Microsoft divulga que Brasil pode crescer 7,1% ao ano e quadruplicar produtividade com IA

12 / 11 / 2019

A Microsoft realizou ontem, 11 de novembro, em São Paulo, a segunda edição do AI + Tour. Esse evento percorre oito países da América Latina para apresentar o potencial da Inteligência Artificial (IA) como uma das ferramentas de transformação digital e do futuro da sociedade e dos negócios.

Durante o evento, a Microsoft divulgou uma pesquisa, encomenda a seu pedido para a consultoria DuckerFrontier, sobre o impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho. O estudo analisa como a IA deve impactar em diversas áreas no Brasil, até 2030, como economia, sociedade e mercado de trabalho (em cenários de mínimo e máximo benefício da adoção de IA).

As simulações realizadas consideram as seguintes áreas: agricultura, água, alimentação, comércio varejista, comércio atacadista, construção, energia, hotelaria, manufatura, mineração, pesca, prestação de serviços corporativos, serviços públicos, entre outras. Considerando um cenário de máximo impacto pelos benefícios da inteligência artificial, a expectativa é aumentar a taxa composta anual de crescimento (CAGR) do Produto Interno Bruto (PIB) para 7,1% ao ano, até 2030. Esse crescimento é superior a projeção de 2,9% feita pelo Banco Mundial e pelo FMI.

 

O estudo também coloca que, no cenário apresentação de avanço do PIB, o crescimento da produtividade também acompanharia, com índices quatro vezes maiores. Veja só a tabela compilando alguns dos resultados apresentados pela DuckerFrontier:

 

 

Projeção Padrão

Cenário de choque de IA

 

 

 

Linha base

Cenário de beneficios mínimos da IA

Cenário de beneficios máximos da IA

Fatores

Previsão Econômica

A partir de estimativas de PIB e emprego da DuckerFrontier

 

Adoção de IA

De acordo com as tendências históricas recentes

 

Toda a tecnologia de IA existente hoje adotada para 2030

 

 

Benefícios derivados de IA

 

Aplicável apenas em cenários de choque de IA

 

Mínimo, de acordo com o histórico da América Latina

 

Máximo, de acordo com as economias desenvolvidas historicamente

Resultados

PIB, 2018-2030 CAGR

2,9%

4,7%

7,1%

Produtividade, 2018-2030 CAGR

1,7%

7%

6,5%

Nível de qualificação profissional

Médio/Alto

Alto

Alto

 

Quer saber mais? Confira a matéria na íntegra no site da Microsoft.