O que é API? Significado

Vitor Precioso

31 janeiro 2019 - 15:21 | Atualizado em 13 junho 2023 - 16:24

Mão de pessoa clicando em ícone projetado de gráfico

O que é API? O conceito de API e o seu significado é amplo e surgiu muito antes da própria Web ou de padrões recentes de tecnologia como Rest/Json ou SOAP. Se eu pudesse resumir, uma API é um meio pelo qual dois sistemas possam se comunicar. API é o acrônimo de Application Programming Interface. Continue lendo e entenda mais sobre o que é api e seus conceitos e significados.

Conheça também algumas APIs disponbilizadas pela Cedro e serviços financeiros baseados em APIs.

O que significa API em palavras simples:

Quero dar alguns exemplos bem simples para explicar o que é uma API e seu significado. Uma API, embora seja um termo da computação, poderia ser facilmente explorado em outros setores, exemplo:

  • Quando você pluga o seu notebook em uma tomada, podemos dizer que a tomada é uma API que fornece energia para o seu equipamento ou
  • quando você atravessa uma ponte de carro, então podemos dizer que a ponte é uma API que permite conectar duas rodovias e ainda
  • quando você coloca uma nova lâmpada em sua luminária, a base da luminária é uma API para a sua lâmpada.

Portanto, a ideia e o significado de API é simples. É um padrão estabelecido de maneira que dois sistemas possam interagir um com o outro.

Mas afinal, por quê as APIs surgiram? O que significam?

Uma API é um conjunto de procedimentos, rotinas, ferramentas ou métodos que permitam que um sistema possa se conectar em outro sistema, seja para receber dados ou enviar dados. As APIs surgiram pois desde o início dos computadores pessoais houve o objetivo de se criar uma máquina (Computador) que pudesse executar diversos softwares escritos em linguagem de máquina e que não necessariamente seriam escritos por uma única empresa.

Quando voltamos ao início da era PC (com o surgimento do 286, 386 etc) – e até mesmo antes disto – quando se queria imprimir um documento por um software, certamente o fabricante do software não fornecia uma impressora para o usuário, mas aquele software podia chamar uma API da impressora e então imprimir o documento. O mesmo vale para por exemplo exibir algum caracter no monitor. A rotina que exibe um caracter no monitor do usuário é uma API de baixo nível chamada para exibir aquele caracter.

A história da APIs é muito antiga. O termo parece pela primeira vez no artigo de Ira W. Cotton “Estruturas e técnicas de dados para computação remota” publicado em 1968. Mas agora ouvimos falar frequentemente sobre este termo, seja em reuniões técnicas e até mesmo em reuniões para discussão de negócios e estratégia. Por quê?

O motivo pelo qual as APIs estão cada vez mais evidência é o fato de que as APIs deixaram de ser apenas um modelo arquitetural de software, mas passou a ser um pre-requisito de negócios, pois através delas é possível criar uma série de novos modelos de negócios. É o que estamos chamando de API Economy ou Economia das API.

Economia de API: como ela impacta seu negócio? O que é isto?

A Economia de API se refere às estratégias de empresas para criar novos produtos, serviços ou negócios através de suas APIs. Por exemplo, o Google fornece um Mapa (Google Maps) e este pode ser exibido em um aplicativo do iFood ou do Uber ou quando a Cedro Technologies fornece uma API de Dados de Mercado para alimentar serviços de bancos, corretoras, empresas e investidores. Em ambos os casos, o fornecimento destas APIs propicia o surgimento de novos negócios e serviços. Quer saber mais sobre Economia de API? Clique aqui.

Recomendados para você

Imagem de mão clicando em celular conectado a diversos ícones de atividades diárias
Internet das Coisas: o que você precisa saber ...
Reunião entre pessoas em um escritório de tecnologia
Como automatizar processos na minha empresa? ...
Homem com livro na mão numa reunião online
LGPD e atendimento digital: o que muda? ...