home Sem categoria Potencial da inteligência artificial e dos chatbots para inovação no atendimento

Potencial da inteligência artificial e dos chatbots para inovação no atendimento

A inteligência artificial se tornou uma tendência mundial no que diz respeito à inovação. Muitas empresas já enxergam seu poder de expandir serviços, melhorar a experiência dos consumidores e ainda promover a inovação no atendimento. Outras tecnologias, como os chatbots, conseguem até mesmo alavancar esse potencial.

Serviços de streaming recomendam títulos por algoritmos que identificam o perfil de consumo do usuário. Lojas de varejo utilizam seus aplicativos para disparar promoções personalizadas e notificações dos estados dos pedidos. Em um cenário mais amplo, muitas empresas apostam em robôs inteligentes para responder clientes de forma instantânea.

Essas são algumas aplicações da inteligência artificial e dos chatbots no mercado. Mas e na sua empresa, você investe em inovação no atendimento e no relacionamento com o cliente? Entenda neste artigo como utilizar o poder dessas tecnologias ao seu favor!

Inovação no atendimento é essencial

Não dá mais para administrar um negócio sem manter o foco total no cliente. Os consumidores são a peça fundamental para o sucesso da empresa e estão cada vez mais exigentes. Por isso, sua empresa deve olhar para a inovação no atendimento como prioridade.

O uso de inteligência artificial e de chatbots torna o negócio mais atraente, já que beneficia a experiência do cliente. Assim, é peça-chave para a sobrevivência no mercado, elevando a qualidade dos serviços e se tornando um diferencial na concorrência.

Inteligência artificial e chatbots como formas de inovação

Como exatamente a inovação no atendimento pode beneficiar os seus serviços? Inteligência artificial e chatbots usam robôs que empregam técnicas de aprendizado (machine learning) para dar respostas automáticas e relevantes aos consumidores.

A função do chatbot em si é justamente realizar atendimentos. O software tem algoritmos inteligentes que gerenciam as trocas de mensagem sem a necessidade de intervenção humana, podendo ser instalado em várias plataformas — WhatsApp, Facebook Messenger, Skype, e-commerces, entre outras.

Segundo o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots, divulgado em setembro de 2020, houve um aumento de 68% no número de assistentes virtuais no país. Esse índice representa um total de 101 mil empresas, que somam mais de 90 mil mensagens mensais em conversas automatizadas com usuários.

A vantagem das respostas automáticas é que elas são instantâneas e personalizadas. Ou seja, evitam que os clientes esperem sua vez em linha e recebam informações precisas. Uma central de atendimento tradicional, com colaboradores humanos, sofre impacto de variáveis que podem aumentar o tempo de espera, enquanto os bots interagem logo na sequência do contato.

Dessa forma, a inovação por inteligência artificial e chatbots proporciona agilidade, eficiência e um charmoso toque de modernidade no relacionamento. As consequências finais são o engajamento com a marca e a satisfação do cliente, gerando uma experiência mais atrativa e positiva na jornada.

De que forma adotar a inovação?

A aplicação de inteligência artificial e de chatbot no seu negócio é mais simples do que parece e pode exercer funções diversificadas. Você pode apresentar seu robô na forma de um personagem virtual, como a Bia do Bradesco ou a Siri da Apple, para interagir com seus clientes de acordo com os seus objetivos.

A capacidade de personalização é uma característica importante, pois é o que adapta as ferramentas conforme o seu público-alvo. Veja a seguir algumas maneiras de utilizar chatbots para inovação no atendimento.

Seleção de produtos/serviços

Assim como no exemplo dos streamings, o chatbot pode auxiliar seu consumidor a escolher produtos ou serviços que estejam dentro de suas preferências.

Se houver dúvidas sobre as configurações de uma plataforma, por exemplo, é possível perguntar ao robô e entender melhor como ela funciona, por exemplo. A inteligência artificial também permite solicitar opções dentro do catálogo conforme uma característica, recebendo as melhores indicações para fechar negócio.

Marketing do portfólio

Conforme o usuário interage com o seu chatbot, a ferramenta pode aproveitar o contato para sugerir ofertas de forma estratégica, aumentando as vendas. A partir da inteligência artificial, o algoritmo consegue identificar elementos do perfil do usuário, recomendando sugestões para ajudá-lo a resolver uma situação.

Essa é uma prática que pode ser adotada quando o cliente tiver dúvidas relacionadas a um produto ou serviço, mostrando ao cliente que sua oferta é o que ele procura. Também pode ser um alicerce às práticas tradicionais de marketing, deixando o assistente disponível para consumidores com mais interesse em um anúncio.

Interatividade

A própria existência de um chatbot dinâmico por si só pode ser em diferencial para posicionamento de marca. Embora o usuário saiba que está falando com uma máquina, a forma como o diálogo é construído pode se tornar divertida.

Ao imprimir interatividade, desde o preenchimento de formulários até mesmo a disponibilização de jogos interativos, você cria uma experiência única para o cliente. Assim, ele passa a enxergar a marca como moderna e dinâmica, preocupada com a inovação no atendimento e do mercado.

Atendimento por voz

Os assistentes virtuais também podem ser configurados para realizar atendimentos por voz. É uma forma de explicitar ainda mais a inovação no atendimento, já que pode ser usada em tempo real para aprimorar os serviços.

Com o avanço de ferramentas de voz, as pessoas cada vez mais se habituam a interagir por voz e, portanto, disponibilizar um chatbot por voz permite se aproximar mais do seu público.

Conecte-se com o futuro e invista na inovação!

Com tantas aplicações possíveis para utilizar inteligência artificial e chatbot, você já tem motivos de sobra para investir em inovação. Os benefícios incluem posicionamento de mercado, melhoria do relacionamento de forma personalizada, serviços 24 horas por dia e até economia de custos.

Para aproveitar essa oportunidade, não é preciso quebrar a cabeça. Empresas como a Cedro Technologies disponibilizam chatbots já prontos para implementar no seu negócio, de forma personalizada conforme os objetivos e público-alvo.

Nós disponibilizamos a plataforma People, que não só agiliza e dinamiza o seu atendimento, mas também gera relatórios e métricas para você entender como evoluir seus serviços com frequência.

Agora que você já sabe como pode usufruir dos benefícios da inovação no atendimento com chatbots e inteligência artificial, está na hora de investir na tecnologia.  Conheça a nossa plataforma de comunicação People e conecte-se com o futuro!

Gostou? Compartilhe:

Thamara Araújo

Thamara Araújo

Especialista em Conteúdo na Cedro Technologies

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *