Como a inteligência artificial ajuda a retenção de clientes?

A retenção de clientes e os ganhos em produtividade são duas características perseguidas constantemente por empresas que querem manter os negócios em crescimento, ainda mais em momentos tão desafiadores e com grande concorrência como o atual.

E a inteligência artificial tem se apresentado como uma novidade interessante para organizações atentas ao que a modernidade oferece, já que possibilita melhoria de desempenho e otimização de custos, entre outras vantagens. O público já aceita bem esse serviço, considerando que o Brasil é o vice-líder em interações diárias com ela no mundo

Para entender melhor como hoje em dia é essencial usar esse recurso, que pode até indicar motivos pelos quais contratantes estão indo embora, vale a pena conferir este artigo. 

Porque a retenção de clientes é importante?

Um dos motivos é que conquistar novos consumidores demanda um investimento muito maior do que manter os antigos. Afinal, inclui variados esforços em atração, conquista, convencimento e negociação.

Uma estimativa conservadora e bastante difundida é que esse valor costuma ser entre 5 e 7 vezes maior. No entanto, um estudo da Frost & Sullivan com a NICE Latin America já demonstrou que esse gasto chega a aumentar em 25 vezes. Esse mesmo levantamento aponta que mais de 90% dos clientes consideram a experiência com uma marca fundamental para garantir fidelização. 

São dados que não podem ser ignorados e que evidenciam que, ainda que seja uma tarefa desafiadora seguir cativando o público já próximo, deixar que ele vá embora é um mau negócio. Pois, a inteligência artificial faz toda a diferença para tornar esse processo de retenção de clientes mais simplificado e otimizado.

Chatbot: comunicação integrada e em tempo real  

Chatbots, ou robôs de atendimento, já começam a ocupar bastante espaço no dia a dia entre empresas e clientes. Eles contam cada vez mais com uma linguagem natural e até mesmo possuem a capacidade de resolver problemas simples apresentados pelo público.

Além dessas vantagens, esses robôs comandados através da inteligência artificial permitem atendimento 24 horas, 7 dias por semana, inclusive em feriados. 

Então, é uma maneira importante para dar respostas rapidamente ao consumidor em caso de suporte ou mesmo em uma venda que poderia ser adiada, caso dúvidas não fossem sanadas.

Não à toa, é uma tecnologia que tem tido grande adesão no mercado. O Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2020 registra que o número de chatbots já criados no Brasil ultrapassou a marca dos 100 mil. E aqueles que ainda estão em operação atualmente, em segmentos variados, são responsáveis por uma média de 2,2 bilhões de mensagens trocadas por mês.

Um detalhe interessante dos chatbots é que eles geralmente podem ser integrados ao CRM (Customer Relationship Management) da organização. Isso agiliza contatos do público, que não tem a necessidade de repetir a mesma informação várias vezes ao entrar em contato.

Inteligência artificial e a análise de informações

A inteligência artificial também é de grande utilidade quando é utilizada com foco em inteligência de mercado. É uma tecnologia que auxilia na análise de banco de dados, o que é ótimo para quem deseja entender rapidamente o que está acontecendo com as demandas dos consumidores e como supri-las.

Com esse recurso, é possível entender o histórico do cliente e projetar as necessidades dele, além de identificar o melhor momento para uma abordagem.  

Também permite análise de dados em tempo real, para que seus colaboradores tomem decisões assertivas de modo simplificado.  

Sem os direcionamentos que ela provê, uma organização tem maior risco de fazer investimentos não ideais. São exemplos o investimento maior que o devido em clientes que podem trazer pouco retorno ou a demora na identificação de falhas no atendimento de um canal.

Gostou deste conteúdo? Se a sua empresa precisa contar com a inteligência artificial para trabalhar melhor o relacionamento com clientes, vale a pena conhecer a plataforma de comunicação PEOPLE. Detalhes sobre ela estão aqui