Inteligência de dados: um novo conceito sobre dados

Vitor Precioso

08 abril 2021 - 09:34 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:34

Homens no ambiente de trabalho analisando gráficos

Quem nunca ouviu a frase: “dados é o novo petróleo”?! Pois é, para empresas de todos os segmentos isso é uma verdade. Mas a Inteligência de dados, pode significar várias ações para as empresas e vou te apresentar algumas delas agora.  

Inteligência de dados, também diz respeito a conhecer e validar as informações que seus clientes, fornecedores e colaboradores te fornecem. Assim como a análise de dados estratégicos, essas informações podem te ajudar a tomar decisões mais assertivas e diminuir riscos e prejuízos no seu negócio.  

Vamos então entender melhor sobre isso.  

 

A inteligência de dados aplicada à gestão

A inteligência de dados aplicada à gestão diz respeito a análise de dados internos e externos para criar cenários que facilitem a tomada de decisão estratégica através de ferramentas como o ERP 

Por exemplo, analisar dados histórico de vendas, acessos ao sitecancelamentos de contratos e várias outras informações.  

Entretanto, mais do analisar esses dados, é essencial integrar todas as informações e tirar conclusões delas que apoiem na tomada de decisão e na criação de estratégias para estimular resultados ou remediar problemas.  

A inteligência artificial já consegue fazer essas análises de forma automática, através de gráficos e com o uso de assistentes virtuais. Essas análises estão disponíveis de forma mais simples e acessível caso a empresa adote um sistema integrado de gestão. 
 

Inteligência de dados: um novo conceito  

Podemos entender também a inteligência de dados como uma análise de informações dos stakeholders envolvidos em sua operação. É uma nova aplicação desse conceito, mas que vem ganhando muito espaço no setor.  

Essa inteligência de dados diz respeito à consulta, validação e análise de dados cadastrais dos parceiros, seja colaboradores, fornecedores e clientes. A partir de um dado, como CNPJ ou CPF, você conseguirá identificar informações sobre aquela pessoa ou empresa, como envolvimento com lavagem de dinheiro ou terrorismo, se for politicamente exposta e ainda caso esteja envolvida com algum tipo de processo ilícito.  

Dessa forma, é feito uma análise de antecedentes, em várias fontes, determinadas por você, para identificar possíveis riscos ao seu negócio.  

Essa inteligência de dados garante que a sua empresa esteja menos exposta a riscos a prejuízos e pode ajudar na tomada de decisão, por exemplo, na escolha de um fornecedor. Pode ser ele tenha um menor preço, mas não seja tão confiável quanto algum outro.  

Assim, da mesma forma que é necessário fazer análises para a gestão estratégica da empresa, vem se tornando cada dia mais essencial, fazer a análise dos envolvidos em sua empresa. Afinal, eles vão representar o seu negócio.  

Essas análises de dados cadastrais são facilitadas por meio de plataformas de Background Check e Antifraude. Vou falar mais sobre isso logo abaixo. 
 

Como fazer essa nova análise de dados

Existem plataformas que fazem essa análise de dados de forma integrada e automática. Você define as fontes que você acha necessário, por exemplo, Receita Federal ou Serasa, e, quais dados você quevalidar. Ao final você terá um relatório sobre os dados pesquisados e se apresentam algum impedimento ou processo.  

Isso permite que você traga mais confiança ao processo de contratação, de compras e de fornecimento, e também, validar a veracidade das informações, se aquele fornecedor de fato existe e vai cumprir com suas obrigações. Afinal, se um cliente efetuar uma compra e essa não for entregue, o nome do seu e-commerce que ficará manchado. 

Algumas dessas práticas são: 

Validação Cadastral

A prática de validação cadastral é a mais simples de ser aplicada. Consiste em usar fontes para validar a veracidade das informações, como CPF/CNPJ, filiação, endereço e outros dados que achar pertinente.  

