O futuro da tecnologia depende da requalificação de sua equipe

Patrícia Mourão

06 dezembro 2019 - 09:46 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:38

Pessoas em mesa de reunião utilizando computadores

Para ser líder do mercado de serviços especializados, você precisará preparar seus funcionários para enfrentar desafios cada vez maiores.

Quando comecei a minha empresa, éramos decididamente generalistas. Não éramos especializados em nenhuma indústria ou tecnologia, e nos considerávamos uma empresa de tecnologia razoavelmente capacitada no desenvolvimento de aplicações para dispositivos mobile. As coisas ficaram bem por algum tempo, porém a concorrência no mundo da tecnologia nos fez refletir sobre nossas perspectivas como empresa “faz tudo”. Os níveis inferiores e intermediários do mundo do desenvolvimento de aplicativos (desenvolvedores generalistas) são muito concorridos, com milhares de opções de baixa qualidade disfarçadas de concorrentes a produtos legitimamente bons. Um estudo da Hyperlink InfoSystem, por exemplo, concluiu que alguns desenvolvedores podem construir aplicativos por 1/10 do custo de uma firma americana.

A comunidade do desenvolvimento rapidamente se afundou numa competição desenfreada, e estava cada vez mais difícil persuadir clientes a pagar mais por serviços melhores. Ao mesmo tempo, o mercado IoT crescia de forma incrível, com o gasto global podendo atingir US$ 745 bilhões neste ano. Esse potencial inexplorado se tornou a motivação para uma mudança total de nossa forma de fazer as coisas.

Em vez de tentar ser a opção mais barata em um mar de generalistas, decidimos apostar no mercado de serviços especializados, mudando nosso posicionamento para crescer. Abandonamos nosso perfil generalista para nos tornarmos um provedor de IoT de classe mundial. Essa mudança impulsionou nosso sucesso, mas também mostrou que tínhamos de capacitar nossos funcionários para enfrentar desafios cada vez maiores.

Aqui seguem alguns passos para capacitar sua equipe para o futuro.

1. Monte um plano de desenvolvimento de habilidades

O primeiro passo no processo de capacitação é selecionar atributos que sua equipe já tem e encontrar formas de melhorá-los. Por exemplo, uma lacuna nas habilidades digitais trava o crescimento em 54% das empresas, e esse número só cresce. Por causa disso, vale a pena gastar o tempo livre capacitando os membros de sua equipe, ensinando mais do que precisam saber para uma determinada tarefa. Enquanto ocorre o treinamento, certifique-se de documentar sucessos e melhores práticas, já que podem se tornar guias valiosos para o seu plano-mestre de desenvolvimento de habilidades.

Quando tiver acabado, identifique suas habilidades mais fortes, testando-as para ver se podem ser adaptadas para novos desafios. Nossa empresa fez isso com projetos-teste, estruturados como hackatons internos, que proviam uma forma divertida e motivacional de desenvolver produtos do zero e comunicar valor a bases simuladas de usuários. Esses hackatons permitiram que nossas equipes aprofundassem seu conhecimento sobre como fazer o melhor trabalho possível e, ao mesmo tempo, obter experiência e novas habilidades.

2. Teste as capacidades de sua equipe

Considere criar um desafio para sua equipe resolver, algo bem próximo do mundo real. A meta é mostrar aos novos funcionários como pensar criativamente, além de enriquecer as habilidades dos membros-sênior. A Seattle Genetics, por exemplo, oferece bolsas de um ano, e permitem aos funcionários realizar treinamento prático, baseado em projetos, para acelerar seu aprendizado.

Crie desafios e situações similares em seu próprio ambiente de trabalho ao propor formas para sua equipe superar desafios que podem encontrar na vida real, e, então, trabalhe junto com ela para melhorar as habilidades da empresa como um todo. Nossa empresa tem reuniões semanais em que todos os funcionários se reúnem e propõem ideias criativas e tecnológicas para resolver problemas do mundo, e, então, desenvolvem protótipos. Até aqui, aprendemos como equipe a parear aplicativos, criar ferramentas de reconhecimento facial e controlar o mecanismo de bloqueio manual, caso o reconhecimento facial apresente problemas. Os primeiros testes podem não ser exitosos, mas no processo nos tornamos mais resilientes, o que pode ser fundamental para o sucesso em projetos futuros.

3. Foque nas necessidades do futuro, não do presente

Eu sou um futurista. Meu trabalho é estar na vanguarda da inovação, prestando atenção a novas tecnologias e criações do mundo real. Identifique iniciativas estratégicas, e posicione sua empresa como uma líder desses nichos. Você não pode ensinar aos funcionários habilidades de que precisarão no futuro se você mesmo não entender quais serão as demandas do futuro. Monitore tendências emergentes em sua área, e encoraje os membros de sua equipe a fazer o mesmo. Mas não pare por aí. Analise as tecnologias que estão se popularizando, e considere os passos lógicos que seguirão de sua adoção. Isso o ajudará a detectar oportunidades com valor agregado nos próximos anos (e décadas).

4. Selecione candidatos que sabem como aprender

Montar uma nova equipe pode ser difícil. Encontre pessoas que complementam seu conjunto de habilidades e trazem conhecimento técnico e talento. Gaste o tempo, energia e esforço necessários para vetar candidatos. Testar os candidatos garante que você não perderá seu tempo e energia perseguindo candidatos potenciais inadequados. Faça isso e reduzirá a rotatividade, permitindo-lhe recrutar profissionais que se encaixam na cultura da empresa. A Procter & Gamble, por exemplo, usa testes pré-empregatícios para medir habilidades e elementos que as entrevistas não revelam.

Preparar-se para o futuro é um processo que não tem fim. Nossa companhia aprendeu cedo que você não pode fazer tudo de uma vez, não importa o quanto queira. Isso só levará a burnout e produtos ruins, e você não se destacará do resto. Ao testar suposições, melhorar processos e serviços e usar o fracasso como mola propulsora, você pode construir um negócio que segue um caminho claro de sucesso ao longo do tempo.

Este artigo foi traduzido do original “The Future of Tech Depends On Upskilling Your Team“, assinado por Marc Fischer para o Entrepreneur.

Recomendados para você

Mão humana apertando uma mão robótica
Como as empresas devem enxergar a ética junto à inteligência artificial ...
seda, cetim, tecidos com transparência e ou com elastano, couro, vinil
Cinco tecnologias digitais que fortalecem a segurança e a defesa ...
Pessoas analisando gráficos em tela de tablet
7 técnicas essenciais para um planejamento eficaz ...