O que Analytics e BI significam para você

Vitor Precioso

28 novembro 2017 - 18:14 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:42

Pessoas em mesa de escritório analisando contratos

É difícil acreditar que já faz dois anos que a Gartner publicou formalmente sua definição de BI e Analytics da próxima geração. Acertamos muito na primeira análise e recentemente atualizamos aquela nota.

Uma mudança sútil, porém importante, nessa nota atualizada analytics é hoje a primeira palavra no título, em lugar de BI. Vimos tal mudança nas tendências dos resultados de pesquisa. Certo ou errado, analytics soa mais inteligente, sexy e, sim, moderno. Tive que rir durante uma conversa recente com um cliente que desejava soluções de analytics e BI para uma nova linha de negócio; depois de eu falar sobre BI e plataformas de analytics, ele me perguntou: “o que é BI?”

A primeira atualização das notas baseada nessa definição moderna de mercado foi publicada em fevereiro de 2016. Para alguns de vocês, era uma época dolorosa, com a visão de seus investimentos existentes em BI sendo duramente questionada. Para outros, que já estavam trilhando o caminho da modernização, era a validação de que sua estratégia estava correta. Dezoito meses se passaram, mas espero que a maioria de vocês entenda a necessidade de capacidades de nível 1 e 2 dentro do seu portfólio. É possível implementar tais capacidades por meio de um único fornecedor/produto? Na maioria das vezes, a questão se resume a ampliar as capacidades empresariais da plataforma de BI existente pela adoção de analytics moderna e outras funções de BI.

O BI moderno e o Analytics refletem a compra padrão. Em um webinar em março passado, 51% disseram estar apenas começando essa jornada, enquanto 41% disseram planejar aumentar seus investimentos em BI moderno. É um mercado em crescimento! Mais inovação e trabalho a fazer, não é? Existe inovação, e isso é empolgante. Mas também existe uma pressão para redução de preços e competição mais acirrada. Além de descobrir em quais fornecedores apostar, o poder e as funções dentro de suas próprias organizações também estão mudando.

Modernizar significa mudar papéis e alcançar um equilíbrio entre agilidade, governança e reutilização.

Uma das características principais das plataformas modernas de Analytics e BI é que possuem uma camada autônoma de performance, que pode ser columnar ou in-memory. A engine da plataforma de analytics e BI pode ser útil para combinar dados e assegurar o acesso rápido de usuários à base de dados. Essa funcionalidade pode desafiar fluxos de trabalho obsoletos, bem como ser ponto de reflexão sobre a necessidade de construir, primeiro, um modelo agregado de dados ou um star schema (esquema estelar). Equipes de armazenamento de dados e as de BI e Analytics precisam redefinir quem faz o que – e quando.

Analytics e BI modernos também permitem preparação, autoria e exploração autônomas. Mas todos os usuários estão prontos para a gama completa de capacidades? De modo algum. Não se esqueça, você aprende a caminhar, depois a correr: para alguns usuários acostumados a relatórios estáticos, a exploração de um painel dinâmico pode ser um grande passo. Outros usuários mais sofisticados demandarão mais liberdade, agora! Há planos de treinamento e certificação? Um conceito de sandbox? Políticas sobre o que supervisionar e a que permitir acesso liberado? Caso seus usuários não estejam prontos para essa ‘autonomia’, o benefício da modernização, então, pode estar mais em conceder maior agilidade à equipe central IT/BI para trabalhar de forma inteligente, com vistas à entrega rápida das informações a ela solicitadas.

Existem algumas coisas a considerar além das ferramentas e da tecnologia. Se você está bem avançado no caminho da modernização, talvez seja hora de se informar da próxima onda de disrupção na forma de realidade aumentada descrita nessa nota.

Artigo traduzido a partir do texto original: What Modern Analytics and BI Means for You

Autora: Cindi Howson

Recomendados para você

Formato humano de rosto humano desenhado em meio a engrenagens
Serviços cognitivos da Microsoft: entenda as principais APIs ...
Pessoa utilizando celular
Fábrica de Aplicativos: Apps, UX e Serviços ...
Homem conversando com mulher analisando dados
Inovação tecnológica: saiba porquê ela é fundamental na sua empresa ...