home Sem categoria O que é Background Check? Entenda a importante desse processo para a sua empresa

O que é Background Check? Entenda a importante desse processo para a sua empresa

Para qualquer empresa, as informações são fundamentais para a tomada de decisões, desde parcerias comerciais até a contratação de novos funcionários. Neste artigo, vamos explorar um pouco mais o conceito de Background Check. Confira!

O que é Background Check

Background Check é termo em inglês que pode ser traduzido como checagem de antecedentes. Esse processo busca encontrar o maior número de informações para facilitar o processo de tomada de decisões, seja durante o processo seletivo feito pelo time de Recursos Humanos, seja na avaliação de novos fornecedores para parcerias comerciais. 

Com base em dados como Nome e CPF (ou Razão Social e CNPJ), é avaliado qualquer vestígio que possa indicar problemas comerciais, financeiros, legais ou até mesmo criminais. 

Por isso, ao definir esse processo na sua empresa é preciso avaliar quais informações sua empresa considera relevante obter, de que forma executar esse processo, quais fontes de dados é necessário acessar e de que forma avaliar os resultados.

Esse processo também está atrelado a diversos outras práticas utilizadas pelas empresas como Know Your Client (KYC), Employee (KYE), Partner (KYP), Prevenção à Lavagem de Dinheiro (PLD) e Due Diligence.

Em suma, Background Check traz diversos benefícios para as áreas da sua empresa que lidam com informações de risco. No entanto, esse processo pode ser demorado e exigir muito tempo basicamente para o trabalho de pesquisa dos dados e não para a etapa mais importante, que é a avaliação das informações.

Utilize o Data Engine para Background Check

O Data Engine é a plataforma de consulta de dados e validação cadastral desenvolvida pela Cedro Technologies. Sua empresa pode utilizar essa ferramenta em diversas áreas como compliance, gestão de clientes e recursos humanos/departamento pessoal.

Ao automatizar esse processo, sua equipe terá mais tempo para focar na avaliação das informações encontradas. Para pessoa física, utilize apenas CPF e nome. Já para pessoas jurídicas, Razão Social e CNPJ.

Seu negócio pode encontrar diversas informações para apoio na tomada de decisões, como: relacionamentos pessoais, endereços, telefones, emails, processos judiciais, quadro societário, Receita Federal, Sintegra, mídia negativa, entre tantos outros dados.

Entre em contato com o time de especialistas do Data Engine agora mesmo. 

Gostou? Compartilhe:

Leonardo Parreira Santos

Leonardo Parreira Santos

Head e Product Owner da plataforma de Abertura de Conta Digital e da plataforma Data Engine.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *