A importância dos Meetups para as empresas

Leonardo Reis Vilela

21 setembro 2018 - 13:30 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:31

Equipe de profissionais de pé para uma foto

Diferente do estigma de que reuniões corporativas, geralmente, são monótonas e extremamente formais, os meetups surgem para quebrar esse padrão com reuniões descontraídas e movimentadas. Esse tipo de encontro geralmente resulta em variados ganhos tanto para quem participa quanto para os organizadores e as empresas que sediam os eventos. Neste artigo falaremos o que são os Meetups, qual a importância desses eventos e os benefícios adquiridos com ele. Vamos lá?

O que é um Meetup?

Meetup são grupos compostos por pessoas com interesses, paixões, hobbies ou habilidades profissionais semelhantes. O intuito desses grupos são os compartilhamentos de interesses, ideologias, experiências e negócios, proporcionando o aprendizado e possibilitando a disseminação do conhecimento. Os temas das reuniões são variados, podendo ser de grupos que deseja melhorar os passeios de bicicletas, até grupos que discutem sobre mídias sociais, tecnologia e tendências.

O ponto principal é que os Meetups são projetados para serem reuniões locais e “presenciais”, embora a rede on-line seja muito importante, não há nada mais proveitoso que um bom bate papo cara a cara.

Por que os Meetups são importantes?

Todo profissional independente da área de atuação, deve se conscientizar sobre a importância do networking e trabalho em rede na era digital, a rede pessoal é uma chave importante para o sucesso. E por isso esses encontros são tão importantes, pois, contribuem para o crescimento e interação entre as empresas, além de proporcionar a troca de experiência entre os profissionais.

Capacitação dos colaboradores

A tecnologia vive em constante evolução, e esta evolução ocorre de forma bastante acelerada, sendo assim, o profissionais precisam estar em constante atualização e estarem atentos às novas tendências tecnológicas e de mercado. Os meetups tornam-se um recurso valioso para treinamentos de novas tecnologias e tendências, além de ser uma boa opção para a reciclagem de colaboradores em suas áreas de conhecimento.

Novos olhares, novas perspectivas

O conceito dos Meetups é ouvir profissionais com os mesmos interesses em determinados assuntos, expondo pontos de vistas diferentes, baseados em suas experiências. O que pode ser um recurso poderoso para encontrar novos pontos de vista para os negócios e, consequentemente, novas soluções para as empresas.

Visibilidade da marca

Meetups podem ser uma grande vitrine para a sua empresa, através deles é possível expor seus produtos e serviços de uma forma mais tranquila, não focando somente na venda, mas também no conhecimento. Uma grande oportunidade para transmitir conhecimento e tornar a sua empresa conhecida.

Conhecimento do público-alvo

É essencial conhecer o público alvo da sua empresa, este é o primeiro passo para garantir o sucesso dos negócios, os Meetups possibilitam um melhor entendimento das empresas e pessoas que sua equipe de vendas está tentando alcançar, diminuindo de forma considerável o tempo de negociação gasto com elas. Pois, esses encontros nos permite ouvir e aprender enquanto conversamos sobre seus negócios, necessidades, problemas, interesses e seus objetivos.

Oportunidades de novos clientes e parceiros

Independentemente de qual seja o porte da empresa, parcerias são sempre bem vindas no ramos tecnológico e os Meetups são ótimos lugares para avaliar e identificar possíveis , além de ser uma excelente oportunidade para conquistar novos clientes para a sua empresa.

Compartilhar conhecimento

Os Meetups foram criados com o intuito de compartilhar informações ou experiências com outras pessoas dentro de uma comunidade com interesses em comum. Por isso, na maioria deles são realizadas apresentações, discussões ou demonstrações para ajudar a disseminar conhecimentos e lições por outras pessoas do grupo. A grande sacada é compartilhar conhecimentos e obter conhecimentos também. Afinal a vida é uma grande troca de experiências.

Oportunidades de conhecer novas pessoas

É ótimo ter amigos próximos, mas às vezes isso pode nos impede de aprender e enxergar novas oportunidades. A ramificação do nosso círculo de amigos normal para um círculo maior com interesses semelhantes pode nos ajudar a ter novas perspectivas e um novo olhar sobre o mundo. Existem muitos encontros com aspectos semelhantes, mas pessoas totalmente diferentes participam deles. Interagir com outras pessoas fora do nosso círculo comum nos dá a chance de crescer como indivíduo e nos conectarmos com aqueles que podem nos apresentar novas oportunidades.

Conhecimento de novos modelos de negócios

Para qualquer empresa é crucial se atentar às mudanças do mercado e ao surgimento de novos modelos de negócios, pois, dessa forma, é possível analisar os resultados e gerar insights para o aumento da margem. Com certeza, os Meetups podem ser considerados um poderoso recurso neste sentido, através de um bate papo é possível entender e analisar as novas tendências de mercado e se necessário adaptar o seu modelo de negócio para que ele seja cada vez mais rentável e lucrativo.

Credibilidade e referência

Os Meetups dá a sua empresa a oportunidade de liderar e se posicionar como especialista no segmento em que atua. Com isso as pessoas ficam mais dispostas e à vontade para fechar negócios com a sua companhia, aumentando o conhecimento e confiança nos seus produtos e serviços. Causando um impacto maior e gerando uma imagem forte e confiável.

Criação de Mailing

Toda vez que um novo membro se junta ao grupos de Meetups, sua empresa receberá o endereço de e-mail deles. E poder construir uma lista de e-mails com pessoas interessadas nos seus produtos e serviços é uma oportunidade e tanto. Pois, isso permite a criação e desenvolvimento de ações de relacionamentos com seu público-alvo, tornado seu negócio atrativo e rentável para o fechamento de novos negócios.

Contato com novos conceitos e ideologias

Vivemos em tempos de constante evolução, a cada dia surgem novos conceitos e ideologias acompanhados de novas tecnologias e possibilidades de negócios e melhorias de processos, a tão falada e desejada transformação digital das empresas está aí para nos provar a necessidade de estarmos em constante atualização e aprendizado, a fim de nos prepararmos para as grandes mudanças, e com toda certeza, os Meetups nos proporciona esses contatos e aprendizados.

Viu só? Esses são apenas alguns exemplos dos inúmeros benefícios proporcionados pelos Meetups. Com certeza, esses encontros podem contribuir muito para o crescimento pessoal e profissional da sua equipe, além de alavancar o resultado e desempenho da sua empresa.

Sua empresa está pronta para encontrar pessoas e oportunidades incríveis?

Recomendados para você

Corretoras do futuro: como ir além na abertura de conta digital? ...
Pessoa interagindo com inteligência artificial no celular
Como a inteligência artificial ajuda a retenção de clientes? ...
9-vantagens-do-outsourcing-de-ti-para-fintechs
Outsourcing de TI para fintechs: conheça as vantagens ...