O que é Open API? Entenda o conceito e suas possibilidades

Bruno Zago

09 agosto 2016 - 18:52 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:46

Banner ilustrando o título tudo sobre Open API

Antes de explicar o que significa o termo Open API, é importante entender qual é o conceito por trás das APIs – Application Programming Interfaces. Uma API é um conjunto de estruturas de programação para acesso a um determinado sistema. As APIs foram criadas para permitir que máquinas pudessem se comunicar entre si. Portanto, uma API nada mais é do que uma maneira para permitir que um sistema converse com outro sistema.

O que é API? Se não conhece o conceito, você pode ler mais aqui sobre o significado de API.

Há milhares de APIs implementadas no mundo todo. Quando uma operadora de telefonia permite que você envie um SMS utilizando sua aplicação, isto só ocorre graças a alguma API disponível com integração aos serviços de SMS da operadora. Um outro exemplo bem familiar a todos é o pagamento em um site de e-commerce. Todo o fluxo de pagamentos por lá acontece por meio de APIs.

Uma API pode ser desenvolvida de diversas maneiras e formatos. Porém, há padrões sendo adotados conforme o objetivo da aplicação. Na internet, o padrão adotado é o REST (ou RESTful), do acrônimo Representational State Transfer; em tradução livre, Transferência de Estado Representacional. Já as aplicações para mercado de capitais adotam mundialmente o padrão FIX Protocol, que permite a milhares de aplicações e sistemas financeiros se comunicarem entre si e com as bolsas de valores e futuros. Há ainda padrões proprietários construídos conforme necessidades específicas. Por exemplo, a Cedro Technologies desenvolveu um protocolo chamado CMP – Cedro MessageProtocol – para distribuição de dados de mercados (ações, derivativos, moedas, taxas, indicadores e outros).

Leia também: O que é Open Banking? Conceitos e Oportunidades?

Mas afinal, o que é Open API – ou API Aberta?

Uma API aberta é uma API disponível para desenvolvedores externos. Isto não significa que seja uma API livre sem autenticação, sem controle ou sem custos. Uma determinada organização pode criar uma API aberta gratuita ou uma API aberta que seja paga. O conceito do “Open” tem a ver com o fato da API estar disponível para outras empresas e desenvolvedores. Do contrário, caso um sistema tenha uma API disponível, mas que seja acessível apenas a sistemas da própria empresa, então é uma API fechada.

Na Cedro, abrimos nossos serviços em APIs para que o mercado, empresas e desenvolvedores externos possam implementar suas soluções. Estes serviços em APIs estão disponíveis dentro de nossa plataforma Anywhere.

Como criar minhas APIs e abrir meus serviços para terceiros?

Se você pretende abrir suas APIs para o mercado, entre em contato com a Cedro e entenda como podemos auxiliar você. Somos especialistas no desenvolvimento de barramentos de serviços e adoção de tecnologias de API Gateway Management como WSO2 e outras. Fale conosco pelo 011 3014 0200 ou pelo comercial@cedrotech.com

Recomendados para você

Pessoas entusiasmadas tendo uma reunião em escritório
Entenda como Big Data está transformando o mercado financeiro ...
Pessoas tendo uma reunião utilizando prancheta
8 tendências quentes de recrutamento em TI – e oito em queda ...
Mulher utilizando celular com computador em cima da mesa
O que é Push Notification? ...