Qual a importância da segurança digital para as empresas?

20 / 10 / 2022

pessoa acessando notebook enquanto aparecem hologramas de documentos acima do teclado

A segurança digital se transformou em um assunto prioritário para as empresas, afinal na mesma proporção que novas soluções tecnológicas são lançadas, novas formas de ataques virtuais são praticadas diariamente usando essas mesmas ferramentas.

Com isso, as organizações devem olhar com mais atenção para suas iniciativas de cibersegurança. A boa notícia é que grande parte dos produtos e serviços chegam acompanhados de recursos múltiplos para facilitar e automatizar as decisões e a própria gestão em segurança.

A seguir, iremos entender os principais motivos para direcionar parte dos seus recursos e esforços em qualificar a segurança digital na sua empresa. Vamos lá?

Qual a importância da segurança digital para as empresas?

Uma pesquisa da PwC Digital Trust Insights 2022, divulgada pelo portal O Globo, mostrou que 83% das empresas estão atentas no investimento em segurança virtual no Brasil para os próximos anos.

Por outro lado, em escala global, segundo a empresa de segurança digital Tanium, quase 80% das organizações só se preocupam após alguma tentativa bem-sucedida de violação de dados.

Ao gerenciar um negócio com alta demanda de um sistema de segurança digital, é importante refletir sobre qual o cenário e a posição da empresa frente a essas estatísticas.

Independentemente da resposta, é essencial lembrar que a prevenção é um caminho muito mais eficiente nessa batalha contra ataques virtuais, já que as soluções de segurança digital são mais acessíveis e eficientes e, ao cuidar de um plano de emergência para minimizar prejuízos de um ataque cibernético, os prejuízos podem ser tão amplos quanto diversificados.

Como os ataques cibernéticos ocorrem?

Embora tenhamos citado a violação de dados, acima, como um ataque à segurança e privacidade digital das empresas, os crimes virtuais podem acontecer de diversas maneiras e com objetivos variados.

No geral, essas tentativas de invasão podem ser aplicadas de diversas formas. Os mais comuns tipos de ataques cibernéticos são:

  • Backdoor: Acessar outros dispositivos remotamente;
  • Phishing: Distribuir links maliciosos que permitem aos criminosos o acesso ao dispositivo desejado;
  • Spoofing: Assumir a identidade de um usuário para realizar ações em seu nome;
  • Manipulação de URL: Usada para acessar páginas privadas;
  • Ataques DoS e DdoS: Causar turbulência e indisponibilidade a sistemas;
  • Ransomware: Bloquear servidores, exigindo pagamentos para liberá-lo;
  • Eavesdropping: Roubo de dados — como dados de pagamento e/ou bancários — para uso próprio.

Além dessas, ainda existem muitas outras ações criminosas que podem gerar problemas múltiplos para as pessoas e organizações, mas para fazer a prevenção, conhecer as formas mais comuns de ataque é o suficiente para instalar métodos de precaução dessas vulnerabilidades.

Quais são os riscos em torno da violação de sua segurança digital?


Em 2021, os prejuízos ligados a crimes virtuais chegaram à casa dos US $6 trilhões mundialmente, de acordo com uma matéria da Revista Extra. É um número expressivo e que não se limita à questão financeira.

Isso porque, por mais que uma empresa seja vítima de ataques bem-sucedidos, muitas vezes o consumidor perde a confiança em sua marca porque seus dados foram violados.

Dessa maneira, muitos empreendimentos têm que lidar com os investimentos de última hora para gerir e controlar a crise, investir em soluções de reparo e de reforço à segurança digital e, ainda, lidar com esse problema que afeta a reputação da marca em médio e longo prazo.

Além disso, o planejamento e outras metas da empresa podem ficar em segundo plano, enquanto essa crise é gerenciada, e prováveis gastos judiciais (de clientes afetados, por exemplo) podem impactar ainda mais a empresa.

Como foi dito, existem múltiplos prejuízos decorrentes de um crime virtual que poderia, possivelmente, ser evitado com um investimento assertivo em segurança digital e privacidade.

Como implementar um bom plano de segurança digital na empresa?

O primeiro passo consiste em realizar um planejamento focado nas características do seu negócio e nas suas necessidades e objetivos. Avaliar as soluções adotadas no mercado (como em outras empresas do seu ramo de atuação) e as tendências e inovações tecnológicas também ajudam a nortear o seu planejamento de reforço à cibersegurança.

Com isso, você já pode estabelecer um robusto plano para se proteger e prevenir-se contra ataques virtuais, sejam eles externos ou internos, e promover múltiplas camadas de proteção para o seu negócio manter o bom armazenamento e a segurança de dados digitais.

Além disso, vale a pena investir em soluções que coloquem o seu sistema de segurança digital à prova. Soluções e profissionais especializados em pen test ou red team e blue team simulam tentativas de invasão a fim de determinar a qualidade da sua segurança digital e eventuais brechas.

Saiba mais: 10 cuidados que devem ser tomados com a sua segurança digital

Só assim, você vai estabelecer um panorama completo de tecnologias, boas práticas e ações e reações para as mais variadas tentativas de invasão e violação de dados.

O que, certamente, se converte em muito valor agregado à sua empresa e converte esse investimento em um benefício diversificado de redução de riscos e de perdas (materiais ou não).

Soluções de segurança digital

Ao longo deste artigo, exploramos a segurança das informações digitais por meio dos grandes problemas que os criminosos virtuais têm causado em nível global.

Também destacamos os riscos em torno dos ataques bem-sucedidos e a gravidade que uma violação de dados (sensíveis ou não) podem causar às organizações. Até destacarmos algumas medidas que podem ser adotadas para compor um planejamento personalizado de segurança digital para proteger o seu negócio.

Pensando em amenizar os riscos de invasões e promover maior segurança no ambiente virtual que a Cedro Technologies desenvolveu o Data Engine, uma plataforma de segurança digital voltado para fazer controle e redução de fraudes em ações como validação cadastral e compliance.

Para saber mais sobre a solução, entre em contato com nossos especialistas e confira como implementar essa solução de segurança digital no seu negócio.

E se você tem interesse em saber um pouco mais sobre soluções de tecnologia e, especialmente, as melhores abordagens para proteger-se de ataques virtuais, acompanhe nossas dicas e novidades no blog da Cedro!

Deixe uma resposta