A importância da UX na melhora da abertura de contas digitais

Rogério Marques

03 outubro 2019 - 09:00 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:48

Mulher em casa utilizando tablet

Apenas o fato de pensar em entregar seu dinheiro como forma de investimento nas mãos de corretoras de valores, DTVMs, entre outros, por si só já é assustador.

Se a pessoa é inexperiente no assunto, a sensação pode ser ainda pior. São investimentos de renda fixa, tesouro direto, previdência privada, ações… As possibilidades são muitas, assim como as instituições financeiras disponíveis no mercado. 

Em plena era da transformação digital, é necessário ter um bom diferencial para se sobressair a tantas opções e garantir a segurança que os novos ou antigos investidores precisam sentir antes de tomarem qualquer decisão.

Independentemente da quantia de dinheiro que seu cliente tenha, ele merece o melhor tratamento possível antes mesmo de fazer o primeiro investimento. Ou seja, a instituição financeira deve oferecer a melhor experiência logo na realização do cadastro digital para a abertura de conta.    

A seguir, vamos abordar os itens necessários que um bom processo de abertura de contas deve ter e como buscar seu diferencial com a melhora da experiência do usuário desde o primeiro contato com a corretora de investimentos ou DVTM. 

Importância da melhora na abertura de contas

Os clientes nativos digitais têm influenciado profundamente os serviços oferecidos pelas empresas de todos os setores da economia. Pessoas que passam grande parte da vida on-line, que conseguem fechar qualquer negócio por meio de um simples smartphone não se satisfazem com qualquer serviço burocrático e demorado.

A Deloitte entrevistou 3 mil pessoas sobre os processos de abertura de contas de diferentes instituições financeiras. Mesmo com grande parte dos entrevistados vendo este tipo de experiência de maneira favorável em comparação aos processos similares de outros setores, e estando todos eles cientes dos regulamentos obrigatórios, 27% dos entrevistados ainda esperam por melhorias. 

Não é de se espantar que, deste número, 42% são da geração millennial, ou seja, nativos digitais.

Efetuar melhorias no processo de abertura de contas pode ser vital para as corretoras ou distribuidoras de títulos se manterem competitivas e garantirem a lealdade dos clientes. Se eles não se sentirem totalmente satisfeitos logo no início do relacionamento, têm grande propensão em levar seus negócios para outra instituição. 

Além disso, dentre os consumidores que apontaram a necessidade de melhorias na experiência de abertura de contas, todos eles se mostraram menos propensos em comprar produtos ou serviços adicionais na empresa e menos entusiasmados em recomendar a instituição para familiares e amigos. 

Parece ruim, não é mesmo? A seguir, vamos ver como você pode melhorar a experiência da abertura de contas da sua empresa!

Como melhorar a experiência de abertura de contas 

O primeiro passo é obter tecnologia para o mercado financeiro que atenda às demandas dos clientes, investindo não apenas nos recursos certos para melhorar a interface digital direta com os clientes, mas também na equipe.

Todo o processo de abertura de contas pode ser digital, mas características especificamente humanas, como a empatia, devem ficar por conta do pessoal do suporte e continuam sendo de extrema importância. 

Além disso, a instituição financeira deve oferecer mais dois itens indispensáveis durante o onboarding de novos clientes: instruções claras e velocidade. 

A mesma pesquisa da Deloitte mostrou que os entrevistados que exigiam melhorias no processo de abertura de contas sentiam que os requisitos de informação e documentação das empresas especialistas em fundos de investimento nem sempre eram claros. 

Quanto à velocidade, o tempo que leva para abrir uma conta foi a única observação preditiva para aqueles que buscavam melhorias. A velocidade em todo o processo é um grande diferencial, já que abrir uma conta de depósito num tempo de 45 a 60 minutos tem cinco vezes mais chances de causar feedbacks negativos do que as abertas em menos de 15 minutos. 

Uma ótima forma de cumprir estes requisitos e melhorar o processo de integração de novos clientes é investir em experiência do usuário. 

Inicialmente esta estratégia nem precisa ser cara e complicada. Algumas medidas básicas podem ser tomadas de forma que transformem todo o processo de abertura de contas e, principalmente, a validação cadastral, mais intuitiva e prazerosa. Vamos a elas:

Ofereça aparência e usabilidade da página de acordo com o público-alvo

Conhecer o seu público-alvo antes de executar qualquer alteração dos processos de abertura de contas é, talvez, a etapa número um de toda a estratégia de UX. É desse modo que você poderá se comunicar de maneira mais eficiente e criar formas de aproximação mais eficazes.

Solicite apenas os dados necessários

Ninguém quer ficar perdendo tempo atrás de documentos e comprovantes diversos. Lembre-se, a agilidade também é um diferencial!

Diminua a quantidade de telas

Quanto mais informações e etapas, maior a probabilidade dos clientes encontrarem dúvidas e dificuldades. Seja objetivo.

É claro que construir um ambiente que ofereça a melhor experiência e usabilidade para o cliente não é um processo fácil. Mas a Cedro Technologies está pronta para ajudar a oferecer a experiência premium que seu cliente merece. 

Pronto para conhecer o Embark?

Embark, sua plataforma de cadastro digital

A Cedro Technologies é uma empresa que atua na área de TI com foco no mercado financeiro e em negócios digitais. Ou seja, é a parceria perfeita para ajudá-lo a melhorar sua abertura de contas e o cadastro digital.

Quando você opta pelo Embark, plataforma de abertura de contas, garante a gestão do cadastro digital de ponta a ponta! 

Além disso, a plataforma ainda oferece:

Gestão de todos os processos do cadastro

Acompanhe todo o processo de cadastro do usuário, desde o preenchimento da primeira tela do formulário. Dessa forma você fica mais próximo do seu cliente desde o início do relacionamento.

Auditoria

No backoffice de cadastro, todas as aprovações e alterações são bem definidas de modo que facilitem a gestão e a organização do cadastro.

Validação de dados rápida e automatizada

Com a rapidez e a automatização na validação de dados, desde os mais simples, como CPF e CNPJ, até os mais complexos, como ações judiciais e trabalho escravo, sua equipe ganha tempo e pode focar na análise dos dossiês gerados, facilitando a confirmação de cadastro e o trabalho de compliance!

Integração com sistemas legados

A plataforma Embark disponibiliza APIs que permitem a integração dos sistemas legados e softwares da sua corretora de valores ou DVTM, facilitando a distribuição de informações entre seus clientes.  

São muitas vantagens! E o melhor: pensadas por especialistas que entendem tudo sobre o seu negócio e trabalham duro para tornar o seu dia a dia ainda mais fácil!  

Conte com a Cedro e conheça a empresa e suas soluções mais de perto clicando aqui.

 

Recomendados para você

Homem segurando tablet enquanto olha para a tela sorrindo
10 estratégias de experiência de consumidor em que a TI deveria focar ...
auditoria-de-compliance
Como realizar a auditoria de compliance na sua empresa ...
Pessoas em uma reunião analisando folha com gráficos
Veja quais são os novos desafios tecnológicos das fintechs ...