home Sem categoria O futuro da rede está na nuvem. Você está pronto?

O futuro da rede está na nuvem. Você está pronto?

Até 2020, IDC prevê que mais de 60% de todo o gasto com TI será em serviços baseados em nuvem. Frente a isso, está claro que a rede do amanhã será baseada na nuvem. Mas como chegaremos lá?

Como tudo em TI, será uma evolução gradual. Nesse artigo, oferecemos quatro dicas sobre como migrar infraestrutura e aplicações obsoletas de TI de forma gradual e efetiva para a nuvem. Seguir essas dicas lhe permitirá alcançar seus objetivos de negócio tirando proveito da elasticidade, assim como das atualizações constantes da nuvem.

Realize uma análise de sua infraestrutura atual

O primeiro passo é inventariar a sua estrutura atual de TI, de modo a determinar quais elementos podem e devem ser eliminados em breve, e se há uma opção viável para eles na nuvem. Adotar uma mentalidade “em nuvem” na substituição de qualquer parte da infraestrutura via a adoção das soluções em sempre e quando for viável, gradualmente o levará ao ambiente em nuvem ou, pelo menos, o aproximará disso, respeitando os limites de sua organização.

Uma publicação recente de Chris Connor, diretor-sênior de Desenvolvimento de Produtos na Comcast Business, trata de uma série de questões a considerar no processo de análise, de armazenagem a redes, e mesmo cablagem.

Controle a latência em redes

À medida que você transfere mais infraestrutura e aplicações para a nuvem, você precisa assegurar que os usuários finais não sofrerão com problemas de desempenho enquanto acessam tais recursos. Em grande medida, isso significa assegurar que a latência em rede não seja excessiva. Essa postagem da Comcast Business Community oferece dicas de um grupo seleto de CIOs, bem como conselhos preciosos quanto à conexão de múltiplos data centers independentes, usando tecnologias de aceleração e ferramentas de monitoramento de redes para ajudá-lo a entender o comportamento delas, e como resolver problemas eventuais de desempenho.

Proponha um plano de segurança

A transferência de dados e aplicações para a nuvem não lhe absterá da responsabilidade por sua segurança. Como explicado em uma postagem anterior, você precisa questionar detalhadamente os fornecedores potenciais sobre como podem prover segurança física e de rede, mudar procedimentos de gestão e mais. Você também terá de se atualizar com respeito as suas políticas de segurança, assegurando que se mesclam com suas ações. Talvez, mais importante, você precisará assegurar um plano de identificação e acesso efetivo para assegurar que só usuários autorizados tenham acesso aos seus recursos na nuvem. Idealmente, o plano incluiria uma solução simples de autenticação/certificação; as coisas podem tornar-se rapidamente difíceis caso os usuários tenham de ser logar separadamente em cada serviço em nuvem.

Prepare-se para uma mudança cultural

À medida que mais recursos são movidos para a nuvem, a equipe de TI pode vir a necessitar diferentes tipos de conhecimento para gerir efetivamente o novo ambiente. Tal fato provavelmente gerará uma mudança cultural em muitas organizações, o que indica que a equipe de TI deve ser preparada com antecedência. Outro conselho de Connor:

É da natureza humana resistir à mudança para um método ou abordagem desconhecidos, de modo que as empresas que farão tal transição devem estar prontas para agir não só no domínio tecnológico físico e virtual, mas também no psicológico.

Algum treinamento é necessário para ajustar-se à nova abordagem e, em alguns casos, pode ser necessário substituir funcionários de legado por trabalhadores com novas habilidades. Obviamente, cuidado para não perder conhecimento institucional. Sempre que possível, as organizações deveriam fazer o impossível para manter trabalhadores que entendem como o negócio funciona.

Está claro que a nuvem terá um papel cada vez mais importante nos negócios, a ponto de muitos serviços serem quase totalmente baseados em nuvem dentro dos próximos anos. Seguir essas dicas tornará a transição para a nuvem mais integrada e exitosa.

Artigo traduzido a partir da publicação original: The Future of Networking is in the Cloud. Are You Ready?

Autores: Paul Desmond

Gostou? Compartilhe:

Equipe Cedro

Equipe Cedro

Empresa focada em tecnologia e referência em inovação para o mercado financeiro e em soluções de TI e mobile.