home Sem categoria [Infográfico] 7 passos para criar um chatbot grátis

[Infográfico] 7 passos para criar um chatbot grátis

Os chatbots são uma excelente ferramenta para impulsionar o atendimento ao cliente, tanto externo como interno, das empresas. Eles podem ser utilizados em áreas como RH, financeiro, service desk, serviços de cobrança, fundos de pensão, instituições de ensino e muito mais.

Se você está procurando entender mais sobre essa tecnologia para aplicar ao seu negócio, vamos dar algumas dicas para você criar um chatbot para sua empresa. Confira:

[Infográfico] 7 passos para criar um chatbot grátis

1. Mantenha seu público-alvo em mente

Seu chatbot deve conversar com o seu público. Por isso, é importante conhecer o perfil das suas personas, saber a forma como gostam de conversar, entender o que eles procuram quando entram em contato com a sua empresa pelo bot e atender às suas necessidades. Detalhe todas as informações importantes para guiar na construção do robô. Considere também os canais que os usuários utilizam: Messenger, WhatsApp, Telegram, entre outros.

Exemplos de chatbots: o que as empresas estão fazendo?

2. Crie categorias para as principais solicitações dos clientes

Agora que o seu público está bem definido, liste quais são as principais solicitações que devem surgir nas conversas com o chatbot. Considere diversos aspectos: informações sobre a sua empresa, dúvidas sobre produtos, realizar compras, entre diversos outros aspectos. Essas categorias ajudam a organizar as interações do bot.

3. Dê personalidade para o seu bot

A personalidade do seu chatbot é importante para aumentar o grau de proximidade com o usuário. As mensagens de interação devem seguir a mesma linha que sua empresa utiliza no site e nas redes sociais. Se sua empresa tem um perfil mais formal, não faz muito sentido ter um chatbot brincalhão. Se o seu público é mais jovem e descontraído, não dá pra usar um robô todo sério.

4. Cadastre seu chatbot numa plataforma

Se você não tem conhecimento técnico em TI, é importante utilizar uma plataforma para criar seu chatbot. As intenções são a forma como o usuário pode questionar determinado assunto. As entidades e os recursos são a base de conhecimento que o robô utiliza para responder ao usuário. Cadastre todas essas informações para deixar seu chatbot disponível para atendimento.

5. Conte com a contribuição de usuários reais

Depois que seu chatbot estiver criado com todas as informações para ser utilizado pelo seu cliente, está na hora de testar como o seu chatbot está funcionando na prática. Peça para sua equipe testar, mas também conte com a colaboração de usuário reais. Diga que seu bot está em fase de aprendizado e os incentive a interagir para melhorar ainda mais sua performance.

6. Acompanhe o chatbot após o lançamento

Com a contribuição dos usuários reais e a publicação do seu chatbot, ainda não é hora de parar! É preciso acompanhar o chatbot: dar atenção às novas solicitações que ele ainda não responde, avaliar os relatórios, cadastrar novas respostas… O seu chatbot aprende e interage sozinho, mas seu trabalho de contribuição para torná-lo ainda mais apto para realizar interações deve ser constante!

7. Crie seu bot gratuitamente com o PEOPLE

A plataforma de atendimento com inteligência artificial desenvolvida pela Cedro Technologies, o PEOPLE, conta com uma série de recursos gratuitos para você publicar o seu chatbot.

Crie sua conta agora mesmo!

Gostou? Compartilhe:

Thiago Morais Felix Costa

Thiago Morais Felix Costa

Product Owner do PEOPLE na Cedro Technologies.