Como os líderes de TI podem atrair e manter os melhores talentos

Patrícia Mourão

20 março 2020 - 10:22 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:29

Homem pensativo em sala de escritório

Ao adotar estas melhores práticas, é possível atrair talentos que acompanham a inovação, as mudanças no perfil e necessidades dos consumidores e as novas tecnologias. 

Não é segredo que os Estados Unidos enfrentam uma escassez de talentos na área de tecnologia. Como informa este artigo do Wall Street Journal, líderes e recrutadores dessa área sentem a pressão de permanecer competitivos, alguns chegando a oferecer benefícios como bônus de seis dígitos e a liberdade para trabalhar onde quiserem. Contratar talentos em tecnologia é uma grande dificuldade para muitas organizações, e está no topo da lista de prioridades dos líderes de TI

Além de promover ótimos benefícios, o que as organizações podem fazer para enfrentar a escassez de talentos? A chave está em buscar talentos em novos lugares e descobrir formas de se conectar e inspirar os candidatos antes, durante e depois das entrevistas. Aqui seguem cinco práticas para identificar, contratar e manter a melhor equipe. 

1. Feche parcerias com faculdades 

Se já não tiver, feche parcerias com faculdades, organizando eventos para despertar o interesse dos alunos em sua empresa. Os alunos do presente são o futuro do seu negócio, portanto, trabalhar com eles desde a faculdade colabora para expandir e especializar a sua base de talentos.

Muitas faculdades já implementaram programas para tratar diretamente da escassez de talentos, incluindo programas de especialização em indústrias como cibersegurança e nuvem. Por exemplo, o MIT oferece programas que lidam com necessidades específicas dos negócios como “ética da IA” e “modelagem e otimização de aprendizado de máquina”. Alguns provedores da nuvem já estão se unindo a faculdades para oferecer programas e graduações especializados, e já presenciamos grandes parcerias com universidades no financiamento de pesquisas em departamentos de engenharia.

2. Busque fontes inexploradas de talentos

Além de focar em recém-graduados, considere fontes inexploradas de talentos para diversificar suas equipes. Embora frequentemente negligenciados por “falta de experiência técnica relevante”, os veteranos de guerra oferecem habilidades que poderiam impactar fortemente equipes já existentes como, por exemplo, liderança, produtividade e tomada de decisão. Podemos buscar inspiração em companhias como a Salesforce: seu programa de veteranos, Vetforce, conecta a comunidade militar com posições em equipes de TI.

Outra fonte de talentos frequentemente negligenciada é aquela que explora profissionais que decidiram tirar um tempo para si e querem recomeçar suas carreiras, incluindo pais com filhos pequenos ou pessoas que tiveram que cuidar de entes queridos. Por exemplo, somos parceiros da Path Forward em programas de retorno ao emprego. Esses programas ajudam profissionais com pelo menos quatro anos de experiência laboral e no mínimo dois anos fora da PEA a arranjar novas oportunidades. Encontramos empregados excelentes e talentosos por meio desse canal.

3. Faça as perguntas certas

Assim que tiver um candidato na mira, faça as perguntas certas para determinar sua posição potencial na equipe. Minha pergunta favorita é: “o que não está em seu currículo que você gostaria de compartilhar?” Um currículo me informa O QUE você fez. Mas não COMO você fez. Essas histórias frequentemente revelam os atributos mais importantes de um candidato. Buscou ouvir como um candidato superou uma adversidade e o que aprendeu no processo. Valorizo mais a perseverança e a determinação de um candidato do que seus diplomas. Conte-me o que você fez com o que tinha. Com as mudanças constantes na indústria tecnológica, precisamos de candidatos que não se importem com o desconforto frente a uma mudança positiva.

 4. Pense bem na hora de oferecer um emprego

Se você acha que pode atrair os talentos de hoje só com compensação, pense duas vezes. O plano de carreira já é o fator mais importante na busca por um novo emprego. Oferecer muitas oportunidades de treinamento e crescimento profissional não só atrairá candidatos potenciais, como também manterá os funcionários atuais em seus empregos. Oferecemos um conjunto de programas de treinamento e certificação de modo que nossos funcionários adquiram habilidades de mercado em tecnologia empresarial na nuvem. Esses programas devem ser mistos, permitindo aos empregados mesclar treinamento pessoal, on-line ou sob demanda que possa ser consumido onde eles estiverem. Empresas grandes e de alto crescimento também podem oferecer aos candidatos a possibilidade de trocar de equipes dentro da companhia, aprender com novos grupos e disseminar ideias.

5.Simplifique tarefas redundantes

Identificar áreas onde a companhia pode simplificar suas tarefas é fundamental. Por exemplo, automatizar tarefas repetitivas de TI pode ajudar a liberar tempo para focar em projetos inovadores e criativos. Em nossa empresa, utilizamos o poder do aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural para maximizar nossos serviços de helpdesk e atendimento ao consumidor. Utilizando tecnologias de aprendizado de máquina, resolvemos automaticamente mais de 30% de nossas solicitações de serviço, liberando tempo e orçamento para atividades que geram valor. 

Quando se trata de contratar e reter os melhores talentos, não tenha pressa. Adote essas melhores práticas para atrair os talentos que farão a diferença em sua organização.

Recomendados para você

Pessoa utilizando cartão por aproximação em maquininha
O perfil do consumidor inadimplente brasileiro ...
Mulher tendo uma reunião utilizando computador exibindo gráficos
Quem é o vendedor digital e como ele impacta nas vendas? ...
Mulher utilizando o celular para se comunicar
Transformação digital: conheça tecnologias para atender clientes ...