home Sem categoria O que significa KYC, AML e o que você precisa para proteger a sua empresa

O que significa KYC, AML e o que você precisa para proteger a sua empresa

A necessidade de prevenção a fraudes e riscos é uma realidade para as empresas brasileiras. Segundo a pesquisa “2019 Global Identity and Fraud Report” realizada pela Experian, em todo o mundo, 55% das empresa notaram um aumento de fraudes. No Brasil, esse número assusta um pouco mais: 75%. Entenda mais sobre o que é KYC e AML (PLD) neste artigo.

Diante desse cenário, muitas empresas estão aumentando seus investimentos na prevenção de fraudes. Como essa área possui muitos termos, como KYC e AML, iremos apresentá-los eles para você neste artigo. Continue a leitura!

Know Your Client (KYC) – O que é KYC?

KYC é a sigla para Know Your Customer ou Know Your Client. Essa expressão sintetiza um conjunto de práticas e informações úteis para que a empresa possa conhecer seu cliente mais a fundo.

Qualquer empresa precisa tomar decisões de negócio ou relacionadas a crédito. Para isso, é preciso compilar uma grande variedade de informações sobre seu potencial cliente. Para isso, consulta diferentes fontes de dados, coleta os resultados e compila em relatórios para análises. 

KYC provê maneiras de empresas das mais variadas áreas de atuação confirmarem a identidade do potencial cliente. Assim, é possível evitar a falsidade ideológica, prevenir fraudes e muito mais.

Anti-Money Laundering (AML) – O que é AML?

Anti-Money Laundering (AML) é a mesma coisa de Prevenção à Lavagem de Dinheiro (PLD). Como nos últimos anos a corrupção tem sido um tema frequente dos noticiários brasileiros, as instituições estão cada vez mais preocupadas em evitar o envolvimento com esses riscos. Isso serve tanto para preservar a imagem da companhia, como para cumprir as legislações vigentes. 

O trabalho de compliance para avaliar os riscos envolvidos no processo de aceitação e monitoramento é complexo e exige seriedade, cuidado e respeito. O engajamento de todos os colaboradores nesse mindset é fundamental para seguir as regras legais e manter a integridade da empresa.

Mais termos importantes para gestão de cadastro e compliance

Além de KYC e AML, existem outros termos que são utilizados no dia a dia das empresas no processo de consulta de dados e validação cadastral. Confira alguns deles: 

Pessoa Politicamente Exposta (PEP)

As Pessoas Politicamente Expostas (PEP) abarcam todas as que estão ou estiveram em algum cargo público relevante, como presidentes, governadores, prefeitos, deputados, vereadores, senadores, membros do judiciário, entre tantos outros. As pessoas que possuem relações diretas com as PEPs são chamadas de PEPs Secundárias ou Relacionadas. Podem ser cônjuges, filhos, pais, sócios, assessores e mais.

Due Diligence

Due Diligence é um termo utilizado para o processo de busca de informações sobre um empresa. A ideia é entender todas as variáveis relacionadas ao negócio como as questões financeira, fiscal, legal e de riscos. Essa análise considera aspectos da área de atividade, perspectiva de negócios e situação do CNPJ no mercado. 

Background Check

Outro termo também utilizado é Background Check. Essa prática busca informações sobre os antecedentes de uma empresa ou pessoa física. Além dos dados básicos, como CPNJ, CPJ, Nome, Razão Social, também busca o cruzamento de informações secundárias, como processos e pendências. 

Muitas vezes, esses termos são similares ou precisam de informações complementares. Por isso, são muito usuais para diversos setores dentro de uma empresa, como cadastro, compliance e até mesmo Recursos Humanos (RH).

Como proteger a sua empresa?

Diante de tantas informações para a prevenção de fraudes, como proteger a sua empresa de eventuais riscos? Muitas vezes, o trabalho de consulta de dados pode ser demorado e exige muito tempo da sua equipe em torno de uma tarefa repetitiva.

Por isso, a automatização desse processo pode ser muito benéfico para o seu negócio. Além da sua equipe poder se dedicar a outras atividades mais estratégicas, como a análise dessas informações, sua empresa ganha agilidade e acesso a uma gama muito maior de fonte de dados. 

Conte com o Data Engine para KYC, AML e muito mais

O Data Engine é a plataforma de consulta e validação cadastral desenvolvida pela Cedro Technologies. Seu negócio pode automatizar o processo de checagem de informações de cadastro, restrições de crédito, notícia desabonadoras e dezenas de outros resultados para as práticas de compliance, KYC, PLD e muito mais. 

Solicite o Data Engine agora mesmo! Sua empresa também pode integrar a API aos softwares de gestão que já utilizam.

Quer conhecer mais sobre o Data Engine? Entre em contato com nosso time de especialistas!

Gostou? Compartilhe:

Leonardo Parreira Santos

Leonardo Parreira Santos

Head e Product Owner da plataforma de Abertura de Conta Digital e da plataforma Data Engine.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *