O poder de uma política de inclusão nas empresas

Patrícia Mourão

04 outubro 2019 - 09:00 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:38

Pessoas de mãos dadas formando um círculo

Desde de abril de 2019, a população mundial alcançou um número próximo a 7,7 bilhões de pessoas. Cada uma delas com suas peculiaridades, que envolvem desde suas histórias de vida à características físicas e crenças religiosas.

O planeta Terra está vivendo uma incrível evolução tecnológica. O futuro, tantas vezes imaginado em filmes de ficção, finalmente chegou. 

Porém, ao mesmo tempo em que convivemos com ferramentas modernas e soluções criadas com o objetivo de facilitar o dia a dia das pessoas, ainda nos deparamos com preconceitos como racismo, xenofobia e homofobia, entre outros. 

A boa notícia é que este cenário está mudando. Inúmeras empresas ao redor do mundo já descobriram o poder de uma política de inclusão e o valor que diferentes vivências, pontos de vistas e culturas podem trazer.

Neste post, vamos abordar a importância da inclusão como estratégia de crescimento e quais benefícios uma equipe inclusiva pode levar às empresas! 

Vantagens da adoção de uma política de inclusão

As políticas de inclusão social são tão importantes que existem até leis para que este tipo de exigência seja obrigatória nas empresas. 

Elas foram criadas para garantir que parte da equipe das organizações reflitam a diversidade étnica, cultural, sexual e física que existe no mundo, valorizando os potenciais e habilidades de cada indivíduo. 

Porém, pouco ou nada adianta montar um time diverso apenas na teoria. A diversidade deve estar integrada à cultura organizacional da empresa e o líder deve saber incentivar e aproveitar todas as diferentes habilidades em benefício próprio.

Uma equipe inclusiva que se sente valorizada, trabalhando sob uma liderança que as respeita e motiva, aumenta em 20% o desempenho e efetividade da empresa, além de mostrar maior confiança na criação de ideias e inovação.

Além disso, segundo este site, baseado numa pesquisa da Hay Group, equipes motivadas podem ajudar as empresas em que trabalham a crescer até 4,5 vezes em receita líquida.   

 Em relação à diversidade de gêneros, instituições que apostam num time dividido igualmente entre mulheres e homens, podem apresentar um crescimento 21% maior do que a média empresarial. Já a diversidade étnica e cultural pode contribuir com uma porcentagem ainda maior: 33%! 

Ao contrário do que muita gente pensa, não é complicado fomentar políticas de inclusão nas empresas. Medidas simples podem ser tomadas visando o estímulo à diversidade, como:

  • Programas de inclusão de pessoas com deficiência;
  • Critérios de recrutamento que valorizem a diversidade cultural;
  • Intercâmbio de profissionais que trabalham na mesma empresa, mas em países diferentes;
  • Ações específicas em prol da integração das pessoas ao restante da equipe, em casos de intercâmbio;  
  • Igualdade salarial entre homens e mulheres, entre outros. 

Além do ponto de vista empresarial de utilizar a inclusão como estratégia de crescimento, estes tipos de iniciativas e ações de marketing geram importantes discussões, podendo contribuir, futuramente, para um mundo mais justo e igualitário.  

A seguir, vamos conferir algumas ideias inclusivas que já estão em andamento. 

Exemplos de ideias de políticas de inclusão

A Cedro Technologies, empresa de Consultoria, Serviços e Software para o mercado financeiro, criou a iniciativa de abrir suas portas para profissionais de todas as partes do Brasil e do mundo.  

A mais recente intercambista, Zayneb Hamila, veio da Tunísia e estagiou na empresa para terminar sua graduação em Sistemas de Informação. Sobre o intercâmbio, ao mesmo tempo em que ela aprendeu sobre novas tecnologias e habilidades profissionais, contribuiu com o restante da equipe ao levar sua vivência e cultura para todos. 

Outro exemplo de empresa com políticas sociais fica por conta do grupo Saint-Gobain. A multinacional, que atua em 66 países incluindo o Brasil, tem a diversidade como prioridade em sua cultura organizacional. A empresa incentiva o intercâmbio de profissionais entre plantas e acredita que, dessa forma, recebe em retribuição um olhar diferenciado à novas possibilidades de negócios.  

Segundo o IBGE, o Brasil possui a quinta maior população do mundo. E não só isso, ela é composta por pessoas de todos os tipos e características, cheias de cultura e vida.

Ainda falta muito para que possamos viver num mundo igualitário e justo, mas a mentalidade está mudando e muitas empresas já estão apostando na inclusão como estratégia de crescimento para ajudar a mudar o futuro.

Acesse o blog da Cedro Technologies e conheça-a mais de perto! 

Recomendados para você

Pessoa utilizando computador com pessoas em sua frente
Data Engine integrado via API: conheça seu cliente (KYC) e valide dados cadastra ...
Mulher escrevendo em mural com diversos post-its
Scrum: entenda o que esse framework ágil pode fazer pelo seu time! ...
Pessoa desenhando uma lâmpada com caneta amarela - Propósito
Propósito no discurso comercial: como pode alavancar as vendas ...