home Sem categoria O que os chatbots podem fazer pela área da saúde

O que os chatbots podem fazer pela área da saúde

A tecnologia dos chatbots tem sido fundamental na transformação digital da saúde. Essa ferramenta aumenta a qualidade no atendimento, a partir de serviços cognitivos que aceleram o processo e proporcionam economia às instituições. Leia mais neste artigo sobre chatbot para saúde. Você também pode iniciar a implementar um Chatbot para a sua empresa com a Plataforma People.

Os bots são robôs digitais que simulam uma conversa de maneira humanizada, inclusive aprendendo informações novas em cada interação. Na área da saúde, eles podem ser usados de várias maneiras e trazem muitos benefícios, tanto para médicos, clientes e a instituição.

Saiba mais sobre o uso dessa tecnologia disruptiva na saúde e veja como os chatbots podem ajudar o processo de transformação digital da sua instituição!

Como os bots podem ser usados em clínicas e hospitais

A demora é uma das principais reclamações dos clientes e acompanhantes em relação à qualidade no atendimento de saúde e não é para menos. Ninguém gosta de esperar, ainda mais quando se está com dores e desconforto.

Enquanto as pessoas buscam agilidade, os chatbots surgem como uma solução para o problema, agindo em três focos de destaque. Eles podem ser usados como ferramenta de cuidado, conselhos de saúde ou um funcionário mecanizado da instituição.

Cada estratégia tem a sua importância, de acordo com o setor ao qual interferem. Confira a seguir como esses modelos se aplicam aos hospitais e clínicas. 

1. Bots no cuidado do cliente

Na parte de cuidados, o cliente interage em busca de soluções práticas para a saúde. Após o atendimento médico, é comum realizar uma série de exames e ter que marcar um retorno. Porém, de acordo com o caso, essa etapa pode ser reduzida pelos chatbots.

Eles permitem enviar fotos dos resultados aos médicos digitalmente, sem ter a necessidade de voltar ao instituto médico. Assim, o paciente pode saber à distância se precisa tomar cuidados adicionais ou mesmo se deve agendar o retorno ao médico para novas avaliações.

2. Bots como conselheiros de saúde

Na parte de conselhos, existem bots que servem como uma enfermeira virtual, auxiliando os pacientes nas dúvidas mais básicas. Esse tipo de uso é eficiente para avaliar as condições de saúde e sugerir os melhores tratamentos, direcionando o paciente para a especialidade adequada.

A maneira humanizada e rápida como eles agem ajuda a transmitir segurança, cuidando para que os problemas sejam tratados de forma personalizada e individual. Isso acontece, principalmente porque o profissional consegue ter acesso a todo o histórico médico do paciente, caso ele já tenha sido atendido naquela unidade em questão. 

Cada problema recebe respostas adequadas para o perfil. Caso a solução não consiga responder, ela encaminha o cliente ao profissional mais adequado para o cuidado.

O bot atua como uma forma de triagem inicial para entender qual é o atendimento ideal para cada pessoa.

3. Bots como funcionários

Já os chatbots como funcionários servem para facilitar tarefas práticas como o agendamento de consultas. O cliente não precisa esperar horas no telefone para marcar consultas porque os bots tornam o processo prático e rápido.

A ferramenta aplicada nesse cenário se torna eficiente tanto no agendamento como em remarcações e cancelamentos das consultas e exames.

A vantagem é poder fazer o cadastramento dos dados sem preencher formulários desgastantes ou depender da espera telefônica.

Para a instituição, a ferramenta pode realizar uma pesquisa de satisfação, avaliando se a pessoa ficou feliz com o atendimento eletrônico e o que pode melhorar. É uma forma inteligente para melhorar os serviços cognitivos.

4. Bots como sinalizadores de emergências

Em casos de emergência, como as sepses, infecções pré-existentes que precisam de uma rápida intervenção médica, um chatbot é extremamente útil, já que, assim que um paciente nesse estado entra na unidade de saúde, o bot envia um alerta para o médico e a equipe de plantão.

Assim, com todos os responsáveis notificados, o atendimento é agilizado e o paciente é examinado de forma assertiva de acordo com o que o estado de saúde dele demanda no momento.

Quais são os benefícios dos chatbots?

A evolução e rapidez do atendimento é uma vantagem clara da atuação dos bots, mas essas características estão ligadas a outros benefícios que a ferramenta proporciona às instituições.

Um cenário positivo é a oportunidade de direcionar os esforços das equipes para tarefas mais específicas e estratégicas, liberando o tempo gasto em atividades repetitivas. Os chatbots diminuem trabalhos médicos de origem administrativa, fornecendo soluções rápidas.

A economia é um dos fatores de maior destaque. Isso porque os chatbots aumentam a quantidade de clientes atendidos, principalmente ao liberar horários que seriam destinados às consultas de retorno.

Vários clientes são atendidos ao mesmo tempo, sem uma fila de espera. O atendimento fica disponível 24 horas por dia, eliminando o sobrecarregamento das linhas telefônicas.

Mesmo a quantidade de funcionários pode ser diminuída, trazendo retorno em relação aos custos orçamentários com a equipe. Todas as atividades de coleta de informações, agendamentos e contato inicial com o cliente se torna automatizada.

Mesmo a qualidade do contato se torna padronizada. É possível programar o assistente para agir conforme for mais interessante para a instituição, de acordo com os objetivos e setores apurados.

Os chatbots são úteis até para melhorar o marketing, atraindo novos clientes. Basta incluir em seu site ou redes sociais que o público atraído pelas campanhas terá um assistente para tirar as dúvidas e engajá-los aos serviços.

E mais uma vantagem: os chatbots não são uma tecnologia meramente mecanizada. O fato de eles serem capazes de aprender permite que a interação se torne cada vez mais personalizada e atenda mais e mais as necessidades dos pacientes.

Com as informações dos atendimentos armazenadas para consultas, os gestores conseguem avaliar o desempenho da solução e medir os progressos no atendimento do hospital ou clínica. 

Conheça o People, assistente virtual da Cedro Technologies

Convencido de que os bots são a ferramenta que você precisa rumo à sua transformação digital? Então você precisa contar com uma empresa de tecnologia de qualidade para desenvolver o seu assistente virtual!

A Cedro Technologies desenvolveu o People para realizar o atendimento inteligente dos clientes 24 horas por dia, resolvendo dúvidas e explicando os serviços / produtos disponíveis.

A solução pode ser integrada às principais plataformas de atendimento, como Facebook, Skype, WhatsApp e Telegram. Além disso, é possível programar, treinar e aprimorar o assistente de acordo com as características da instituição e do público-alvo.

Com o People, a sua instituição aumenta a presença digital, tornando-se mais próxima dos clientes e reforçando o engajamento. É uma solução que vai levar economia nos custos e a facilidade na comunicação com os atuais e novos pacientes.

Está convencido do poder e das vantagens dos chatbots? O People é a ferramenta que você precisa para acelerar a comunicação da sua empresa e aumentar a presença digital! Entre já em contato e conheça!

Gostou? Compartilhe:

Letícia Barcelos

Letícia Barcelos

Formada em Sistemas de Informação e Product Owner do PEOPLE na Cedro Technologies, entusiasta de novas tecnologias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *