home Sem categoria Quais habilidades são comuns entre os líderes de sucesso?

Quais habilidades são comuns entre os líderes de sucesso?

A transformação digital eficaz requer uma liderança forte, isso é um fato. Mas será que os CEOs das empresas têm as habilidades necessárias para conduzir a jornada digital da empresa que lideram?

Com esta dúvida em mente, a Capgemini, multinacional francesa fornecedora de serviços de consultoria, tecnologia e outsourcing, fez uma pesquisa em 2012 para avaliar como empresas estavam utilizando a arte e a ciência da transformação digital.

Seis anos depois da pesquisa original, tempo que as organizações tiveram para desenvolver suas habilidades e experiências na condução da transformação digital, a Capgemini refez a pesquisa e chegou a resultados preocupantes. Clique aqui para conferir a pesquisa na íntegra.

Dentre os 1.300 executivos à frente de 750 empresas globais, apenas 39% disseram ter os recursos necessários para continuar sua estratégia digital. Este percentual não mostrou nenhuma evolução desde a primeira pesquisa. 

Porém, em relação à liderança, apenas 35% das organizações dizem possuir as habilidades necessárias para continuar guiando o projeto. Em 2012 este valor era de 45%. Ou seja, embora as expectativas quanto à transformação digital tenham aumentado, muitas organizações não conseguiram acompanhar o ritmo.

Neste post, vamos mostrar 5 habilidades importantes que grandes líderes precisam ter para conseguir conduzir toda a estratégia de transformação digital de suas empresas. Confira a seguir!

5 habilidades necessárias da transformação digital

O relatório da Capgemini diz que líderes eficientes são aqueles que dominam suas habilidades de visão, engajamento e governança, além de serem hábeis na construção de fortes relações entre TI e negócios. 

Mas que outras características são fundamentais na criação de uma estratégia digital eficiente? Confira agora:

 

1 – Seja um bom comunicador e ouvinte

Um bom líder ajuda a empresa a priorizar, comunicar e articular a proposta de valor que pode ser entregue e em qual prazo. Eles também sabem como negociar relacionamentos com fornecedores e como negociar com as partes interessadas internas sobre que projetos devem ser priorizados. 

Além disso ser um bom ouvinte e possuir um raciocínio abstrato também é essencial. São estas habilidades que permitem aos líderes decifrar o que é realmente necessário do que as outras pessoas dizem que é necessário. 

 

2 – Seja um participante, e não apenas um espectador

Não existe estratégia digital baseada apenas em artigos e aplicada da superfície. E a melhor maneira de participar da execução de um projeto é arregaçando as mangas e entrando de cabeça. Equipes tendem a aprender mais quando veem os líderes envolvidos e participando.

 

3 – Saiba aceitar que erros acontecem

Bons líderes devem ter em mente que ninguém possui todas as respostas. A habilidade de seguir em frente sem culpar as pessoas permite que a falha seja revertida rapidamente, aumentando a probabilidade de se recuperar de grandes erros.

Também é importante garantir que as pessoas entendam que fracassos podem ser positivos, porque é no fracasso que a sabedoria acontece. Ou seja, em vez de tirar conclusões precipitadas, líderes fortes defendem a necessidade de compreender a causa raiz para tentar resolver o problema de uma vez. 

 

4 – Aprenda a fazer amigos em todos os lugares e posições

A pesquisa da Capgemini mostrou que os grandes líderes digitais têm relacionamentos muito fortes tanto na área de TI quanto em outros negócios e setores. Ou seja, se fazer amigos em todas as áreas não for seu forte, trabalhe esta habilidade

Outra dica valiosa é se esforçar ao máximo para ajudar outros líderes e clientes, sendo mais flexível, entendendo e mostrando como e onde a tecnologia pode ajudá-los.   

Na área de TI, é importante entender a natureza de cada processo, avaliar as oportunidades de transformação e automação sem impor novas tecnologias para pessoas que ainda não estão preparadas para usá-las.  

 

5 – Aprenda a olhar para o futuro

Em plena transformação digital, se acomodar no patamar em que a empresa se encontra é correr o risco de ser deixado para trás. Os líderes devem assumir sempre que o que ele e o restante da equipe estão fazendo não é bom nem rápido o suficiente. 

A cultura da empresa deve ser pensada de maneira diferente da qual as outras organizações estão caminhando, para encontrar processos que possam ser melhorados e garantir mais vantagens para toda a empresa. 

Se este conteúdo foi útil para você de alguma forma, acesse o blog da Cedro Technologies, lá você encontrará inúmeros outros posts ligados à gestão e muito mais!  

Gostou? Compartilhe: