home Sem categoria A importância do Timebox no Scrum

A importância do Timebox no Scrum

“Crie hábitos que confirmem seus valores e irão refletir em comportamentos que, consequentemente, se tornarão cultura.”

Quando a gente fala em Timebox, muitas pessoas se deixam levar pela simplicidade menosprezando o seu poder. 

Para entendermos a importância e a aplicabilidade do TimeBox, precisamos falar sobre as cerimônias do Scrum.

Toda cerimônia possui ao menos dois itens básicos: o seu objetivo e a duração (olha o Timebox aí). 

primeira e a que define todas as demais é a própria Sprint. Seu objetivo é o incremento de software que gere valor e pode variar de uma a quatro semanas,  segundo o Scrum Guide, conforme tabela abaixo. 

E, consequentemente, as demais cerimônias irão variar de acordo com o tempo de duração definido para a sprint. Com exceção da Daily que invariavelmente irá durar 15 minutos, independentemente do tamanho da sprint. O objetivo da daily é saber o que foi feito no dia anterioro que irá ser feito hoje e se há impedimentos. 

Dito isso, a reunião de planejamento (ou planning) varia de 2 a 8 horas conforme a tabela abaixo. Basicamente, ela define “o que” (objetivo) e “como” o trabalho vai ser feito para cumprir o objetivo da sprint. 

reunião de revisão (ou review) tem metade do tempo da planning ou se quiser gravar de forma mais fácil, ela corresponde à mesma quantidade de semanas da sprint e varia de 1 a 4 horas. A review tem foco na demonstração da entrega e validação do que foi realizado durante a sprint. 

Por último, mas não menos importante, a cerimônia de retrospectiva da Sprint, que dura entre 45 minutos e 3 horas, de acordo com a duração da sprint. A retrospectiva tem foco no processo e na sua melhoria. 

Sprint  Daily  Planning  Review  Retrospectiva 
Semana  00:15  02:00  01:00  00:45 
Semana  00:15  04:00  02:00  01:30 
Semana  00:15  06:00  03:00  02:25 
Semana  00:15  08:00  04:00  03:00 

Como “memorizar” a duração dessas diferentes cerimônias? 

Calma, não precisa se preocupar, nós te damos uma mãozinha… hehehe 🙂 

Para facilitar isso existem soluções, dentre elas, uma ferramenta gratuita de TimeBox aberta da Cedro Tech, que pode ser acessada de qualquer lugar, via web, mobile, etc. 

Timebox Scrum: http://timebox.cedrotech.com

Adicione esse link aos seus favoritos pra não esquecer na hora das cerimônias do seu time! 

Esta ferramenta foi criada inicialmente para uso interno, mas achamos que tudo que é bom deve ser compartilhado com toda a comunidade. 

Para qualquer time, independente da maturidade 

Se o seu time ou empresa ainda está em estágio de amadurecimento no Scrum, com certeza, criar o hábito de seguir o Timebox vai ajudar a transformá-lo em cultura. 

Inicie tentando seguir o que o Guia do Scrum sugere. 

Mas se o seu time ou empresa já é “fodástico” no Scrum e também é adepto de filosofias como Shu-Ha-Ri (Shu significa “Siga a regra”, Ha significa “quebre a regra” e Ri significa “seja a regra”) e é daqueles que acreditam, por exemplo, que devemos adaptar frameworks a cada realidade, tudo bem também! Pois o Timebox da Cedro Technologies permite a você customizar facilmente o tempo das cerimônias, de acordo com o que seu time está acostumado e mantém salvo isso em cache do seu Browser. 

Por que o Timebox é importante? 

Algumas pessoas podem falar: Por que apenas não usamos um cronometro? 

Por que apenas não realizo as cerimônias e vou ajustando o tempo de acordo com o necessário? 

Aí é que entra a chave da questão! Se há exceção, se torna regra, daí, vai tudo por água abaixo. Você pode mudar antes, mas uma vez definido, siga o que foi definido. 

Digamos que as dailys não têTimebox, os times começam a discutir detalhes técnicos durante a cerimônia e, de repente, esta cerimônia vira uma daquelas reuniões comunsinfindáveis e sem foco. 

 A importância do Timebox no Scrum

Respondendo à pergunta acima: Por que apenas não usamos um cronômetro? 

Primeiro, porque você não precisa ficar “decorando” o timebox de toda cerimônia. 

Segundo, porque já vem pré-configurado de acordo com o tamanho da sprint. 

 A importância do Timebox no Scrum

Terceiro, dá maior visibilidade para todo o time durante as reuniões diárias. Todo mundo acompanha e vê o tempo correndo, tendo uma noção melhor de quanto falta para terminar. 

 A importância do Timebox no Scrum

 A importância do Timebox no Scrum

Então, mãos à obra! 

O Timebox da Cedro Technologies é livre e pode ser utilizado por qualquer equipe de qualquer empresa e em qualquer lugar. 

Está disponível nos Idiomas: Português, Inglês e Espanhol. 

Testou lá e tem alguma sugestão? Fique à vontade para utilizar o botão “Feedback” dentro da página. 

Gostou? Compartilhe:

Herivelton Martins

Herivelton Martins

Scrum Master e Agile Coach apoiando no processo de Transformação Ágil. Atua como Arquiteto de Soluções, líder de times de desenvolvimento e desenvolvedor em projetos de Software desde 2000.