Importância de DevOps para as organizações

Rogério Marques

27 fevereiro 2019 - 09:00 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:31

Pessoas trabalhando em computadores dentro de um escritório

DevOps é um termo que está se popularizando na área de TI. Junção dos termos “development” (desenvolvimento) e “operations” (operações), o objetivo dessa área é integrar o trabalho dessas equipes – o que é um grande desafio, inicialmente.

A falta de comunicação entre as áreas de desenvolvimento e de operações pode parecer que seus objetivos são contraditórios. Desenvolvedores são cobrados pela entrega de funcionalidades em aplicações que gerem valor, enquanto a equipe de infraestrutura é cobrada para manter a estabilidade de um ambiente.

Quando esse desalinhamento existe, falhas são geradas, atrasos são comuns, retrabalhos acontecem toda hora e, ainda por cima, o produto final pode apresentar baixa qualidade. Além do desgaste que acontece internamente, o pior resultado é diante do cliente, que é o principal afetado por esse descompasso.

Basicamente, então, DevOps é um modelo que busca aproximar o desenvolvimento da operação para simplificar processos, integrar essas equipes, obter maior qualidade com as entregas e oferecer respostas mais rápidas aos clientes.

Pilares de DevOps

A cultura DevOps incorpora diversas atividades e métodos para conseguir conquistar os melhores resultados, de acordo com as necessidades específicas do projeto em questão: Infra-as-Code, metodologias ágeis, testes e muitos outros.

Com o trabalho de unificar desenvolvimento e operações, DevOps pode ser estruturada em quatro pilares principais: Comunicação, Colaboração, Automação e Monitoração.

Pilares da Cultura DevOps

Benefícios de DevOps

As empresas que aplicam DevOps às suas equipes de TI, têm notado uma série de mudanças benéficas aos seus processos e clima interno. Listamos a seguir 5 vantagens que esse modelo pode proporcionar ao seu negócio:

1. Áreas integradas

Esse foi um ponto que frisamos muito ao longo deste artigo, mas é importante ressaltar mais uma vez. Mais do que unir equipes de desenvolvimento e de operações, DevOps também rompe barreiras existentes no negócio, agilizando processos inclusive para gestores. O propósito de entregar a solução com real valor para o cliente se sobressalta.

2. Processos simplificados

Com DevOps, o trabalho torna-se menos burocrático e mais barato, estimulando a reutilização de módulos de software, o desenvolvimento de projetos mais flexíveis às mudanças e a redução de esforços de entrega.

3. Tarefas automatizadas

A produção manual do projeto e outras tarefas das equipes podem ser agilizadas com a automatização de rotinas, na cultura DevOps. Assim, equipes podem ser alocadas nas melhorias contínuas do projeto.

4. Área de TI modernizada

Para viabilizar os objetivos do cliente, DevOps é inerentemente adepta à tendência de cloud computing, computação em nuvem, utilizando softwares, plataformas e infraestruturas para agilizar o trabalho das equipes. Além de estar atualizada com tecnologias de última geração, também proporciona a diminuição de custos operacionais e a melhora da rotinas de TI.

5. Colaboração estimulada

Com DevOps, seus colaboradores têm o acesso à informação facilitado e esse relacionamento com a tecnologia traz uma nova cultura organizacional para sua empresa. A integração entre as áreas e entendimento da solução é estimulado, para encontrar problemas e soluções com mais agilidade.

Aplique DevOps ao seu negócio

Sua empresa já aplica esse modelo na área de TI? Quer conhecer sua aplicação mais a fundo? DevOps traz inúmeras vantagens para o melhor aproveitamento de tecnologia das suas equipes. Entre em contato com nossos consultores e saiba como aplicar essa metodologia à sua organização.

Recomendados para você

Mulher utilizando tela interativa exibindo gráficos
Cientista de dados: transformação digital impulsiona novas profissões ...
Pessoas discutindo projetos em escritório
Cinco principais desafios do CIO de mercado financeiro ...
Pessoa utilizando computador
Fique por dentro de como criar aplicativos pelo Xamarin! ...