Marketing para mercado financeiro: entenda já o que é SEO!

Vitor Precioso

18 abril 2017 - 13:45 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:42

Mulher tomando café em xícara enquanto utiliza computador em cafeteria

O SEO já deixou de ser apenas uma tendência digital há muito tempo. Hoje em dia, o investimento nessa técnica é um dos pilares do marketing para mercado financeiro. Afinal, esse e outros métodos podem alavancar a presença da sua startup na web, impulsionando o seu site para as primeiras páginas do Google mesmo com um orçamento limitado!

Ficou curioso para saber como isso pode acontecer? Então continue lendo este artigo e descubra!

A importância do web marketing para mercado financeiro

Na última metade do século, os bancos sofreram com recessões financeiras e tiveram que cortar gastos. Esse fator (mesclado às revoluções digitais ocorridas no período) abriu espaço para que outros tipos de negócios, como as fintechs, surgissem no setor financeiro.

Esses novos players criaram uma “nova indústria financeira”, captando um público diferente daquele dos grandes bancos.

E onde essas pessoas estão? Na internet! O melhor é que ao contrário do que muitos pensam, você não precisa gastar um valor muito alto em publicidade para atingir esse público emergente.

Afinal, hoje em dia a sua empresa pode chegar ao topo dos mecanismos de busca, investindo muito menos do que as grandes potências do setor, por meio do SEO.

A sigla significa Search Engine Optimization e é composto por técnicas que tornam o seu site mais relevante para o Google e outros mecanismos de busca. Isso faz com que o seu conteúdo seja visto pelo público por meio de pesquisas orgânicas (ou seja, quando você não precisa pagar ao buscador para que alguém acesse determinada página).

Vejamos algumas dessas técnicas.

Boas práticas de SEO

Os mecanismos de busca visam entregar um conteúdo relevante para quem pesquisa determinado assunto. Pensando assim, o SEO é a forma que eles encontraram para determinar qual site é mais relevante que o outro.

Logo, existem três boas práticas essenciais para trabalhar na internet:

Palavra-chave

É preciso mapear algumas palavras-chave específicas e relevantes ao seu negócio quando você está fazendo o planejamento estratégico do marketing para mercado financeiro na web.

Afinal, é com o uso delas que a sua empresa será encontrada, pois quando o usuário buscar por determinado assunto, você será um dos primeiros da lista.

Para encontrá-las, você precisa entender o seu nicho de mercado e procurar os principais termos que são pesquisados por eles quando buscam por informações relativas ao seu negócio.

Ferramentas como o Keyword Planner e o Google Analytics podem ser muito úteis nesse sentido.

Título e URL

Caso você queira que as pessoas que pesquisem por “fintechs no rio de janeiro” encontrem a sua startup, será preciso trabalhá-la ao longo do site. Como? Simples! Você pode escrever artigos que usem essa palavra-chave ao longo do texto, colocá-la em alguns títulos e URLs personalizadas etc.

Dessa maneira, os mecanismos de busca entenderão que o seu site é uma referência no assunto ou que um determinado post dele é relevante para quem pesquisa.

Sendo assim, o site ou o texto será mostrado nas primeiras páginas da pesquisa depois que o buscador entender que o seu conteúdo é útil.

Hiperlinks

Você deve ter percebido que estamos colocando alguns links do blog ao longo do texto, certo? Os links internos contribuem para manter o leitor mais tempo no seu blog/site e para certificar informações, como dados e pesquisas.

Por outro lado, os mecanismos de busca entendem que quanto mais links externos houverem para o seu site, melhor ele é. Isso significa que outros sites e blogs reconhecem o seu como referência confiável.

Gostou das dicas sobre SEO? Viu como o marketing para mercado financeiro na web pode ser o que o seu negócio precisava para crescer bastante mesmo com um orçamento limitado?

Siga-nos nas redes sociais (Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube) e descubra muitas outras dicas tecnológicas que você utilizará na sua empresa!

Quer se aprofundar no assunto e entender outras técnicas de marketing digital? Baixe o material.

ebook marketing digital

Recomendados para você

analise-de-dados-financeiros-com-data-lakes-data-warehouses-e-data-fabric
Análise de dados financeiros com Data Lakes, Data Warehouses e Data Fabric ...
8 regras de como ser um trader de sucesso ...
Gráfico com varições com dados em segundo plano
BOVESPA API e Webservice – Market Data e Negociação com a B3 ...