O que as insurtechs têm a ensinar quanto à transformação digital?

Vitor Precioso

16 abril 2019 - 15:37 | Atualizado em 12 abril 2023 - 18:03

Banner de Insurtech com ícones diversos

Depois das fintechs, a ‘bola da vez’ agora são as insurtechs: empresas que combinam tecnologia com seguros e oferecem inovações disruptivas dentro deste segmento de mercado.

Já falamos sobre este tema mais de uma vez no Blog da Cedro Technologies. Mas vale a pena voltar nele novamente. O assunto é tão importante que já começa a ser estudado: a empresa de pesquisas FinTech Global dedicou um estudo apenas para apontar as 100 insurtechs mais disruptivas e que estão fazendo história dentro da transformação digital.

Quer conhecer algumas delas, inclusive 2 brasileiras, que estão entre as vencedoras? Continue conosco na leitura.

O objetivo do estudo sobre insurtechs

A INSURTECH100 é uma lista anual das 100 empresas mais inovadoras do mundo selecionadas por um painel de especialistas do setor. São companhias que todos os líderes de TI que lidam com o mercado financeiro precisam conhecer, à medida que consideram e desenvolvem suas estratégias de transformação digital.

Para fazer parte desta lista alguns critérios foram avaliados. Confira:

  • Importância do problema a ser resolvido;
  • Crescimento em termos de capital captado, receita e número de clientes;
  • Inovação da solução tecnológica;
  • Redução de custos potenciais, melhoria da eficiência, impacto no valor
  • Melhorias na cadeia e/ou das receitas geradas para clientes
  • Quão importante é para os executivos de seguros saberem sobre esta empresa?

1. Assurely

Fundada em: 2016

Região de operação: Estados Unidos

A Assurely é uma plataforma tecnológica que cria, personaliza e distribui produtos de seguros para mercados novos e em mudança. As indústrias estão inovando e a tecnologia está impulsionando mudanças. Assim, a Assurely ajuda aos mercados inovadores a criar confiança entre seus compradores e vendedores, mitiguem riscos e criem soluções personalizadas para necessidades únicas como variáveis.

O primeiro produto da Assurely, o CrowdProtector, adiciona confiança, segurança e confiança às transações de crowdfunding. Protege de forma única cada participante do financiamento coletivo: as empresas que levantam dinheiro, as plataformas e os investidores.

Com segurança, via API, é incorporado no fluxo de trabalho de uma transação de captação de recursos (crowdfunding). Ele coleta dados automaticamente, eliminando qualquer atrito adicional que possa atrapalhar o processo de solicitação de seguro. A empresa continua a se integrar às novas plataformas de crowdfunding e expandirá para outros mercados em 2019.

2. Compara online

Fundada em: 2009

Regiões de operação: Argentina, Brasil, Chile e Colômbia

O ComparaOnline é o principal comparador de seguros da América Latina, com cerca de 2 milhões de visitantes por mês. No centro do desenvolvimento de produtos está sua missão de democratizar as informações sobre produtos como seguro de carro, viagem e crédito ao consumidor para todos os usuários na América Latina.

Atualmente, esse mercado ainda é caracterizado por baixa transparência e assimetria de informações, deixando os consumidores com decisões de compra ruins. O ComparaOnline oferece um portal onde os usuários podem encontrar a maioria das ofertas disponíveis no mercado, entender suas principais proposições de valor e comprar ou aplicá-las on-line.

3. Hepstar

Fundada em: 2013

Regiões de operação: África, Europa, Ásia e Oriente Médio

A Hepstar otimiza as receitas de corretoras de seguros por meio de engajamento personalizado e direcionado ao cliente, usando sua avançada tecnologia de e-merchandising. A tecnologia da Hepstar é impulsionada por dados empíricos coletados no processo de reserva de viagens.

Isso inclui informações de perfil contextuais e anônimas de clientes, bem como o comportamento do cliente em relação a produtos e serviços. Esses dados alimentam o mecanismo de recomendação de autoaprendizado da Hepstar, que permite a otimização contínua da receita.

A empresa faz parcerias com várias seguradoras globais e locais em todo o mundo, agregando o conteúdo do seguro de viagem à sua plataforma. O sistema é completamente ‘plug and play’.

Além do algoritmo de aprendizado de máquina da Hepstar, seu modelo de negócios exclusivo permite expandir as ofertas de seguro de viagem para todos os clientes por meio de uma integração única, maximizando o potencial de receita. A insurtech está capacitando as seguradoras a se diferenciarem, sendo mais do que apenas uma base comercial. Está oferecendo um serviço mais personalizado ao cliente final, sem o recurso e o investimento em desenvolvimento contínuo.

A Hepstar tem parcerias com a Aon, Chubb e AXA. Conta com a Travix (BudgetAir, Cheaptickets, Vayama e Vliegwinkel) e a CarTrawler como clientes.

4. Insur-Online.com

Fundada em: 2011
Regiões de operações: Espanha, Suíça e América Latina

A Insur-Online AG é um novo tipo de operadora de seguros on-line que opera como uma seguradora virtual. Ela aproveita as operações em sua própria plataforma digital e utiliza algoritmos especialmente projetados e uso de dados para microssegmentação.

Outro produto da insurtech é a Internauto, uma plataforma criada para distribuir seguros on-line. Mas  também pode ser usada como uma ferramenta de fluxo de trabalho para reduzir os custos internos. Além de melhorar a qualidade do serviço a partir do uso extensivo de inteligência de dados. A estratégia é ir ao mercado e abordar os potenciais clientes usando agregadores, canais B2B2C e por meio de seus próprios sites da Internet.

A Internauto também oferece gerenciamento de canais, design e precificação de produtos e serviços de TI para empresas de seguros, terceirizando procedimentos internos e externos. A Insur-Online trabalha com 20 mil clientes privados e quatro clientes corporativos principais, incluindo a Qatar Insurance.

5.  Minuto Seguros

Fundada em: 2011
Região de atuação: Brasil

A Minuto Seguros é a principal corretora de seguros on-line do Brasil. Ela está revolucionando a forma como os brasileiros estão comprando seguros, aproveitando a Internet para oferecer mais variedade, melhores preços e atendimento superior ao cliente.

Com uma ampla variedade de produtos de seguro, a plataforma omnichannel (link para ID104) e o foco em tecnologia mantêm altas taxas de conversão e retenção, o que acaba gerando um valor significativo e de longo prazo para o cliente. A sólida análise de dados e base de dados atuarial exclusivos da plataforma garantem as melhores taxas da categoria.

Como corretores, eles vendem produtos das mais importantes seguradoras do Brasil: Azul, Porto Seguro, Bradesco, Itaú, Allianz, Sulamerica, Tokio Marine, SOMPO, Mapfre , Amil, Icatu e Liberty Mutual.

CIO, o que essas insurtechs ensinaram a você? Qual o potencial de transformação digital pode ser replicado na sua empresa? Continue lendo o Blog da Cedro Technologies para ser ainda mais disruptivo no seu trabalho!

Outros artigos e materiais recomendados para você:

Recomendados para você

Pessoa utilizando celular com ícones de aplicativos projetados sobre ele
5 empresas e suas inovações revolucionárias em IoT ...
Pessoa utilizando um macbook e tomando chá
Tecnologia e empreendedorismo digital: 10 empresas para se inspirar ...
Pessoa clicando em um botão de emoji sorrindo
5 maneiras de conquistar desde já o consumidor de 2030 ...