O que é Martech e como funcionam essas empresas do futuro

Vitor Precioso

28 junho 2022 - 12:00 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:36

Pessoas em tendo uma reunião com gráficos sobrepostos

Não importa se sua empresa atua diretamente no nicho de marketing ou não, saber o que é Martech hoje é fundamental para quem visa desenvolvimento e expansão no mercado. Ganhando cada vez mais espaço, esse tipo de negócio não só está tendo seus serviços difundidos, como tem feito grandes empresas crescerem ainda mais também. 

Se você busca um conteúdo que explica de maneira simples e prática o que é uma martech em alguns parágrafos, está no lugar certo. Confira abaixo o artigo que a Cedro Technologies preparou para você! 

 

O que é Martech? 

Como já dizia o ditado “quem não é visto, não é lembrado”. Atualmente, qualquer empresa deve ter um setor de comunicação e marketing muito bem estruturado. Afinal, com a infinidade de possibilidades que os consumidores tiveram acesso a partir da difusão da internet e redes sociais, quem deseja competir pela atenção (e possível conversão) deve cativar seu público com uma estratégia bem elaborada. 

Com a função de unificar o “marketing” com “technology”, as Martechs vieram como uma solução para processos manuais que geram muitos gastos e levam bastante tempo para serem executados dentro das áreas de marketing e comunicação. Pois, com tantos canais de contato disponíveis para o cliente (e aumentando cada vez mais), profissionais e ferramentas também devem acompanhar o crescimento para suprir a demanda. 

Por meio das Martechs processos se simplificaram, estratégias ficaram otimizadas e atuações se tornaram mais assertivas. Afinal, tecnologias como Big Data, Machine Learning e Inteligência Artificial trouxeram a possibilidade de coletar informações cruciais e analisá-las das mais variadas formas para realizar comunicações efetivas. 

Ou seja, não apenas criação de campanhas em massa e unificação de tarefas, como também a evolução da jornada de compra por meio do mapeamento de padrões de comportamento do público-alvo foram possibilitados com as Martechs.  

 

Principais características de uma Martech 

Para deixar ainda mais claro o que é Martech, listamos abaixo suas principais características. 

    1. Automação de rotinas do Marketing

Para realizar publicações em redes sociais, disparar e-mails, produzir conteúdo, atendimento ao cliente, anúncio de produtos e serviços, análise de entrega e engajamento, mídia paga, expansão de atuação, definição de persona, tom de voz com público-alvo, etc.  

Tudo isso é possível ser feito por meio de programas de automação de rotinas de marketing. Hoje em dia já há Martechs especializadas para cada um dos processos. Um excelente exemplo são as AdTechs, focadas somente em mídia paga.  

>> Automação inteligente é segredo da transformação digital 

     2. Gestão de Processos 

Se o setor ou empresas de Marketing utilizam ferramentas e softwares para administrar, acelerar e deixar mais produtivo suas funções, ainda que não saibam o que é Martech, se classificam nesse tipo de negócio. 

Essa característica é fundamental, pois não há orçamento e capacitação profissional que salve uma campanha de comunicação atualmente se ela não tiver as ferramentas adequadas para planejar, executar e analisar os resultados. Tratando-se de digital, há uma inevitabilidade ainda maior. 

>> Tecnologia e gestão: quais são os benefícios dessa relação? 

    3. Relacionamento com o Consumidor 

Aplicativos, sites, redes sociais, chatbots, serviços de acompanhamento de entrega, jornada de compra, dentre tantas outras formas, fazem parte do conceito “o que é Martech”. Afinal, com estratégias de negócios colocando o consumidor cada vez mais no centro, os principais pontos de contato e interações estão evoluindo tecnologicamente para proporcionar uma melhor comunicação. 

    4. Funil de Vendas 

Outro diferencial da Martech é poder mapear de maneira mais precisa a jornada do consumidor durante o período de vendas. Por meio de softwares e ferramentas auxiliares, é possível detectar em qual etapa do funil de vendas o cliente está e preparar diferentes tipos de ações que estimulem que a conversão seja realizada. 

O funil de vendas é um dos melhores exemplos para ilustrar uma Martech, afinal, com ele temos a estratégia com foco em conversão, viabilizada por ferramentas digitais, trazendo muitos insights para otimizar ainda mais a atuação da marca em seus principais canais com o consumidor. 

    5. Mensuração de resultados 

Por fim, ao saber o que é Martech, é ter a certeza de que dados são a base de tudo. São os mais diferentes bancos de informações e tipos de processamento que tornam possível o surgimento de diversos insights para que os profissionais da área sejam mais assertivos em sua frente de atuação. 

Portanto, não tem como falar de Martech e não ter mapeado a mensuração e análise dos dados colhidos conforme o objetivo da ação. 

>> 6 exemplos de sites e apps que fazem ótimo uso de User Experience 

 

Diferença de Martech e Adtech 

É muito comum quando falamos em “Techs” surgir diferentes nomes, onde cada um representa uma especialidade de atuação. Em relação às Martechs, como o nicho de atuação em marketing tem cada vez mais aumentado, empresas específicas em algumas áreas têm surgido.  

É o caso da Adtech, que se trata de uma empresa especializada somente em anúncios em mídia paga. A principal diferença das Martechs para as Adtechs é que a primeira tem uma visão mais geral da estratégia, enquanto a segunda é limitada em publicidades patrocinadas. 

 

Soluções Cedro Technologies para Martechs 

Ficou claro a importância das Martechs no mundo dos negócios na atualidade? São profissionais bem capacitados, munidos de dados e com uma visão estratégica mais assertiva. 

Para que todo esse potencial seja aproveitado, tecnologias eficientes devem ser utilizadas, como é o caso das soluções da Cedro Technologies. Veja abaixo: 

  • Market Data Cloud: APIs e Feeds que trazem informações em tempo real do mercado financeiro para os seus projetos. 
  • PEOPLE: Plataforma de comunicação que combina chatbots, inteligência artificial e atendimento humano para os mais diversos objetivos. 
  • Data Engine: Poderosa ferramenta para gestão de compliance, KYC, KYE, KYP, dentre outros, facilita a consulta e validação de dados dentro do seu negócio.  

Recomendados para você

inteligencia-artificial-no-mercado-financeiro
Inteligência artificial no mercado financeiro: como a tecnologia está transforma ...
Mulher sorrindo conversando com colegas de trabalho
Planejamento estratégico de TI: importância e como fazer um ...
Mulher no ambiente de trabalho tendo uma boa ideia
Fintechzação de serviços é a nova aposta do varejo ...