home Sem categoria Importância de DevOps para as organizações

Importância de DevOps para as organizações

DevOps é um termo que está se popularizando na área de TI. Junção dos termos “development” (desenvolvimento) e “operations” (operações), o objetivo dessa área é integrar o trabalho dessas equipes – o que é um grande desafio, inicialmente.

A falta de comunicação entre as áreas de desenvolvimento e de operações pode parecer que seus objetivos são contraditórios. Desenvolvedores são cobrados pela entrega de funcionalidades em aplicações que gerem valor, enquanto a equipe de infraestrutura é cobrada para manter a estabilidade de um ambiente.

Quando esse desalinhamento existe, falhas são geradas, atrasos são comuns, retrabalhos acontecem toda hora e, ainda por cima, o produto final pode apresentar baixa qualidade. Além do desgaste que acontece internamente, o pior resultado é diante do cliente, que é o principal afetado por esse descompasso.

Basicamente, então, DevOps é um modelo que busca aproximar o desenvolvimento da operação para simplificar processos, integrar essas equipes, obter maior qualidade com as entregas e oferecer respostas mais rápidas aos clientes.

Pilares de DevOps

A cultura DevOps incorpora diversas atividades e métodos para conseguir conquistar os melhores resultados, de acordo com as necessidades específicas do projeto em questão: Infra-as-Code, metodologias ágeis, testes e muitos outros.

Com o trabalho de unificar desenvolvimento e operações, DevOps pode ser estruturada em quatro pilares principais: Comunicação, Colaboração, Automação e Monitoração.

Pilares da Cultura DevOps

Benefícios de DevOps

As empresas que aplicam DevOps às suas equipes de TI, têm notado uma série de mudanças benéficas aos seus processos e clima interno. Listamos a seguir 5 vantagens que esse modelo pode proporcionar ao seu negócio:

1. Áreas integradas

Esse foi um ponto que frisamos muito ao longo deste artigo, mas é importante ressaltar mais uma vez. Mais do que unir equipes de desenvolvimento e de operações, DevOps também rompe barreiras existentes no negócio, agilizando processos inclusive para gestores. O propósito de entregar a solução com real valor para o cliente se sobressalta.

2. Processos simplificados

Com DevOps, o trabalho torna-se menos burocrático e mais barato, estimulando a reutilização de módulos de software, o desenvolvimento de projetos mais flexíveis às mudanças e a redução de esforços de entrega.

3. Tarefas automatizadas

A produção manual do projeto e outras tarefas das equipes podem ser agilizadas com a automatização de rotinas, na cultura DevOps. Assim, equipes podem ser alocadas nas melhorias contínuas do projeto.

4. Área de TI modernizada

Para viabilizar os objetivos do cliente, DevOps é inerentemente adepta à tendência de cloud computing, computação em nuvem, utilizando softwares, plataformas e infraestruturas para agilizar o trabalho das equipes. Além de estar atualizada com tecnologias de última geração, também proporciona a diminuição de custos operacionais e a melhora da rotinas de TI.

5. Colaboração estimulada

Com DevOps, seus colaboradores têm o acesso à informação facilitado e esse relacionamento com a tecnologia traz uma nova cultura organizacional para sua empresa. A integração entre as áreas e entendimento da solução é estimulado, para encontrar problemas e soluções com mais agilidade.

Aplique DevOps ao seu negócio

Sua empresa já aplica esse modelo na área de TI? Quer conhecer sua aplicação mais a fundo? DevOps traz inúmeras vantagens para o melhor aproveitamento de tecnologia das suas equipes. Entre em contato com nossos consultores e saiba como aplicar essa metodologia à sua organização.

Gostou? Compartilhe:

Diogo Alves Miranda Barbosa

Diogo Alves Miranda Barbosa

Arquiteto de soluções e Líder do time de DevOps na Cedro Technologies.