Mineração de dados: o que é e qual a sua importância?

Rogério Marques

18 novembro 2020 - 09:46 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:44

mineracao-de-dados

Você já ouviu falar em mineração de dados? Essa prática permite refinar as tomadas de decisão com base em informações relevantes do mercado. Com a transformação digital, o conceito ficou em evidência. Afinal, o desenvolvimento da tecnologia permitiu expandir o mapeamento de informações sobre os clientes. 

Mas qual é a real importância da mineração de dados para empresas do setor financeiro? É o que vamos ver no post de hoje. Você também vai descobrir qual é a aplicabilidade dessa estratégia dentro do seu negócio e como ela pode otimizar seus resultados.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue lendo o artigo! 

O que é a mineração de dados?

A mineração de dados ou data mining é uma estratégia que busca extrair as informações  mais relevantes de uma ou de algumas bases de dados. Para esse processo, as empresas utilizam ferramentas especializadas que exploram um volume grande de informações para encontrar padrões ou tirar insights que irão ajudar nas tomadas de decisão dos gestores. 

Esses sistemas conseguem realizar o processo de forma rápida e objetiva, com um resultado mais eficiente em comparação a um trabalho manual. Assim, a tecnologia utilizada nesse processo acessa todo o histórico das bases de dados em um tempo recorde para fornecer informações consistentes para as empresas. 

Agora você já deve estar entendendo a importância da mineração de dados para os negócios do setor financeiro. A seguir, vamos falar mais sobre esse assunto. Confira!

Porque a mineração de dados é importante?

A mineração de dados otimiza o tempo das empresas, que não ficam perdidas em meio a tantas informações vindas de diferentes fontes. O objetivo da prática é, justamente, selecionar os dados mais relevantes para o negócio e suportar as melhores tomadas de decisão. Assim, os líderes conseguem realizar uma gestão estratégica embasada em informações refinadas. 

Além disso, a mineração de dados permite o entendimento do histórico do mercado e dos clientes, trazendo mais conhecimento e segurança para as empresas, principalmente as do setor financeiro, que trabalham com informações sensíveis dos usuários.   

Assim, a mineração de dados é uma estratégia eficaz para encontrar oportunidades e  traçar cenários com base em previsibilidade de riscos e análises aprofundadas do mercado. Mas como essa prática pode ser aplicada e adaptada à realidade do seu negócio? É o que veremos no próximo tópico. Leia agora! 

Como a mineração de dados pode ser aplicada na sua empresa?

A seguir, confira três formas de aplicar a mineração de dados ao seu negócio: análise de mercado, KYC e estratégias de Marketing.  

Análise de mercado

A mineração de dados permite realizar uma análise aprofundada e precisa do mercado. Isso porque a estratégia identifica quais são as características ou comportamentos em comum que determinado grupo de clientes tem. A partir dessa análise, os gestores podem pensar em ações personalizadas para atingir esse público e desenvolver o seu próprio produto, de acordo com as necessidades dos consumidores. 

KYC

O KYC (Know Your Client) envolve práticas para conhecer o seu cliente. Nesse cenário, a mineração de dados é uma ótima forma de extrair as informações necessárias e aumentar a segurança digital. Especialmente para empresas do setor financeiro que precisam garantir que seus processos e usuários são confiáveis, o trabalho com os dados permite prevenir riscos e identificar possíveis fraudes. 

Além disso, um dos pilares do KYC é a identificação dos clientes com base no histórico deles no mercado, para ajudar nas decisões das instituições, como no caso da análise de risco para empréstimos.   

Marketing

Quanto mais informações sobre seus clientes, mais o setor de Marketing se beneficia. Isso porque todas as estratégias da área são focadas para um determinado público.

Assim, para desenvolver ações que trarão resultados para o negócio, a equipe precisa estar munida de dados sobre os perfis dos clientes. Essas informações vão funcionar como um guia para o Marketing da empresa se comunicar com o cliente, oferecer condições especiais e promoções, por exemplo.

Qual é o papel da tecnologia na mineração de dados?

Ao longo do artigo, vimos que a mineração de dados é feita através de sistemas especializados. Com a transformação digital em pleno vapor, essas ferramentas vêm sendo cada vez mais refinadas, expandindo para as empresas que as utilizam. 

Uma plataforma robusta deve fazer a mineração de dados em diferentes bases, como Receita Federal, bureau de crédito e governo federal, centralizando todas as informações relevantes em um único lugar. 

Assim, a sua empresa consegue realizar consultas às informações dos clientes, como CPF, CNPJ e Score. Com isso, você conhece o seu cliente e evita quebras de compliance

Quer descobrir uma plataforma que oferece tudo isso e otimiza o processo de mineração de dados na sua empresa? Então, conheça o Data Engine!

Recomendados para você

Pessoa discursando para plateia e um cadeado em primeiro plano
Questões frequentes sobre a LGPD ...
Pessoa utilizando um tablet e gráficos/números em primeiro plano
Big Data no setor financeiro: como planejar? ...
Pessoa digitando em computador
PLD: quais dados analisar para atuar pela prevenção à lavagem de dinheiro ...