home Sem categoria Atendimento automatizado e satisfação do cliente: qual a relação entre eles?

Atendimento automatizado e satisfação do cliente: qual a relação entre eles?

Não é uma novidade dizer que estamos vivendo novos tempos, não é mesmo? A tecnologia está em toda parte, e a sociedade, acostumada com o imediatismo das buscas pela internet. Isso não poderia ser diferente na comunicação com o cliente. Por isso o atendimento automatizado tem contribuído positivamente para os índices de satisfação do cliente.

 A Accenture, nos últimos 10 anos, publicou um relatório anual chamado Global Consumer Pulse Research. A edição de 2020 traz dados muito importantes que evidenciam ainda mais a necessidade de um atendimento automatizado e omnichannel.  

Segundo a publicação, cinco anos atrás 78% dos consumidores usavam pelo menos um canal online durante a busca por novos produtos e serviços. Hoje, 88% o fazem e, desse número, quatro em cada dez gostariam de ter ainda mais interações digitais disponíveis.  

 Além disso, quase dois terços dos entrevistados disseram que usam canais online devido à velocidade e conveniência, enquanto pouco mais da metade se dizem mais impacientes e buscam um processo de decisão de compra rápido e simples.  

O fato é que aquele atendimento tradicional, por telefone ou e-mail, tem ficado no passado. E, para aumentar a satisfação dos clientes e conquistar sua fidelidade, é necessário ir além e investir em um atendimento automatizado e multicanal.

Continue a leitura do texto para entender mais sobre o assunto! 

O que é atendimento automatizado ao cliente? 

 A central de atendimento ao cliente sempre foi uma área muito criticada das empresas. E os problemas quase sempre são os mesmos: equipes sobrecarregadas, repetição de problemas e falta de análise e dados. Isso porque os canais de atendimento não tem conexão entre si o que acarreta uma demora na resolução de problemas.

Como ficou claro na introdução, os novos consumidores não aceitam mais esse serviço fragmentado. Eles querem entrar em contato por meio do canal de preferência e esperam um atendimento personalizado, integrado e ágil.

Além disso, quando as expectativas dos clientes não são correspondidas, trocam de marca rapidamente e deixam feedbacks negativos que podem influenciar a escolha de outras pessoas. 

 A melhor alternativa para deixar estes desafios de lado e aumentar o índice de satisfação dos clientes é contando com o apoio de um chatbot e tornando o atendimento automatizado. 

 

Benefícios de um atendimento automatizado.

Durante este texto nós já citamos alguns benefícios, como maior personalização e agilidade no atendimento ao cliente, por exemplo. Mas, ao integrar um serviço de inteligência artificial na prestação de serviços da empresa, não apenas sua equipe poderá exercer um trabalho melhor como também poderá aumentar a fidelidade dos seus clientes.

Confira agora mais algumas vantagens:  

  • Automatização do atendimento ao cliente em tempo integral e de forma centralizada

 Quando uma empresa escolhe trabalhar com estratégias omnichannel que incluem chatbot, todos os dados e histórico de interação dos clientes com a marca ficam salvos em apenas uma plataforma.  

Dessa forma, fica muito mais fácil de saber com quem o funcionário está falando e se inteirar dos problemas mesmo que o cliente tenha entrado em contato com a empresa através de canais de atendimento diferentes. Outro benefício da utilização da inteligência artificial é a disponibilidade full-time da ferramenta. Não importa a hora, o canal sempre estará preparado para atender por meio da IA.

  • Inteligencia artificial em constante aprendizado 

Já imaginou ter um chatbot treinado para responder às dúvidas frequentes dos clientes? Ainda mais com uma linguagem natural que compreende várias línguas, variações linguísticas e até mesmo gírias?  

Essa é a realidade do atendimento automatizado ao cliente. Algumas plataformas modernas e inovadoras já disponibilizam chatbots capazes de aprender as necessidades da empresa sem precisar de um desenvolvedor para isso.   

  • Geração de relatórios e análises de métricas 

Uma plataforma de atendimento robusta e completa oferece um módulo exclusivo para a geração de relatórios. Dessa forma, os gestores conseguem analisar os dados, métricas e visualizar informações importantes. Algumas análises podem ser feitas como dúvidas frequentes, qualidade dos atendimentos e maiores demandas.

Estes dados são fundamentais na criação de estratégias assertivas capazes de minimizar a sobrecarga da equipe e diminuir o volume de chamados e dúvidas.   

  • Redução de custos 

Aumentar o quadro de funcionários exige tempo e dinheiro, já que os colaboradores novos precisam ser contratados e treinados. Isso sem contar a necessidade de novos equipamentos e móveis. 

É claro que o serviço humano jamais será substituído pelos robôs, mas contar com um chatbot para resolver as pendências mais simples e repetitivas diminui a sobrecarga da equipe enquanto agiliza o atendimento ao cliente. E sempre que necessitar, o robô transporta automaticamente a chamada para um funcionário que estiver livre.

 

Como automatizar minha central de atendimento? 

 As vantagens de unir inteligência artificial ao atendimento ao cliente são incríveis, não é mesmo? E é por isso que a Cedro Technologies criou a plataforma de comunicação PEOPLE. 

 A empresa entendeu a grande necessidade de levar todos estes benefícios citados acima até as empresas e criou uma ferramenta omnichannel que proporciona uma comunicação eficiente e ainda conta com um chatbot personalizável. 

 Desde a criação do PEOPLE, a Cedro já foi responsável po12 milhões de interações com a plataforma, 1 milhão de atendimentos realizados e 11 milhões de mensagens enviadas e recebidas. 

 Que tal oferecer serviços melhores e aumentar a satisfação de seus clientes? Conheça o PEOPLE, a plataforma de comunicação da Cedro Technologies!  

Gostou? Compartilhe:

One thought on “Atendimento automatizado e satisfação do cliente: qual a relação entre eles?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *