que ele possa vender por você. Veja alguns dos benefícios que o chatbot pode trazer:

1. Atende seu cliente em tempo integral

Como seu vendedor virtual, ele estará disponível para atender seu cliente a qualquer hora do dia, mesmo fora do horário de expediente da sua equipe e nos finais de semana. 

Mesmo que sua equipe não esteja disponível para atender seu cliente, o chatbot pode sanar dúvidas dos usuários, oferecer informações sobre produtos e auxiliar o usuário no processo de compra.

2. Melhora a experiência do usuário

Com um chatbot, a experiência do usuário no seu ecommerce irá melhorar muito. Ele pode orientar o usuário para encontrar o produto ideal, indicar soluções complementares e facilitar compras frequentes, por exemplo.

3. Facilita a nutrição de leads

Seu chatbot pode ajudar a manter seu cliente acompanhando pelos seus conteúdos. Para isso, durante a interação, pode sugerir materiais interessantes para que o usuário aprenda com a sua empresa e veja que seu negócio é um especialista a quem sempre pode consultar.

Se você vende produtos tecnológicos como smartphones, por exemplo, pode oferecer comparativos entre aparelhos, mostrar as principais funcionalidades e mostrar como se adequa ao dia a dia do usuário, de acordo com seu perfil de uso. Também pode gerar cupons de desconto para aparelhos específicos que o cliente está vendo por um bom tempo.

4. Acompanha o cliente após a venda e faz pesquisas

Um bom vendedor mantém um bom relacionamento com o cliente mesmo após a venda. O pós-venda é importante para manter o usuário informado sobre o status do transporte e entrega, sanar dúvidas sobre a compra e oferecer produtos complementares (no caso de smartphones, é possível surgerir fones de ouvido e capas para o modelo de celular, por exemplo).

O chatbot também pode aproveitar as interações para fazer pesquisas: entender a experiência com o site do ecommerce, a interação com o próprio chatbot, porque comprou e deixou de comprar na loja virtual e muito mais. 

Crie um vendedor virtual em tempo integral com o PEOPLE

O PEOPLE é a plataforma de atendimento omnichannel e de chatbots com inteligência artificial desenvolvida pela Cedro Technologies. Com essa ferramenta, você pode criar e publicar seu chatbot rapidamente nos canais do seu ecommerce, sem a necessidade de conhecimento técnico em TI.

Sua loja virtual ganha muito com um robô atendendo 24 horas por dia, até mesmo nos fins de semana, aos seus clientes. Ele pode ficar a disposição na site do seu ecommerce ou em outros diversos canais como o Facebook Messenger, Skype, Telegram e WhatsApp.

Quer experimentar seu bot no PEOPLE? Entre em contato com nossa equipe comercial clicando aqui e conheça o PEOPLE!

Gostou? Compartilhe:

Marcela Assis Brandão

Marcela Assis Brandão

Executiva de negócios para transformação digital - LATAM na Cedro Technologies