M-commerce: 10 razões indiscutíveis para investir nesse mercado

Vitor Precioso

23 junho 2017 - 18:23 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:42

Pessoa digitando dados do cartão de crédito em loja online pelo celular

Se há uma certeza no comércio é que ele está cada vez mais móvel. Para você ter uma ideia, o m-commerce, em 2016, foi responsável por 21,5% das compras eletrônicas, segundo dados do Ebit. Isso sem contar os consumidores que usam os dispositivos móveis para buscar produtos e serviços.

Para 2017, a estimativa é que a participação dos dispositivos móveis nas compras virtuais tenha um crescimento de 41% (podendo chegar aos 32% até o fim do ano). Isso é natural, considerando que boa parte das pessoas faz quase tudo pelo celular atualmente.

É muito comum, hoje em dia, ir a uma loja e, ao chegar lá, pesquisar um produto pelo celular. Os motivos são muitos: ver se o preço está adequado, saber se a mesma loja oferece descontos para compras online, procurar opiniões de quem já tem o produto e assim por diante.

O sucesso que o e-commerce teve há pouco mais de 10 anos se transferiu agora para o m-commerce. Se é extremamente prático fazer compras pelo celular, porque o consumidor usaria um desktop ou um notebook, não é mesmo?

Comportamento do consumidor

Por todos esses motivos, a perspectiva é que esse tipo de compra cresça: até 2020, devem haver 6,6 bilhões de smartphones no mundo. Isso representa 80% da população mundial.

No Brasil, um estudo da FGV indica que existem atualmente mais de 244 milhões de dispositivos móveis (entre tablets e smartphones) conectados à internet. Toda essa evolução tecnológica afeta o comportamento do consumidor, que passa a usar as novas ferramentas no dia a dia, até mesmo sem perceber.

O m-commerce ganhou impulso quando o comércio percebeu que os usuários ultra conectados eram potenciais clientes. Varejistas passaram, então, a dedicar parte do seu tempo para conquistá-los.

E eles estão certos: o brasileiro passa, em média, 3,9 horas diariamente com um dispositivo móvel conectado à internet. Desse tráfego, 39% vêm de smartphones e outros 5%, de tablets. Além disso, 44% dessas pessoas compram online.

Esses já são excelentes motivos para investir em m-commerce, mas ainda tem mais. Veja, a seguir, outras razões para apostar nas vendas por celular — e prepare-se para atender à demanda que vai crescer ainda mais:

1. Smartphone: uma extensão do cliente

É inegável: todos nós entendemos o celular como parte extremamente importante das nossas vidas. Ali estão contatos, mensagens, fotos, dados pessoais, tudo mesmo! Quase como se uma vida inteira estivesse ali dentro.

Comprar usando esse canal é um desenvolvimento natural. Uma estratégia de marketing e vendas que contemple o smartphone é, portanto, fundamental.

2. Plataforma personalizada

Um ambiente personalizado (como um aplicativo) torna a experiência do consumidor muito mais agradável — o ambiente tem apenas os elementos necessários e, por isso, a navegação é mais leve. Com isso, a chance de ele finalizar o processo e efetuar a compra aumenta.

A taxa de conversão em aplicativos para m-commerce aumentou 90% em 2016. No browser, o crescimento foi de 39%. Além disso, apps geram duas vezes mais retenção de clientes. Ou seja, as oportunidades de negócio estão lá, bem claras, à disposição de quem quiser agarrá-las.

3. Experiência

A experiência do cliente vai muito além das vendas. Ter um relacionamento próximo com o consumidor não se resume a estar disponível no momento das compras: a estratégia deve incluir o atendimento ao cliente em todos os momentos. Isso engloba ter um contato diário com a clientela, por meio de anúncios segmentados, dicas e sugestões personalizadas, por exemplo.

Por isso, o mobile é parte fundamental do processo. Às vezes, o cliente quer apenas fazer uma consulta rápida em busca da loja física mais próxima ou para saber qual o prazo de entrega de um produto.

Oferecer essa possibilidade fortalece vínculos e ajuda a conquistar uma boa reputação perante o consumidor.

4. Maior adesão dos consumidores

Quando a experiência de navegação é agradável, a tendência é que os clientes optem por aquele canal sempre que precisarem.

5. Ferramenta de pesquisa

O canal móvel é um complemento à loja física e ao site. Antes de comprar, o consumidor pesquisa, avalia as opções e, só depois, toma uma decisão. É bastante comum que o cliente pesquise no site (ou no aplicativo), verifique a disponibilidade do produto e depois vá à loja física para comprá-lo.

O cliente busca, cada vez mais, praticidade e comodidade, tanto na compra quanto na pesquisa. Quando a marca não tem uma estratégia mobile, pode estar deixando de vender na loja física.

6. Posicionamento

Lojas otimizadas para dispositivos móveis ganham pontos no Google. E mais: como a adoção de uma estratégia mobile ajuda na experiência do cliente, isso automaticamente coloca sua marca à frente dos concorrentes que não a têm.

7. Comportamento do consumidor

Os dados do comportamento do cliente dentro da loja mobile podem ser coletados diretamente do aplicativo de m-commerce. Dá para saber onde ele vai, com que frequência, quantas vezes acessa o aplicativo, que produtos procura, quais estão na lista de desejos e muitos outros dados.

Essas informações ajudam a desenvolver mecanismos de relacionamento e interação mais eficientes, que permitem segmentar, personalizar e otimizar a experiência de consumo.

8. Micro-momentos

Os micro-momentos são aqueles segundos em que o consumidor tem um impulso de compra. E, quando isso acontece, é natural que ele recorra ao smartphone. Isso porque os micro-momentos acontecem a qualquer hora, em qualquer lugar e o celular, em geral, está sempre à mão.

Para estar presente nesses momentos, o melhor caminho é o m-commerce. Afinal, é muito frustrante não encontrar o produto que procura para comprar quando quiser.

9. Publicidade dirigida

Campanhas especiais, voltadas apenas aos clientes móveis, dão maior assertividade à comunicação da empresa. A publicidade mobile é mais atraente para esse público, pois tem características diferentes da propaganda comum. Essa otimização, com conteúdos mais relevantes, ajuda a aumentar o retorno.

10. Aumento de faturamento

Quem já compra pelo site da marca usando o celular terá melhor experiência com um canal específico de m-commerce. Um aplicativo, ao melhorar a jornada do consumidor, deve aumentar o faturamento, já que muitos clientes desistem de comprar quando o meio não tem a usabilidade adaptada para esse dispositivo.

E aí, gostou deste conteúdo? Então leia o nosso post sobre SAC 2.0! Ele pode ajudá-lo a aprimorar ainda mais essa jornada!

Recomendados para você

Pessoa utilizando computador em sala de escritório
Você já ouviu falar em Computação Quântica? ...
Pessoa digitando no laptop
Criando um arquivo PDF com ITextSharp ...
Homem utilizando celular com símbolos do Bitcoin sendo projetados dele
Guia prático: como usar bitcoins? ...