Marketing de relacionamento: uma necessidade no mercado financeiro

Vitor Precioso

10 novembro 2016 - 16:32 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:43

Programadores analisando dados em uma tela de computador

O mercado financeiro sofreu profundas mudanças nos últimos anos por conta das Fintechs. Com negócios amparados pela tecnologia e formas amplas de comunicação, elas começam a tomar o espaço dos modelos tradicionais junto ao público.

Sendo assim, para que as empresas sobrevivam, torna-se necessária adaptação tecnológica e o foco no marketing de relacionamento. Principalmente na área financeira, onde a cultura organizacional tende a ser restrita.

Com clientes cada vez mais exigentes e participativos, a tendência é que organizações mais fechadas percam espaço e comecem a ter dificuldade para manterem suas operações. Se obter mais consumidores pode se tornar uma tarefa difícil, especialmente junto aos jovens, mantê-los necessitará de maiores esforços e estratégias custosas.

Como o marketing de relacionamento pode ajudar as organizações financeiras?

O marketing de relacionamento é uma forma eficiente de conquistar e preservar uma carteira de clientes por mais tempo, podendo possuir custos relativamente menores. Sem falar que permite deixá-los mais satisfeitos e alinhados com o negócio, de modo que seja possível ampliar relações comerciais.

O enfoque na comunicação e no relacionamento é uma forma de se diferenciar da concorrência. Isso ganha maior importância numa época onde os serviços e produtos financeiros estão ficando semelhantes, com pouca variação de valores, além de que em alguns processos a inovação ocorre em ritmo menor. Dessa forma, muitas empresas acabam niveladas em diversos aspectos organizacionais e comerciais.

Ações de Marketing de relacionamento para melhorar a interação com clientes

Para se destacar nesse cenário, algumas ações de marketing de relacionamento podem ser implantadas, como:

  • Criação de programas de relacionamento;
  • Premiação de clientes mais importantes para o negócio;
  • Desenvolvimento de pessoal e equipe focada nos clientes de destaque;
  • Personalização de serviços e atendimento conforme necessidades de clientes;
  • Adoção de um sistema de CRM que facilite o gerenciamento do relacionamento com o público;
  • Implantação de sistemas de respostas ágeis e confiáveis aos consumidores;
  • Investimento em inbound marketing nos meios digitais para potencializar o relacionamento com o público-alvo na web.

Quais empresas estão mudando o cenário financeiro?

Como mencionado, as Fintechs estão impactando o mercado financeiro com soluções ágeis e integradas a múltiplos dispositivos tecnológicos. Aliás, muitas delas já estão se adequando e se preparando para a internet das coisas, além de encabeçarem outras tendências de TI para o mercado financeiro.

Junto a isso, elas também se pautam em estratégias que tenham como centro a satisfação do cliente. Nesse sentido, um caso de sucesso já discutido em marketing de relacionamento é o Nubank, empresa 100% digital que fornece um cartão de crédito sem tarifas e que vem tomando clientes de bancos tradicionais. Ganhou fama de possuir um atendimento humanizado, onde a tecnologia pode até ser deixada de lado quando o foco é surpreender e satisfazer os clientes. Um exemplo disso é que seus funcionários chegam a enviar cartas escritas a mão para eles após a resolução de um problema. Ou dicas de viagens quando eles estão viajando. Ou seja, atendimento personalizado e de excelência.

Como instituições financeiras podem impulsionar seu marketing de relacionamento?

As instituições financeiras podem melhorar sua interação com os clientes através do treinamento de executivos voltados ao atendimento, facilitando formas de acesso a informações e prevendo interesses do público. Também é vital investir em estratégias que estimulem o comportamento positivo, cordial e atencioso dos profissionais das áreas de atendimento e comunicação.

É igualmente importante que as ações de relacionamento sejam focadas em fornecer soluções para os clientes, sob pena de se tornarem ineficientes. De nada adianta ter um atendimento rápido, com atendentes simpáticos, se o consumidor não obtém a solução procurada ou recebe uma incompleta.

O marketing de relacionamento eficaz envolve entrega de soluções rápidas e efetivas, comunicação clara e ações focadas nas necessidades individuais do público.

Quer receber mais informações interessantes sobre tecnologia e mercado financeiro? Então, siga a Cedro nas redes sociais (Facebook, Linkedin, Twitter, You Tube) e fique por dentro de novas publicações.

Recomendados para você

Foto de cidade com gráficos sobrepostos
APIs financeiras: 12 serviços que os clientes da Cedro podem acessar ...
Banner de divulgação de Market Data
Solução de Market Data – Crystal Data Feed ...
Telas de exibição de dados da Fast Trade
Como baixar o Fast Trade – B3 ...