home Sem categoria Como a IA pode ser uma grande aliada do setor de transportes

Como a IA pode ser uma grande aliada do setor de transportes

Você sabe como a transformação digital está impactando as transportadoras? Com o grande aumento nas compras online desde o início do isolamento social, um setor que viu a sua demanda crescer foi o de transporte. 

Para sobreviverem no universo virtual que está em expansão, as empresas não têm outra alternativa senão se adaptarem. Essa adaptação passa pelo uso de inteligência artificial na condução dos processos corporativos. 

Neste cenário, ganham forças os bots e as automações para um maior controle das operações. No post de hoje, vamos mostrar a importância da IA para as transportadoras e, ao final, vamos apresentar uma solução inovadora para empresas que querem estar è frente do mercado e otimizarem seu atendimento ao cliente com a ajuda da tecnologia. 

Confira!

Inovação e transformação digital

O setor de transportes tem uma característica de ser um pouco fechado para inovações e transformação digital. Esse histórico se deve também à desconfiança das transportadoras nos motoristas, seguradoras e corretoras, entre outros. Mas hoje, a tendência é a digitalização dos processos, principalmente se tratando de grandes empresas.  

A transformação digital e a inovação estão intimamente ligadas. Afinal, a primeira diz respeito a criar ou usar novas tecnologias para operar mudanças, seja no ramo dos negócios ou em outros setores da sociedade. Além disso, ambas procuram suprir uma necessidade de mercado gerada por consumidores cada vez mais conectados, exigentes e inteirados em relação à tecnologia. 

Com as novas demandas, as empresas têm que criar soluções inovadoras para atender às dores dos clientes e se destacar da concorrência. Afinal, no mundo digital de hoje, não se adaptar às mudanças pode comprometer a sobrevivência das organizações. Assim, a inovação deve fazer parte da estratégia dessas empresas e com as transportadoras não é diferente. 

Ao mesmo tempo, acompanhar a transformação digital não traz benefícios apenas para os clientes das empresas, mas para os resultados que elas obtêm. Afinal, a tecnologia nunca esteve tão avançada e, hoje, é capaz de solucionar problemas de forma rápida e eficiente. 

Por isso, os negócios devem encarar a transformação que está ocorrendo de uma forma positiva e como uma oportunidade de adotar mudanças que podem revolucionar completamente as culturas organizacionais que constituem suas corporações. 

Agora que você já entendeu por que deve colocar a inovação no centro das suas estratégias para acompanhar a transformação digital em curso e oferecer a melhor experiência para o seu cliente, vamos ver a importância da IA para as transportadoras. Continue lendo!

A importância da IA para o setor de transportes

A digitalização das transportadoras traz automação e controle de processos, tanto em relação a atendimento ao cliente, como registros, tráfego de informações, comunicação, entre outros. Um dos pontos de atenção para o setor é o controle das operações, porque caso ocorra algum gap em determinado processo, todo o transporte pode ser prejudicado. 

Como exemplo, a falta de preenchimento correto de um documento pode fazer com que a seguradora não pague o cliente se ocorrer algum sinistro (acidente, roubo, etc.). A inteligência artificial entra para otimizar processos, diminuindo os riscos de erros, controlando toda a cadeia logística e reduzindo custos.

Além disso, o atendimento ao cliente é um dos pontos de atenção mais importantes para uma empresa. Afinal, é ele que garante que as demandas do consumidor serão solucionadas. Com a inteligência artificial, ele pode ser feito a qualquer hora do dia ou da noite, reduzindo gastos com capital humano e com atendimento por telefone. Mas como a IA pode, realmente, mudar a forma como a sua transportadora atende seus consumidores? Descubra agora!

Automação e controle de processos

Como vimos, a IA tem papel fundamental para a automação e a otimização de processos. Neste sentido, entram os bots e chatbots, ou robôs de conversação. Estas são ótimas formas de tirar dúvidas dos clientes internos ou externos de uma forma rápida e prática, economizando o tempo da equipe, que pode se dedicar apenas às solicitações mais específicas. Afinal, é possível programar respostas e planejar conversas, integrando o chatbots aos seus principais canais de atendimento. 

Além disso, os chatbots podem funcionar no regime 24/7, ou seja, 24 horas por dia, durante toda a semana. Assim, você desafoga a demanda do seu time e faz a fila de atendimento circular rapidamente. Com isso, a experiência do usuário é melhor, porque ele não tem que esperar para ser atendido e pode tirar suas dúvidas no momento em que elas surgirem. 

Conheça a plataforma PEOPLE

A Cedro Technologies tem a plataforma ideal para garantir a automação e o controle dos processos de atendimento da sua transportadora. É o PEOPLE. Com ele, você consegue criar e gerenciar chatbots para complementar o atendimento humano oferecido pela sua empresa de uma forma segura e sem precisar gastar com manutenção. Assim, você estabelece um contato muito mais dinâmico e otimizado com os usuários. 

O PEOPLE é mais uma das soluções desenvolvidas pela Cedro Technologies para suportar todas as etapas envolvidas na criação de bots como entendimento, prototipação e lançamento nos sistemas de mensageria.

Os chatbots criados por meio do PEOPLE permitem integração aos seus outros canais de atendimento para tornar a experiência do seu cliente muito mais fluida e completa. A plataforma é intuitiva e cria relatórios personalizados de interações para uma análise melhor das suas operações. Com ela, também é possível delegar tarefas aos responsáveis pelo atendimento, agilizando os processos internos da sua empresa. 

Além disso, o PEOPLE permite recursos de voz multi-idiomas e também conta com reconhecimento facial, treinamento de intenções e linguagem natural, para que você crie bots mais inteligentes que aprendem a cada interação com seu consumidor para elevar a qualidade no atendimento que você oferece ao seu cliente. Tudo isso pode meio da inteligência artificial

Quer agilizar a comunicação na sua empresa e garantir um atendimento mais rápido e eficiente para os seus usuários? Então, você precisa conhecer o PEOPLE. Revolucione o seu relacionamento com o cliente por meio da inteligência artificial!

Gostou? Compartilhe:

Letícia Barcelos

Letícia Barcelos

Formada em Sistemas de Informação e Product Owner do PEOPLE na Cedro Technologies, entusiasta de novas tecnologias.