Internet das Coisas: tendências atuais e futuras para o mercado financeiro

Leonardo Reis Vilela

04 setembro 2018 - 09:00 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:31

Homem falando ao celular e analisando gráficos financeiros em uma folha de papel

A internet das Coisas traz grandes benefícios para o mercado financeiro, tanto para a empresa, quanto para o consumidor. Para este: comodidade, otimização de tempo, flexibilidade, segurança, entre outros. Para aquela: diminuição de falhas, fidelização de clientes, otimização de faturamento e muito mais.

O que é Internet das Coisas

A internet está cada vez mais presente nas coisas que utilizamos no dia-a-dia, como celulares, TV, câmeras, etc.  A proposta da Internet das Coisas ou do inglês, Internet of Things (IoT), é atuar no seu sentido literal, levando a internet para todas as coisas: geladeira que avisa sobre alimentos que estão acabando e pesquisar o melhor preço para aquele alimento; ar condicionado com a proposta de ajustar a temperatura de acordo com o tempo informado nas pesquisas, etc.

Não somente no ambiente doméstico, a Internet das Coisas pode levar melhorias para a agropecuária, hospitais, transporte, logística, mercado financeiro, etc.

Para que uma aplicação IoT funcione, é necessário 3 componentes básicos: dispositivos, redes de comunicação e sistemas de controle. Os fabricantes estão se preocupando cada vez mais em produzir aparelhos que possam se conectar à rede.

Nesse artigo vamos mostrar como anda a IoT no mercado financeiro, mas antes, veja como ela está movimentando a economia no Brasil.

Internet das Coisas e a economia

A aceleração do uso da IoT no mundo terá grande impacto na economia tanto na esfera governamental, como na privada.

Ao se tratar dos cofres públicos, a IoT trará ganhos de cerca de U$ 4 trilhões a nível mundial, até 2022. No ranking, o Brasil estará em 9º lugar com uma receita de U$ 70 bilhões.

No setor privado, pesquisas apontam que até 2025 a IoT deve gerar uma receita entre U$ 3,9 trilhões e U$ 11,1 trilhões, atingindo cerca de 11% do PIB mundial. Em 2020, o número de aparelhos conectados à internet poderá chegar em cerca de 34 bilhões, um número maior que a população mundial!

O uso da IoT vem acelerando a economia brasileira em diversas áreas tais como educação, varejo, serviços, dentre outros. Na área de educação essa tecnologia destaca-se no uso do ensino à distância. Para o varejo, o e-commerce ganha mais espaço e confiança dos consumidores.

No setor de serviços, a cada dia surge novas aplicações para facilitar a vida dos consumidores e aumentar os ganhos dos empreendedores. O mercado financeiro vem utilizando IoT nesse setor para facilitar os pagamentos por seus clientes e também outras formas de transformação digital para levar vantagem diante da concorrência.

Nesse artigo, daremos ênfase em uma das formas de uso da IoT pelo mercado financeiro.

Internet das Coisas e o mercado financeiro

O mercado financeiro é um dos setores mais importante para a economia do país. Portanto, não pode ficar de fora dos benefícios oferecidos pela IoT. A solução que se encontra em destaque é a NFC, ou Near Field Communication, esta tecnologia permite trocar informações entre dispositivos eletrônicos sem necessidade de cabos e fios.

Como exemplo de aplicações que se beneficia dessa solução, podemos citar as que utilizam o smartphone para efetuar pagamentos e também as que utilizam adesivos ou pulseiras. Onde a forma de utilização pode variar de empresa para empresa.

Utilizando o smartphone para pagamentos, basta aproximar o dispositivo da máquina de cartão de crédito e pronto, o pagamento estará efetuado! Mas antes, é necessário cadastrar os cartões que serão utilizados nessas operações e também habilitar o uso da impressão digital. E para reforçar a segurança, pode ser utilizado token para certificado digital.

Muitas empresas preferem utilizar o adesivo ou pulseira para pagamento por aproximação. Podendo ou não ter vínculo bancário. Basta aproximá-los de uma máquina habilitada para realizar o pagamento. E, ainda, pode-se permitir acompanhamento de suas compras através de aplicativo.

Citamos acima apenas alguns exemplos, mas existem muitos outros movimentando o mercado nessa área. E ainda existe um campo muito grande a ser explorado no mundo da Internet das Coisas.

Se gostou, compartilhe e continue acompanhando nossos posts para manter-se atualizado com as melhores informações!

Recomendados para você

Pessoas tendo uma reunião em escritório
Outsourcing de TI: um complemento para a gestão de projetos ...
Mesa de reunião com computadores e tablets e pessoas analisando figuras
Desenvolvendo protótipos com o Adobe XD ...
Pessoa digitando em um computador e holograma de gráficos a frente
PSD2: a diretiva que mudará o setor bancário como conhecemos ...