Integração via APIs: conheça o potencial para o mercado financeiro

Bruno Zago

06 setembro 2022 - 18:20 | Atualizado em 29 maio 2023 - 17:28

Homens analisando queda e subida de ações em tela de computador

Vivemos em uma era em que as APIs (Application Programming Interfaces) se tornaram parte integrante de quase tudo no mundo digital. Elas são, na verdade, uma coleção de protocolos, definições e ferramentas que permitem a interação e comunicação entre componentes de software.

As APIs permitem que um usuário se comunique com uma ferramenta ou aplicação. Com elas, é possível usar uma interface para solicitar algo de uma aplicação. Em seguida, ela passará os dados para uma API, que interpretará as informações e fornecerá uma resposta. Uma API converte os dados retornados em algo que o usuário possa entender.

No setor financeiro, as APIs são ferramentas essenciais que garantem operação e desempenho contínuos. No entanto, para um funcionamento otimizado e automatizado, os processos e sistemas de negócios precisam ter um meio pelo qual possam interagir e compartilhar dados críticos.

É aí que entra a integração via API. Para ajudar a entender mais sobre o conceito e benefícios, prossiga a leitura.

O que é a integração via API?

Fala-se muito sobre as integrações de API e, no domínio da transformação digital no mercado financeiro, elas são críticas. Mas é fácil para uma pessoa não técnica se perder no mar de padrões, termos e tendências em mudança.

A integração via API é a conexão entre duas ou mais aplicações por meio de internet que permitem que os sistemas troquem fontes de dados. Elas potencializam os processos e mantêm os dados sincronizados, aumentando a produtividade e gerando receita.

No entanto, há um requisito adicional para obter processos e procedimentos de negócios otimizados e automatizados que interagem e compartilham dados críticos. É aqui que entra a integração da API.

A importância das integrações via API

A integração via API tornou-se fundamental no mundo moderno devido à explosão de produtos e aplicações baseadas em nuvem. Como tal, as organizações do mercado financeiro precisam criar um sistema conectado em que os dados serão retransmitidos entre várias ferramentas de software sem a necessidade de fazê-lo manualmente.

Ela desbloqueia um novo nível de flexibilidade de informações e entrega de serviços. Também facilita a incorporação de conteúdo de diferentes sites e aplicativos.

4 benefícios da integração da API

Existem vários benefícios notáveis ​​da integração da API. Os mais importantes ​​incluem:

1. Automação

A integração via API permite a transferência automática de informações e dados de um aplicativo para outro. A automação bem-sucedida ajuda a eliminar o componente manual (humano), o que economiza tempo e reduz drasticamente os erros.

2. Escalabilidade

A integração via API permite que as empresas cresçam, pois não precisam começar do zero ao criar sistemas e aplicativos conectados.

3. Visibilidade, comunicação e relatórios simplificados

A integração via API permite visibilidade de ponta a ponta de todos os sistemas e processos para comunicação e relatórios aprimorados. Com uma abordagem simplificada, você pode rastrear e monitorar dados de forma eficaz, criando relatórios robustos com base em conjuntos de dados específicos e abrangentes.

4. Redução de erros

A integração da API permite a transferência de dados complexos e volumosos com redução de erros e inadequações.

Conheça as APIs da Cedro Technologies

A Cedro Technologies disponibiliza APIs para o mercado financeiro que ajudam o setor a transformar o complexo em simples, acelerando projetos. Para facilitar o consumo desses conectores, a empresa reuniu em um único lugar todas as soluções de investimentos necessárias para você acelerar o seu negócio no setor financeiro.

O objetivo é levar inovação para as empresas, com acesso fácil e rápido a informações do mercado.

Apresente rapidamente as suas soluções no mercado, integrando com as nossas soluções, como, por exemplo, com dados de negociação, consultas e cotações de ações do mercado de capitais. 

Com essa ferramenta, as empresas podem acompanhar em tempo real dados financeiros para seus projetos, apps e sistemas. A solução de alta estabilidade, baixa latência e ampla cobertura de dados está disponível para diversas aplicações, independentemente da linguagem ou do sistema operacional.

Conheça algumas das APIs disponibilizadas:

APIs de Market Data

  • API de Cotação do Ativo;
  • API de Negócios Realizados;
  • API de Volume por Preço;
  • API de Notícias do Mercado;
  • API Livro de Oferta;
  • API Ranking de Corretoras;
  • APIs Dados Fundamentalistas.

API Risk Cedro

  • API de Gerenciamento de Usuários;
  • API de Risco Operacional.

API Trading

  • API para negociação;
  • API para roteamento de ordens.

Entenda o funcionamento das APIs da Cedro Technologies

Com a integração da sua empresa à B3, é possível aproveitar um ambiente ideal com a estrutura completa para projetos que utilizem cotações, dados da Bovespa, dados de commodities agrícolas, séries de ações e futuros, variações e paridade de moedas, além de muitas outras taxas e indicadores específicos do mercado financeiro.

Com dois data centers, sinal forte e constante, com redundância ativo-ativo, recepção de sinal otimizado e compatibilidade com conexões como TCP/IP, XML ou JSON, a solução oferece maior desempenho, infraestrutura de dados e disponibilidade de rede, comparada a outras soluções de API financeira.

Essa pode ser a chance da sua empresa se posicionar com força no mercado competitivo, utilizando dados da B3 para colocar seus projetos em ação.

A integração via API é a cola que mantém os desenvolvimentos tecnológicos unidos e quem é um player do mercado financeiro não pode deixar de usá-las. A inovação tem pressa. Conte com a Plataforma de APIs da Cedro Technologies e acelere seu projeto.

Recomendados para você

Telas de computador com vários softwares sendo exibidos
API Ações: APIs para Dados e Negociação ...
Pessoa utilizando computador em mesa de escritório
Risk Cedro: centralize a gestão de risco de um único OMS multi-broker ...
Sala com uma série de máquinas de ponta
Access BM&FBOVESPA (B3) through API ...