O consumidor 2021 está transformando as estratégias das empresas

Sua empresa está atenta às novas demandas do cliente? Nunca houve tantas mudanças no comportamento dos clientes, a ponto de criar um novo perfil do consumidor 2021, como agora em plena crise sanitária, provocada pelo coronavírus. 

Tendências que estavam previstas para os próximos anos tornaram-se realidade em alguns meses. Compreender esse cenário tornou-se um desafio para as empresas que agora querem saber como será 2021.

Diante da importância do assunto, a Euromonitor International, empresa de pesquisa global, revelou as tendências que definirão o comportamento do consumidor 2021 e, consequentemente, influenciarão as estratégias das empresas.
Entenda, neste post, qual é o novo perfil do consumidor e como a tecnologia ajuda na experiência e atendimento.

 

O novo perfil do consumidor 2021

A pandemia causou mudanças que levaram os consumidores a repensarem os aspectos da vida. Afetando os sentimentos, que consequentemente mudaram as necessidades e hábitos de compras das pessoas.

O consumidor 2021 tem sido exigente, ansioso e criativo para lidar com as mudanças. As pessoas esperam mais ativismo das marcas que usam, novas opções de serviços digitais em seu dia a dia e mais ajuda para alcançar o bem-estar mental e físico.

Muitas das tendências deste ano estejam relacionadas diretamente à pandemia, como maior preocupação com a segurança e a demanda por mais espaços ao ar livre. Porém, estas mudanças continuarão após o declínio da pandemia.

As marcas que se dedicarem à reconstrução de um mundo melhor e mais justo ganharão a confiança da sociedade para atuar. Com isso, a empresa desenvolverá resiliência, reputação de marca e valor financeiro.

Com o maior uso das ferramentas digitais, o consumidor 2021 quer se manter conectado dentro de casa e facilitar procedimentos mais seguros nos estabelecimentos tradicionais. 

Além disso, a ordem é pechinchar. Diante do cenário econômico de crise, o consumidor 2021 cortou os gastos supérfluos e está priorizando produtos e serviços de valor agregado, aproveitando sempre para pedir descontos.

As empresas devem oferecer uma proposta de valor para o dinheiro deste consumidor 2021 e oferecer opções acessíveis sem diminuir a qualidade. Expandir marcas próprias, como no varejo, reformular portfólios e promoções, além de oferecer pacotes premium são algumas das alternativas possíveis.

 

Como a tecnologia pode ajudar

Empresas tradicionais estão adotando tecnologias de Realidade Figital, que une o digital ao físico e mantém os consumidores conectados virtualmente ao mundo exterior apesar da distância física. São processos que estimulam os clientes a visitarem o local virtualmente, auxiliados por dispositivos inteligentes. 

Sistemas de reservas, códigos QR para menus, pagamentos sem contato e provadores virtuais também são ações que as empresas vêm implementando. O objetivo é atrair a clientela, minimizando os riscos das interações humanas. 

Surgem ainda novos produtos via delivery, bem como serviços virtuais que replicam experiências do mundo exterior.  As marcas podem oferecer soluções novas e existentes, tanto de forma presencial quanto virtual, para chegar a um público maior.

Entre os serviços, destacam-se agendamento de consultorias de compras por videoconferência, experiências de viagens em RV e uso de inteligência artificial (IA) na produção de cosméticos, bebidas e outros itens personalizados.

As empresas de alta qualidade, orientadas pelas relações de confiança, podem testar as operações de autoatendimento, sem contato ou autônomas.

 

Experiência e atendimento ao consumidor

Como hoje o poder de decisão está na mão deste novo perfil de consumidor, as empresas precisam se esforçar mais para oferecer uma boa experiência ao cliente.

A experiência do cliente é todo contato que o consumidor 2021 tem com seu serviço/produto e principalmente sua marca. E isso se estende a toda interação on-line e off-line que ele possa ter com sua empresa. 

Resumindo, a experiência do cliente está ligada à percepção dos consumidores relativa à sua marca.  Para oferecer um bom atendimento ao consumidor 2021, as empresas atualmente utilizam a estratégia omnichannel

Esta estratégia propõe que a empresa integre todos seus canais de comunicação. Isso significa que, em qualquer canal que o cliente esteja, seja de uma mídia social para o site, suas necessidades serão atendidas. Se os dados são reunidos de forma inteligente e integrada, o relacionamento com o cliente também se torna mais consistente.

O atendimento omnichannel garante a resolução de qualquer problema em todos os canais, mostrando que o consumidor está falando com a marca, seja no site, nas redes sociais ou na loja física.

Além disso, as empresas também podem aperfeiçoar sua forma de atendimento com a utilização de chatbots. É preciso garantir um atendimento eficiente e objetivo a este novo perfil de consumidor. Caso contrário, a insatisfação o fará procurar outra empresa para atendê-lo.

Uma das melhores estratégias para aperfeiçoar o atendimento ao cliente é adotando os serviços dos chatbots. Os chatbots funcionam em esquema 24/7 e oferecem muito mais engajamento ao seu cliente. 

Em alguns casos, é capaz de acessar um banco de dados e identificar vários detalhes importantes sobre o cliente. Alguns desses dados são o histórico de compras, pagamentos e a satisfação com a marca. Isso gera uma experiência mais positiva e maior satisfação ao cliente.

O uso do chatbot permite impactar o consumidor 2021 por meio do canal mais utilizado por ele. Trata-se de uma forma inovadora para fazer um atendimento mais personalizado, eficiente e seguro.

O chatbot também é capaz de direcionar campanhas de vendas e marketing da sua empresa a públicos segmentados. Assim, graças às conversas personalizadas, o número de conversão aumenta.

Em consequência, o chatbot é uma ferramenta essencial para a sobrevivência da empresa no mercado, aumentando a qualidade dos serviços e se transformando em um diferencial diante da concorrência.

Diante deste cenário, está na hora de pensar no novo normal e investir em tecnologia para inovar seu atendimento com chatbots e inteligência artificial. Conheça a plataforma PEOPLE, da Cedro Tecnologia, e rume ao futuro.