home Sem categoria Know Your Partner e sua relevância para os serviços financeiros

Know Your Partner e sua relevância para os serviços financeiros

Para conquistar um cliente no setor financeiro, você precisa entregar serviços de qualidade e, para isso, deve contar com os parceiros certos. São eles que ajudam o seu negócio a tomar forma, trazendo mais soluções e serviços financeiros para a sua carteira. Por isso, você tem que saber como selecioná-los.

Para muitas áreas de atuação, é imprescindível contar com ajuda externa, até para colocar sua empresa no topo da concorrência. Mas o setor financeiro, principalmente, tem evoluído constantemente e a parceria com fintechs tem se mostrado um bom caminho a seguir.

O problema é que muitos empreendedores ainda encontram dificuldade para determinar com quem se unir. É comum ver escolhas serem feitas a partir de indicações ou questões pessoais, deixando critérios de seleção mais rigorosos de lado. E isso pode gerar uma série de problemas.

No mundo empresarial, existe um conceito chamado Know Your Partner  (“conheça seu parceiro”), também conhecido pela sigla KYP. Neste artigo, vamos mostrar a definição do termo e como ele pode ser útil para os seus negócios. Confira a seguir!

O que é Know Your Partner?

O Know Your Partner é uma ferramenta de compliance que tem a função de dar mais direcionamento às condutas entre parceiros de negócio. Com foco em questões legais e financeiras, a estratégia ajuda a prevenir irregularidades nos relacionamentos, bem como controlar e solucionar problemas que possam provocar riscos à empresa.

Para isso, o KYP usa protocolos e realiza procedimentos e verificações para analisar as condições de um parceiro, trazendo insights sobre as regularidades fiscais, legais e financeiras dele.

Porém, cabe ao gestor selecionar quais são os documentos a serem avaliados nessa dinâmica para que o Know Your Partner seja implementado. Além disso, é necessário determinar qual será a forma de avaliação, atribuindo, por exemplo, pontuações de acordo com o documento e a situação da empresa em análise.

A presença de fornecedores e distribuidores no Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas (CEIS) é um dos fatores que podem ser incluídos nas avaliações. Esse dado transmite uma boa confiança na hora de fazer negócios.

O Know Your Partner tem função de grande relevância para dar mais visibilidade ao controle da regulamentação dos negócios, tendo efeito mesmo em empresas de políticas mais robustas.

Quais são os tipos de parceiros comerciais?

O KYP pode ser dividido em três políticas diferentes, de acordo com o contexto. Embora elas se complementem, permitem que os objetivos sejam mais direcionados. São elas: Know Your Client, voltado para o cliente; Know Your Supplier, com foco no fornecedor; e Know Your Distributor, que permite avaliar o distribuidor.

O Know Your Client (KYC) é um procedimento essencial nas instituições financeiras para entender o perfil do consumidor e reduzir riscos nas movimentações e oferta de serviços. A coleta de informações ajuda a resguardar a instituição e a cumprir regulamentos em nível internacional.

Entre suas funções, o KYC permite que os bancos entendam o potencial de um cliente. Esse dado é muito importante na hora da abertura de contas, porque ajuda a definir os serviços que serão disponibilizados.

O Know Your Supplier (KYS) serve para adquirir informações sobre os seus fornecedores e garantir uma relação segura em nível de compliance. Inclui-se aqui as fintechs e empresas de tecnologia, por exemplo.

Essa estratégia, especificamente, permite definir como se dará a contratação de serviços de outras empresas, evitando aquelas de má qualidade e que possam comprometer sua imagem. Quem usa ou deseja usar o KYS precisa revalidar as informações dos fornecedores periodicamente, pelo menos uma vez por ano.

Por fim, o Know Your Distributor ajuda a selecionar as empresas que farão a distribuição dos seus produtos ou serviços. Na prática, ele segue o mesmo conceito do KYS, valendo-se, no caso, para os distribuidores. Tem mais relevância para empresas que trabalham com produtos físicos.

Por que você deve conhecer seus parceiros muito bem?

As razões para conhecer e aplicar as técnicas de Know Your Partner são os vários benefícios para o seu negócio. Para começar, você tem em mãos um diferencial competitivo que reforça seus compromissos com a ordem e a ética.

Nesse contexto, não só os clientes vão entender que você está em compliance com as normas do negócio e que, consequentemente, inspira confiança, como também o KYP mostra seu valor para potenciais investidores e stakeholders.

Outra questão importante é a mitigação de riscos em relação a sanções legais. Com uma escolha sensata dos parceiros, menores são as chances de se envolver com práticas ilegais, ainda que de forma indireta.

Para a lei brasileira, as punições podem ser aplicadas para qualquer irregularidade, ainda que causada por colaboradores terceirizados. Uma vez que a transformação digital tem exigido a união de forças com outros players do mercado, a melhor forma de se proteger é estudar muito bem com quem se relacionar, principalmente com a chegada da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Dessa maneira, fechar contratos de longo prazo é uma ação que precisa ser muito bem estruturada. Além de analisar a percepção de mercado do futuro parceiro e seu potencial de crescimento, deve-se garantir que ele também cuide da própria reputação.

Qualquer problema associado a um parceiro pode respingar no seu negócio, afetando também a forma como o mercado enxerga a sua marca. E a estratégia é ainda mais relevante para fusões e aquisições de empresas. Afinal, a companhia parceira passa a ter uma relação ainda mais direta na sociedade, tornando-se uma única companhia.

Em todos esses contextos, o Know Your Partner se mostra muito relevante, porque ajuda a testar o sucesso de um relacionamento. É uma das formas mais eficientes de garantir que tudo funcionará como previsto e evitar problemas no curso da parceria.

Como o Data Engine pode ajudar?

Se você entendeu a importância de aplicar estratégias de Know Your Partner e garantir o compliance da sua companhia, vai precisar das melhores ferramentas para ajudar nessa missão.

É com esse objetivo que nós, da Cedro Technologies, desenvolvemos o Data Engine, uma plataforma de validação cadastral e consulta de dados. A partir dessa solução, você tem acesso a uma série de informações para ajudar a escolher seus parceiros, principalmente os clientes.

Uma das formas com que o Data Engine auxilia nas tomadas de decisão é pela disponibilização de relatórios completos e instantâneos a partir do CPF ou CNPJ do consumidor. Em apenas 5 segundos, um banco pode validar se o cliente está apto a abrir uma conta, evitando a inclusão de perfis indevidos à sua carteira.

Moldado às exigências da CVM e do BACEN, a nossa plataforma também facilita que a sua instituição financeira possa se adequar à lei com mais facilidade, reduzindo os riscos de fraudes.

Para selecionar seus parceiros, as ferramentas do Data Engine permitem consultar relacionamentos pessoais, pessoa politicamente exposta, ações judiciais, listas restritivas e muito mais.

Para saber tudo que a nossa solução pode fazer pelo seu negócio e adotar a estratégia de Know Your Partner, acesse a página do Data Engine e converse com os nossos especialistas!

Gostou? Compartilhe:

Adriano Ignatti

Adriano Ignatti

Consultor de negócios na Cedro Technologies

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *