Marketing Conversacional: saiba como aplicar na sua empresa

24 / 05 / 2022

Marketing-Conversacional-saiba-como-aplicar-na-sua-empresa

A personalização da experiência do cliente tornou-se mais crucial do que nunca. Agora, os consumidores querem se sentir conectados ao negócio antes de comprar seus produtos ou serviços. 

E essa aproximação não pode ser feita através dos tradicionais formulários de contato. Hoje, esse relacionamento entre cliente e empresa é construído com a ajuda do marketing conversacional. 

Este conceito cria um canal de comunicação interativo entre organização e consumidores, otimizando o atendimento e alavancando as vendas.

Quer entender mais sobre essa estratégia, como ela transforma a experiência do cliente e como aplicá-la? Acompanhe!

O que é o Marketing Conversacional?

O marketing conversacional ou de conversação, como também é conhecido, é uma poderosa estratégia de comunicação, cujo objetivo é construir um diálogo humanizado entre a empresa e seu público.

Essa conversa personalizada busca entender as necessidades e desejos dos clientes e auxiliá-los em seu processo de decisão de compra. 

Geralmente, utilizam-se chatbots para que essa comunicação ocorra de modo fluído, em tempo real, e para que seja possível coletar informações importantes sobre os motivos do consumidor iniciar esse primeiro contato. 

Como o Marketing Conversacional melhora a experiência do cliente?

Além de estarmos na “Era da Experiência do Cliente”, a tecnologia hoje facilita inúmeros processos que alguns anos atrás levavam dias. 

Como consequência, as expectativas dos consumidores em relação às marcas aumentou e, atualmente, eles esperam resoluções rápidas para seus problemas e desejos. 

Afinal, basta uma pesquisa rápida na internet para encontrar centenas de empresas que oferecem os mesmos serviços e produtos. 

Nesse oceano de informação, é essencial que as empresas criem relacionamentos mais duradouros, em que o cliente se sinta valorizado e seja bem atendido. 

Por isso, os formulários de contato estão completamente ultrapassados: demoram para serem respondidos e não criam uma interação humana entre organização e consumidor.

Já o marketing conversacional se encaixa em todos os requisitos:

  • Permite interação em tempo real entre cliente e empresa;
  • Os consumidores iniciam a conversa quando é mais conveniente para eles, demonstrando que você está disponível para qualquer hora que eles precisarem;
  • Em uma conversa, você pode facilmente descobrir por que um comprador chegou ao seu site, quais são seus maiores pontos problemáticos e quais recursos do produto são mais importantes para eles;
  • Constrói um relacionamento duradouro e de confiança, pois as respostas são completas e ágeis.

Juntando todos esses fatores, a experiência do consumidor ao entrar em contato com a sua empresa é muito mais positiva e completa. Como resultado, a sua marca terá uma vida mais longa na memória do cliente, aumentando significativamente as chances de conversão.

Quais são as vantagens do Marketing Conversacional?

O marketing conversacional, se aplicado da forma correta, oferece outros benefícios - além de otimizar a experiência do cliente - que podem conceder à sua organização uma boa vantagem competitiva. Confira a seguir: 

#1 Melhora a geração de leads 

Ao construir um diálogo com seus potenciais clientes, sua organização consegue quebrar possíveis objeções, tirar dúvidas e explicar melhor os benefícios do seu produto ou serviço.

Informações essas que influenciam de maneira positiva na decisão de compra dos clientes.

#2 Move os consumidores pelo funil de vendas mais rapidamente 

Se o marketing conversacional, quando aplicado, conta com o auxílio de uma equipe de vendas, a jornada de compra é acelerada.

Os bots podem enviar leads qualificados diretamente para seus agentes de vendas no chat, além de agendar reuniões com agilidade. 

#3 Automatiza o atendimento

Com os chatbots, qualquer consumidor que entre em contato com a sua empresa, independentemente do canal escolhido, é atendido instantaneamente. Aqui, se destaca a disponibilidade de 24/7 fornecida por essa tecnologia, o que faz com que sua empresa não perca leads.

Além disso, os bots conseguem identificar quando se trata de novos usuários entrando em contato e personalizando o atendimento para esse público.

#4 Diminui o tempo de espera

Uma estratégia de marketing convencional aliada ao uso de chatbots reduz a espera dos potenciais clientes por uma resposta.

Em vez de dias, eles são atendidos em minutos, o que diminui a demanda de atendimento por e-mail e pelos formulários “Fale conosco”.

Fornecendo essa agilidade no atendimento, sua empresa se destaca das demais e aumenta as chances de conversão, pois o lead ainda está quente e pode ainda não ter entrado em contato com concorrentes. 

#5 Aumenta a produtividade da equipe de vendas

Ao lidar com leads mais qualificados, os vendedores se concentram em atender quem realmente é mais propenso a adquirir o seu produto ou serviço, e não perdem tempo com clientes que não vão gerar conversão.

#6 Mantém o público engajado

A estratégia de marketing conversacional mantém o seu público mais engajado com a sua marca, estreita o relacionamento e fornece mais credibilidade e autoridade sobre a sua área. E ao saber que possui à disposição um atendimento personalizado e uma boa experiência, a fidelização dos clientes também aumenta. 

Como aplicar o Marketing Conversacional na sua empresa

Antes de integrar um chatbot ao seu sistema, é preciso analisar alguns aspectos da sua empresa para que a estratégia de marketing conversacional seja realmente eficaz. Confira:

Conheça o seu público-alvo

O primeiro passo é conhecer bem o seu público-alvo. Para isso, busque as respostas para as seguintes perguntas:

  • Quais canais digitais o seu cliente mais utiliza para entrar em contato com a sua empresa?
  • O que ele geralmente busca nessa interação?
  • Quais são as principais dúvidas sobre o seu produto ou serviço?
  • Quantos anos tem o seu público-alvo e qual é o nível de escolaridade?

Com essas informações, sua empresa conseguirá elaborar com mais facilidade um planejamento que inclua o tom de voz a ser usado, linguagem, em quais canais essa interação será oferecida, entre outros detalhes.

Escolha uma plataforma de contato inteligente

O segundo passo para que a sua estratégia de marketing conversacional alcance bons resultados é buscar uma plataforma de chatbot com inteligência artificial que atenda todas as suas necessidades.

Uma plataforma ideal deve:

  • Oferecer um atendimento 24/7;
  • Utilizar linguagem natural e adaptada ao usuário;
  • Disponibilizar respostas automáticas a perguntas frequentes;
  • Gerar relatórios sobre as interações;
  • Ser integrada à maioria dos aplicativos de comunicação.

Analise os dados 

Essa última etapa é a que vai mostrar se a sua estratégia de marketing conversacional está corretamente alinhada com o seu público-alvo. 

Entre os dados a serem analisados, os mais importantes são:

  • Quantidade de leads completos e qualificados;
  • Taxa de conversão do chatbot;
  • Porcentagem de desistência em cada etapa;
  • Origem dos leads qualificados.

Portanto, o marketing conversacional é a estratégia que a sua empresa precisa para otimizar a experiência do cliente, aumentar as vendas e ganhar uma vantagem competitiva sobre os concorrentes.

Pronto! Agora que você sabe o que é marketing conversacional, vantagens e como adotar na sua empresa para melhorar seus resultados, conheça o PEOPLE. 

O PEOPLE é um chatbot com Inteligência Artificial que foi pensado para atender todas as etapas da jornada de compra com automação! Conheça a ferramenta.

Deixe uma resposta