O que é Push Notification?

Rogério Marques

29 fevereiro 2016 - 21:31 | Atualizado em 29 maio 2023 - 17:33

Mulher utilizando celular com computador em cima da mesa

As tecnologias e estratégias do marketing às vezes são surpreendentes. Uma das mais usadas atualmente é a push notification. “Push” é uma palavra que vem do inglês e significa “empurrar”. Em tradução livre, portanto, as push notifications são notificações empurradas ao usuário.

E é exatamente isso que acontece: a tecnologia permite o envio de mensagens para smartphones e computadores conectados à internet sem que o destinatário as requisite. Ou seja, o próprio publicador inicia a transação e o conteúdo é “empurrado” mesmo sem solicitação.

Quer entender melhor este assunto? Então continue a leitura e tire suas dúvidas:

Na prática, o que é push notification?

O conceito de notificação push pode ser comparado ao serviço prestado por um carteiro que entrega correspondências nas residências dos destinatários. O cidadão não precisa passar todos os dias na agência dos Correios, pois assim que algo chegar para ele, a entrega será providenciada pelo sistema.

A notificação push é uma ferramenta bastante útil para o marketing, já que permite entrar em contato com o público de maneira mais efetiva. Deve, porém, ser usada com moderação para que o resultado não seja oposto ao esperado. Entre as possibilidades de uso estão:

  • promoção de produtos e/ou serviços;
  • aumento das vendas;
  • melhora da experiência do consumidor;
  • fidelização de clientes;
  • conversão de usuários em clientes.

É fundamental ter em mente que as push notifications devem ser informações úteis, relevantes e adequadas às circunstâncias do cliente. Caso contrário, provavelmente serão ignoradas ou levarão o usuário a desinstalar o app ou passar longe do site.

Serviços baseados no conceito push

Nos smartphones, as notificações push são normalmente mensagens de alerta enviadas ao dispositivo do usuário para notificá-lo diretamente na tela do aparelho. O conceito de push, porém, é bem mais antigo do que o próprio surgimento de celulares e smartphones.

Um dos exemplos mais populares do conceito push são os serviços de RSS, idealizados em 1995 pela Apple. Eles informam os usuários sobre novos textos publicados em um determinado site ou blog. Outro serviço que usa o conceito é o Short Message Service (SMS).

Com o passar do tempo, muitos serviços passaram a usar o conceito de “empurrar”. Quando os smartphones surgiram, o push notification passou a ser padronizado pelos principais fabricantes de smartphones e desenvolvedores de sistemas operacionais.

A ideia era criar um padrão para a entrega dessas mensagens. O resultado desse trabalho é o que hoje conhecemos como push notification. Os serviços de push podem ser usados gratuitamente por qualquer organização pública, privada ou usuário comum na plataforma MyPush.

Desenvolvida pela Cedro Technologies, a solução permite a entrega de serviços, conteúdos e mensagens notificadas em diversos formatos. É possível, ainda, criar um canal e implementar serviços de push gratuitamente. Baixe o MyPush app em seu smartphone para conhecer mais sobre o aplicativo.

Notificações push no cotidiano

Quando um usuário recebe, no celular, um aviso da chegada de um e-mail, de que um amigo fez um comentário em uma publicação no Facebook ou de que alguém que ele conhece se inscreveu no Pinterest, está recebendo uma push notification daquele aplicativo. E é quase impossível resistir à vontade de conferi-la!

Alguns sites também enviam notificações usando o navegador: a mensagem chega mesmo que o usuário esteja fazendo outra atividade online. Nesse contexto, são usadas para engajar os usuários de um site, mantendo-os atualizados a respeito de novos conteúdos.

As possibilidades de uso na web são muitas e variam conforme o contexto do negócio. A notificação push é bastante comum quando o site quer enviar avisos curtos (de, no máximo, 100 caracteres) para seus inscritos.

Qual a diferença entre SMS e push notification?

Por mais que se pareçam, SMS e push notification não são a mesma coisa. Veja algumas diferenças entre eles:

  • as push notifications só podem ser enviadas por meio de um aplicativo. Ou seja, a mensagem só chega para os usuários do app que as está mandando;
  • as mensagens enviadas usando a tecnologia push ficam em destaque na área de notificações do dispositivo que as recebe;
  • as notificações podem ser personalizadas de acordo com o sistema operacional do aparelho que vai recebê-las (iOS, Android ou Windows).

Quais são as possibilidades de uso?

Tudo depende da criatividade! Inicialmente, é preciso identificar o público-alvo. Depois, é hora de definir o objetivo: conversão, tráfego ou awareness? Então, é só implementar a notificação. Confira algumas ideias:

  • novidades: a notificação push pode ser um canal extra para distribuição de conteúdos ricos. É só avisar os visitantes do site sobre o material e redirecioná-los para a página correspondente;
  • e-commerce: visitantes que abandonaram o carrinho antes de finalizar a compra podem ser notificados;
  • novos produtos/promoções: sempre que houver novidades no catálogo ou promoções que possam interessar o cliente, é possível enviar uma mensagem a eles;
  • atualizações: um cliente que fez uma compra pode ser informado quando seu produto for enviado.

Quais são as vantagens das push notifications?

O uso das notificações empurradas é vantajoso tanto para a marca quanto para seus usuários. Venha conhecer alguns dos benefícios:

Usuários

  • novidades e promoções;
  • informações úteis (como trânsito, meteorologia e notícias);
  • ter o contato da empresa de fácil acesso.

Marcas que têm aplicativo

  • comunicação direta com os usuários do app;
  • ao contrário dos e-mails, as notificações push não vão para a caixa de spam nem ficam esquecidas no inbox. Além disso, têm taxa de abertura maior se comparadas aos e-mails. Devem, porém, ser usadas com prudência para não incomodar o consumidor;
  • ajudam a lembrar o usuário de usar o aplicativo com mais frequência.

Em outras palavras, o uso das notificações push pode ajudar na estratégia de negócios, já que permite:

  • comunicar-se de acordo com as expectativas e os comportamentos de cada usuário;
  • aumentar a participação e a fidelização dos consumidores;
  • aumentar a taxa de conversão e retenção de clientes.

Como usar serviços push no meu aplicativo?

Você pode oferecer notificações push em seus aplicativos usando serviços nativos das lojas Google, Apple e Windows Phone. Uma alternativa de uso é por meio da plataforma Anywhere, da Cedro. Fique à vontade para entrar em contato conosco para que possamos auxiliá-lo nas melhores estratégias tecnológicas para notificações push.

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe-o nas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a ele!

Recomendados para você

Pessoa de pernas cruzadas utilizando celular com tela exibindo ícones de mídias sociais
Whatsapp Business disponível para iOS: conheça os benefícios para a sua empresa ...
Pessoa utilizando um computador
O que é People First e por que sua empresa deve adotar essa tecnologia? ...
Homem analisando gráficos em folha com rede dados em primeiro plano
Guia explicativo do Big Data ...