A interconectividade mudará a forma de fazer negócios

Vitor Precioso

20 setembro 2019 - 15:03 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:48

Pessoas segurando peças de quebra cabeça encaixado

O mundo está cada vez mais digital. As pessoas estão consumindo maciçamente produtos e serviços através da internet e aplicativos. Assim, para suportar as inovações que os consumidores esperam, a indústria de serviços financeiros precisa enfrentar os efeitos da atual era da transformação digital. 

A operação das atuais empresas que entregam produtos e serviços tradicionais por meio de modelos previsíveis vai mudar. Os serviços financeiros serão cada vez mais interconectados e colaborativos. Os software e máquinas irão entregar dados com mais velocidade e diversidade. As empresas deverão se integrar em tudo de modo direto, mais rápido e, principalmente, com mais segurança.

Estamos na Era da Interconectividade.

Como a interconexão pode ajudar a sua empresa

A interconexão possibilita conexão direta e privada entre as empresas e seus clientes, parceiros, fornecedores e funcionários. Ela permite a comunicação direta com qualquer integrante de sua cadeia de valor, mantendo os dados protegidos da ação de terceiros. As organizações precisam hoje não apenas de mais segurança em suas transações, mas também de mais velocidade. 

Com a interconexão, é possível ganhar milissegundos essenciais na hora de vender um serviço ou produto e de entregá-los. Para vencer, é preciso entregar a melhor experiência ao usuário.

Um estudo realizado pela Equinix, chamado “Global Interconnection Index Volume 2″, apontou que, até 2021, a velocidade da Interconexão deve quintuplicar, chegando a mais de 8.200 terabits por segundo (Tbps). Velocidade de Interconexão é a capacidade total provisionada para a troca de tráfego, privada e direta, com um conjunto diversificado de contrapartes e provedores, em pontos de troca de tráfego e TI distribuídos.

Quais são as megatendências que regem este movimento?

O relatório Global Interconnection Index prevê que a taxa composta de crescimento anual (CAGR, na sigla em inglês) da Velocidade de Interconexão para cinco anos será de 48%. O impacto das tendências macroeconômicas por trás da velocidade de interconexão varia por região. 

Segundo a Equinix, são 5 as megatendências que sustentam a necessidade de que as empresas criem uma plataforma global segura, compatível e receptiva com o uso da Interconexão. 

1. Crescimento dos negócios digitais

A primeira grande tendência é o próprio crescimento dos negócios digitais. Empresas de setores tradicionais como bancos, seguradoras, manufaturas, energia e concessionárias de serviços públicos, varejo, saúde e governo devem apresentar um crescimento de 7 vezes o seu tamanho. 

Elas devem ultrapassar os provedores de serviços como as maiores consumidoras de velocidade de interconexão, impulsionadas pela transformação de suas plataformas de TI. Já os provedores, que englobam os setores de telecomunicações, serviços de cloud, TI e de conteúdo e mídia digital, devem triplicar de tamanho.

2. Crescente urbanização

A cada ano, 65 milhões de pessoas se mudam para as cidades. Até 2030 haverá um total de 50 megacidades no mundo. Para garantir sua a viabilidade será fundamental utilizar soluções baseadas em tecnologia da informação para maximizar a produtividade econômica e a qualidade de vida dos cidadãos. Isso sem dizer de minimizar o consumo de recursos e a degradação ambiental. 

Algumas das futuras megacidades serão literalmente construídas do zero. Isso proporcionará uma implantação mais eficaz, com uma infraestrutura com novas tecnologias urbanas, se forem bem implementadas.

3. Segurança cibernética

Esta é uma das ameaças mais graves no mundo digital, que pode custar U$ 6 trilhões em 2021, se os crescentes riscos não forem mitigados. As instituições financeiras devem elaborar uma política de segurança cibernética, com definições de requisitos para a contratação de serviços de armazenamento de dados, de computação em nuvem e de processamento. 

Os negócios digitais aumentam os pontos de vulnerabilidade, principalmente quando os dados são distribuídos entre diversas fontes e consumidores. Para aperfeiçoar a postura de segurança local e global, o gerenciamento dos riscos de segurança cibernética irá requerer a distribuição e interconexão de controles nos pontos onde a empresa está presente.

4. Conformidade dos dados

Alguns países do mundo não permitem que sejam transferidos dados financeiros, fiscais e contábeis para outros locais. Para estar em conformidade com essas regras, as empresas precisam de Interconexão entre o armazenamento desses dados, análises e redes de contato alocados diretamente nas regiões. 

5. Ecossistema de negócios

Em 2021, o volume de organizações que utilizam múltiplos intermediários deverá mais que dobrar e o envolvimento ativo com setores fora de seu campo de atuação original deverá quase triplicar. Para lidar com intermediários e setores fora de seu campo de atuação, as empresas precisam de ecossistemas digitais compatíveis, capazes de interconectar seus participantes e favorecer os fluxos digitais.

Como será a adoção na América Latina

O relatório da Equinix aponta também que a América Latina será a responsável pela maior taxa de crescimento da Velocidade de Interconexão em todo o mundo nesse período: 59%. Embora hoje em dia seja o continente com menor velocidade, o maior aumento será justamente por causa da demanda reprimida dos mercados emergentes. 

Como mais e mais negócios estão entrando para a Era Digital na região, a velocidade deverá chegar a 775 Tbps em 2021. Por exemplo, empresas de Conteúdo e Mídias Digitais, como canais de TV a cabo que não estavam hospedados no Brasil, estão se regionalizando. 

As duas maiores cidades do Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro, devem crescer, de acordo com o Global Interconnection Index Volume 2, sete vezes em relação aos níveis atuais.

Como o negócio digital aumenta os pontos vulneráveis, a segurança distribuída reduz os riscos e soluciona questões de compatibilidade. Com dados distribuídos, resultado do número cada vez maior de clientes, parceiros, funcionários e negócios globais, as empresas precisarão integrar análises, data lakes e controlar dados nos hubs de interconexão.

 Então, sua empresa está preparada para integrar a Era da Interconectividade? Para saber mais sobre o assunto, continue lendo o nosso blog.

Recomendados para você

Pessoa clicando em um botão de emoji sorrindo
5 maneiras de conquistar desde já o consumidor de 2030 ...
Homem em escritório interagindo com computador exibindo dados na tela
Open Banking: um panorama do mercado financeiro ...
Uso de PCI DSS diminui no mundo todo. Saiba o motivo! ...