O que é PLD? Entenda o termo e como aplicá-lo

4 / 08 / 2019

Com maior visibilidade nos últimos anos de crimes relacionadas à corrupção, as empresas e o Estado têm apresentado uma maior preocupação com a temática e buscado maneiras de combater este cenário. Neste artigo, vamos apresentar as principais informações para que você entenda o que é PLD, uns dos principais termos da área de compliance. Continue a leitura!

Entenda o que é PLD (Prevenção à Lavagem de Dinheiro)

A Prevenção à Lavagem de Dinheiro (PLD) equivale ao termo em inglês Anti-Money Laundering (AML). PLD se refere, portanto, ao trabalho para evitar que os recursos financeiros obtidos de maneira ilícita sejam reinseridos no ciclo econômico do país com a aparência de dinheiro “limpo”. 

Para isso, é preciso implementar diversos processos e normas de acordo com as determinações dos órgãos responsáveis pela regulação, como o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF).

Com a visibilidade midiática dos escândalos de corrupção mais visíveis nos últimos anos, as empresas também querem evitar o envolvimento dos seus negócios com esses crimes.

Por isso, as práticas de PLD auxiliam o trabalho de compliance dentro das empresas a seguir as exigências da legislação e as normas internas.

Como aplicar PLD ao seus processos

O trabalho de compliance para avaliar os riscos envolvidos no processo de aceitação e monitoramento é complexo e exige seriedade, cuidado e respeito. O engajamento de todos os colaboradores nesse mindset é fundamental para seguir as regras legais e manter a integridade da empresa.

Conheça o Data Engine

Com foco no mercado financeiro e em negócios digitais, a Cedro Technologies desenvolveu a plataforma de apoio a compliance Data Engine, que integra diversas informações e fontes num único lugar. 

Com o Data Engine, você pode consultar informações dos seus clientes (KYC), contar com dados para PLD, prevenção ao financiamento do terrorismo (FT) relacionamentos pessoais,  Pessoa Politicamente Exposta (PEP), listas restritivas, mídia negativa, ações judiciais, embargos, autuações no IBAMA e muitas outras informações.

Quer conhecer mais sobre o Data Engine? Acesse aqui.