Também é interessante definir critério de similaridade, como por exemplo, o nome da mão, pode ser até 80% igual ao informado. Isso acelera o processo de validação e diminui retrabalhos, por exemplo, caso coloque o nome faltando algum sobrenome.  

Consultas reputacionais

As Consultas reputacionais fazem parte do processo de KYC – Know Your Client – e vão validar informações de reputação do seu cliente ou colaborador. No sentido de validação processos, envolvimento com práticas ilícitas, lavagem de dinheiro, financiamento ao terrorismo e outros.  

OCR e Face Match

OCR e Face Match são práticas complementares e que podem ser adotadas tanto juntas quanto individualmente. O OCR é a transcrição de dados a partir de uma foto de um documento. Dessa forma, seu cliente ou parceiro envia uma foto do documento com foto e todos os dados ali vão ser transcritos para o sistema de cadastro. Assim você agiliza o processo, ofertando uma boa experiência e ao mesmo tempo torna mais seguro.  

O Face Match é um complemento ao OCR. Pois além do envio do documento, a pessoa que está efetuando o cadastro, também deverá enviar uma selfie segurando ou não o documento com foto. Assim, você valida a autenticidade de propriedade daqueles documentos e dados. 

Background Check   

Backgorund Check é parecido à consulta reputacional, mas pode ser considerado mais abrangente. Isso porque também envolve consultas de terceiros relacionados direta ou indiretamente ao negócio. Por exemplo, caso seja uma busca de pessoa jurídica, com o Background Check, você consegue identificar até mesmo o Quadro Societário do negócio, analisando os sócios e empresas coligadas.  

Muitas outras práticas podem ser aplicadas para garantir a redução de fraudes no seu e-commerce e garantir a segurança do processo, mas essas são as mais essenciais que já terão um grande impacto 

Além disso, elas vão contribui para você começar a implementar uma Classificação de Risco daquele parceiro. Por meio de alguns critérios definidos por você e baseada nas Consulta Reputacionais e Validação Cadastral, o sistema fa uma varredura dos dados e classifica em risco alto, médio ou baixo risco ao negócio. 

 

Quais são os impactos no meu negócio

A aplicação dessa nova inteligência de dados baseada na análise cadastrais dos parceiros envolvidos, assim como a aliada a gestão da empresa, traz inúmeros benefícios para o seu negócio. Vou falar de alguns deles aqui: 

Redução de fraudes

Fazer a análise dos fornecedores e até mesmo de clientes, reduz o número e o risco de fraude no seu negócio. Isso porque você terá certeza de com quem está negociando, diminuindo riscos de compras com cartões roubados ou de comprar insumos de empresas fictícias 

Segurança aos consumidores

Fazer essa análise representmaior segurança aos seus consumidores, porque eles terão a certeza que estão lidando com uma empresa confiável e que não estarão envolvidos em nenhum tipo de fraude.  

Menos prejuízos mais vendas 

Todos esses benefícios impactam diretamente na redução de custos e prejuízos, pois você não terá que lidar com ressarcimento a compras não entregues, processos judiciais por compras indevidas, etc. Além disso, também irá impactar no aumento de vendas e de fidelidade dos consumidores.  

Esses são apenas alguns dos impactos positivos desse novo olhar sobre a inteligência de dados. Você pode unir todas essas estratégias de análise de dados estratégicos e de validação cadastral para tomar decisões mais assertivas, desenhando cenários, identificando pontos fortes e fracos e assim garantindo ações que vão representar um ganho real para o seu negócio.  

Recomendados para você

Homem interagindo com telas exibindo códigos de programação
Tendências e expectativas do machine learning na área financeira ...
Pessoa analisando computador com tela exibindo gráficos
Para cumprir as regras da CVM, conte com o apoio do Data Engine ...
Pessoa em escritório utilizando computador enquanto analisa dados em uma folha
Dossiê reputacional: como ele contribui para práticas KYC? ...