O que é IGP-M e como acessá-lo no Fast Trade?

1 / 08 / 2016

O IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) é uma taxa medida pela FGV – Fundação Getúlio Vargas que registra a inflação média de diversos produtos e bens de consumo. A taxa IGP-M é divulgada online, sempre que liberada pela FGV, pela Cedro em seus terminais Stock Trade e Fast Trade.

O IGP-M é amplamente utilizado no Brasil para reajustar diversos tipos de contratos como aluguel e contratos comerciais. O IGP-M é pesquisado entre os dias 21 de um mês e 20 do mês seguinte.

O que o IGP-M mede?

O IGP-M mede o aumento de preços de bens de consumo e também bens de produção (matérias primas, construção e outros). O índice é formado por três outros índices calculados no mercado sendo 60% de peso para o Índice de Preços por Atacado – Mercado, 30% para o Índice de Preços ao Consumidos – IPC-M e 10% para o Índice Nacional do Custo da Construção – INCC-M.

Como acessar o IGP-M no Fast trade

Para ter acesso a cotação da taxa IGP-M, os usuários podem adicionar o símbolo “IGPM” em qualquer planilha de cotação ou acessar o menu “Mercados” -> “Indicadores” -> “Indicadores” conforme imagem abaixo. A taxa é exibida em % do último mês apurado.

acessar igp-m

 

Teste agora o Fast Trade gratuitamente

Solicite uma demonstração do Fast Trade da Cedro aqui.