NFC: entenda o que é e como usar a tecnologia

Bruno Zago

25 julho 2016 - 17:48 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:43

Mulher tomando café utilizando cartão no celular para aproximar da maquininha

NFC (Near Field Communication) Comunicação de Campo Próximo, em tradução livre, é uma tecnologia sem fio que permite a comunicação entre dois dispositivos eletrônicos compatíveis que estejam a poucos centímetros de distância.

Quando surgiu?

A tecnologia surgiu em 2002, graças à holandesa Philips e a japonesa Sony. Mas apenas em 2004 se tornou relevante com a criação da criação da NFC Forum, organização com dezenas de empresas ( PayPal, LG, Google, American Express, Samsung, Huawei, Intel e outras)interessadas no desenvolvimento e utilização baseadas em NFC.

A tecnologia foi criada para transmitir dados de forma mais segura, podendo ser aplicada em operações bancárias, por exemplo. Começou a chamar atenção com o lançamento do Apple Pay, sistema de pagamento móvel da Apple que pretende eliminar o cartão de crédito usando a internet do aparelho e autenticando a transação a partir do sensor biométrico da empresa, o Touch ID.

NFC x Bluetooth

A princípio é uma tecnologia de comunicação sem fio. Mas em que o NFC difere do Bluetooth, por exemplo? A especificação permite a comunicação entre os dispositivos apenas com a aproximação, sem que o usuário digite senhas ou qualquer outra ação para estabelecer uma conexão, sem falar da segurança.

Estes dispositivos podem ser: celular, crachá, tablet, cartões eletrônicos, câmera digital, smartwatch, laptop e outros.

– Leia também as maiores mudanças que a Internet das Coisas trará.

Como usar a tecnologia

Graças à tecnologia, é possível automatizar uma casa inteira, pagar contas usando o smartphone em vez do cartão de crédito ou dinheiro, comprar ingressos ou bilhetes de trem em segundos, programar cronômetros automáticos ou até promover o seu negócio utilizando tags NFC com a localização do seu estabelecimento em um local específico.

O usuário só precisa aproximar o smartphone do anúncio para sua localização ser exibida para ele. Nos Estados Unidos e Japão, a tecnologia já é utilizada para comprar bilhetes de trem, ingressos de eventos e fazer compras.

Alguns modelos com tecnologia NFC disponíveis no Brasil: Samsung Galaxy Note 2, Motorola RAZR HD, Motorola RAZR i, Nokia 701.

Recomendados para você

Mãos segurando conjunto de aparelhos tecnológicos
Transformação digital: o potencial combinado das tecnologias ...
Pessoa de pernas cruzadas utilizando celular com tela exibindo ícones de mídias sociais
Whatsapp Business disponível para iOS: conheça os benefícios para a sua empresa ...
Pessoa utilizando computador com calculadora e caneta ao lado
As perspectivas do modelo Open Banking e a LGPD no Brasil ...