A importância do setor de TI nas empresas

importância do setor de TI nas empresas

À medida que a tecnologia avança a passos largos em todos os setores do mercado, fica cada vez mais evidente o quanto é importante que as empresas se adaptem a esse cenário e acompanhem essa evolução em seus negócios.

Para isso, é fundamental que haja as tratativas de uma área de TI na empresa, com dedicação não apenas de buscar soluções inovadoras, mas, também, que possa dar suporte a tais soluções, envolvendo toda a empresa no dia a dia de suas estratégias. Acompanhe esse conteúdo e saiba mais.

 

Qual a importância do setor de TI nas empresas, hoje?

Se antes a área de TI das empresas era considerada meramente coadjuvante no dia a dia dos negócios, normalmente com um espaço físico pequeno e poucos colaboradores dividindo uma rotina discreta de atividades; hoje, não há dúvidas do quanto a tecnologia se tornou protagonista na rotina de todos os tipos de negócio e o quanto ela é essencial para o sucesso da empresa.

Observando as empresas que mais se destacam no mercado atualmente, vemos que dentre as principais responsabilidades e funções de suas áreas de TI, destaca-se a implantação de soluções que melhorem a experiência do cliente e do colaborador, incluindo:

● Disponibilização de canais digitais e Omnichannel;

● Captura, tratativa e disponibilização adequada de dados;

● Tratativas de segurança da informação (inclusive, LGPD);

● Automatização de processos variados da rotina;

● Implementação e documentação de processos e padrões;

● Apoio tecnológico para alcance das decisões estratégicas da empresa;

● Modernização da parte financeira, como disponibilização de meios de pagamento digitais;

● Modernização de controle de estoque e inventário;

● Flexibilização da rotina de trabalho através de ferramentas de conectividade (que possibilitando o home office, inclusive);

● Inovação na disponibilização e armazenamento de recursos na nuvem.

Um ponto interessante a destacar é que essa onda de modernização dos negócios abre também um mundo de oportunidades para profissionais da área de TI, o que acaba sendo vantajoso não apenas para eles próprios (principalmente os que estão buscando uma oportunidade no mercado), mas também, para as empresas que poderão contar com profissionais cada vez mais preparados e atualizados.

 

Manter um setor de TI ou terceirizar? Qual melhor opção?

O que é muito comum nas empresas que percebem a importância (e porque não dizer, a necessidade atual) de contar com um setor de TI, mas não possuem recursos ou espaço físico para mantê-lo em suas dependências, é optar pela terceirização.

Além de ser relativamente fácil encontrar empresas específicas para terceirização de serviços de TI, o custo pode ser atrativo se comparado ao investimento necessário para a criação de uma área própria, na empresa.

No entanto, antes de escolher a empresa a ser contratada para terceirização, é importante conhecê-la bem, procurando saber quem são os seus clientes atuais, as tecnologias oferecidas, tempo de mercado, etc.

Mas, de maneira geral, a contratação de profissionais de TI terceirizados e a aquisição de soluções prontas, tendem a ser a opção mais assertiva, nesse momento em que a transformação digital é uma realidade acelerada no mercado e as empresas que não querem perder para a concorrência precisam acompanhar esse momento.

Isso porque, o desenvolvimento de inovações tecnológicas ou mesmo a prestação de suporte técnico dentro da empresa, requerem a disponibilização de ferramentas adequadas, além de espaço físico apropriado, profissionais capacitados, treinamento, adaptação da rotina do negócio, etc.; o que pode custar caro e levar tempo para engrenar.

Poder contar então com a aquisição de soluções prontas, acelerará o seu negócio e tornará a sua empresa compatível com as tendências de TI em um curto espaço de tempo e com muito mais tranquilidade e facilidade.

 

A sua empresa está preparada para as próximas tendências tecnológicas?

Essa é uma reflexão importante e que traz à mente, a necessidade de refletir a médio e longo prazo, pois, as evoluções de tecnologia avançaram rapidamente nos últimos anos . Então, será que a sua empresa está preparada para acompanhar nesse mesmo ritmo, as evoluções que estão por vir?

Considerando esse cenário, vale a pena pensar sobre a importância do setor de TI nas empresas e, caso não haja um na sua empresa, desde já pense em um plano estratégico para criá-lo ou então, opte pela aquisição de soluções prontas ou terceirização de recursos.

Lembrando que, se você tiver dúvidas, sugestões e comentários sobre o tema, não deixe de registrar aqui!

Texto originalmente escrito pelo blog o ProgramaThor. 

Deixe uma resposta