Guia para iniciantes para uso do WhatsApp Business

Vitor Precioso

02 agosto 2019 - 11:21 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:38

Imagem do aplicativo whatsapp business

Aplicativos de mensagens como o Facebook Messenger , WhatsApp , WeChat , Viber ou Telegram têm bilhões de usuários e estão crescendo em popularidade – não apenas entre usuários comuns, mas também entre empresas. Isso porque eles também podem ser usados ​​para todas as atividades de B2C e B2B, para se comunicar com clientes, funcionários, fornecedores e parceiros através do Whatsapp Business, por exemplo.

Um dos mais populares é o WhatsApp. O artigo a seguir mostrará como o WhatsApp funciona e como você pode incluí-lo em suas estratégias de comunicação e marketing.

O WhatsApp foi fundado em 2009 por dois ex-funcionários do Yahoo. O Facebook comprou o aplicativo em 2014 e, depois disso, começou a trabalhar para melhorar suas ferramentas e integrá-las gradualmente ao ambiente de negócios. Atualmente, o WhatsApp tem mais de 1,5 bilhão de usuários e é usado em mais de 180 países. Todos os dias, mais de 60 bilhões de mensagens são enviadas no aplicativo.

Como usar o WhatsApp

O WhatsApp pode ser usado gratuitamente em seus dispositivos Android e iOS , em computadores Mac ou Windows e em um navegador. O WhatsApp deve estar ligado a um número de telefone, e você deve ter o aplicativo WhatsApp instalado no seu celular antes de usar a versão no seu computador e na web.

Através do WhatsApp, você pode enviar mensagens escritas e de áudio e fazer chamadas de áudio e vídeo.

Por que incluir o WhatsApp em uma estratégia de marketing?

Se você decidir usar o WhatsApp em sua empresa para se comunicar com clientes ou clientes, a vantagem é que você interage em tempo real. O cliente não precisa esperar por uma resposta como no e-mail ou mensagem SMS, mas tem uma resposta imediata da sua empresa.

Além disso, a empresa e os clientes podem trocar mensagens multimídia (fotos, vídeos, documentos ou mensagens de voz). O WhatsApp, o SMS e as comunicações por e-mail podem ser usados ​​para comunicação unidirecional, mas o WhatsApp pode ajudar a transformar a comunicação em uma conversa.

Comunicação individual e em grupo

Você pode se comunicar como uma empresa com um único usuário ou criar bate-papos em grupo no WhatsApp. Você pode usar a comunicação em grupo:

  1. Para comunicações corporativas internas, onde você cria grupos de trabalho menores ou maiores de acordo com tarefas ou projetos.
  2. Para se comunicar com fornecedores e parceiros
  3. Para interagir com os clientes – por exemplo, um grupo especial para clientes VIP

Se você estiver trabalhando em um computador, instale um aplicativo de desktop para ajudá-lo a economizar tempo. Responder a muitas mensagens de um dispositivo móvel não é fácil, pois você nunca escreverá tão rápido ou confortavelmente quanto em um teclado normal.

Além disso, você também pode enviar documentos, fotos e vídeos salvos no seu computador através da versão desktop do WhatsApp . Da mesma forma, você pode salvar todos os arquivos de mídia que alguém enviar do aplicativo diretamente para o seu computador. Portanto, você não precisará encaminhar documentos do seu celular para o email ou baixá-los para o seu computador.

Você pode enviar e ouvir mensagens de voz por meio da versão desktop do WhatsApp, mas não pode fazer chamadas de voz ou vídeo. Você recebe apenas um aviso e um toque com uma mensagem dizendo que você tem uma chamada de voz ou vídeo no seu dispositivo móvel.

Como integrar o WhatsApp nas comunicações da sua empresa

1. WhatsApp Business App

O WhatsApp criou um aplicativo especial chamado WhatsApp Business para Android e iOS . Com este aplicativo, você pode:

  1. Crie um perfil de empresa no qual você pode inserir informações básicas de negócios, como nome, endereço, descrição, inserir uma foto introdutória.
  2. Enviar respostas rápidas – Você pode preparar respostas rápidas para perguntas freqüentes, que você seleciona e envia.
  3. Filtrar lista de bate-papo – você pode filtrar conversas por grupo, bate-papo e mensagens não lidas
  4. Criar rótulos – seus contatos podem marcar rótulos por categorias diferentes, como novo pedido, pagamento, pedido completo, etc.

Todas essas ferramentas podem ajudá-lo a organizar e agilizar a comunicação com os clientes, simplificar a administração e economizar tempo.

2. Promovendo o WhatsApp como um canal de comunicação corporativa

Se você incluiu o WhatsApp nas comunicações da sua empresa, amplie isso em todos os seus canais on-line e off-line:

  1. Materiais impressos – informe sobre todos os materiais impressos da empresa que as pessoas podem entrar em contato com você no WhatsApp. Inclua seu telefone e seu WhatsApp em cartões de visita, banners, cartazes e folhetos para que todos saibam que você usa o WhatsApp para comunicações corporativas.
  2. Mídia Social – Mencione na descrição ou postagens que os clientes podem se comunicar com você através do WhatsApp.
  3. Assinatura de e-mail e boletim informativo – Além dos pontos anteriores, você pode promover a ferramenta de comunicação WhatsApp em um banner de assinatura de e-mail ou no boletim informativo.

3. Integrando o WhatsApp ao seu site

Você também pode integrar o WhatsApp ao seu site e facilitar a comunicação entre os clientes. Quando um visitante do site clica no ícone do WhatApp, ele é automaticamente redirecionado para um aplicativo para celular ou desktop e pode se comunicar de maneira rápida e conveniente com uma empresa. Essa solução pode substituir bate-papos ao vivo.

Claro, você também deve mencionar o uso do WhatsApp na seção de contato do seu site.

4. API de negócios do WhatsApp

O WhatsApp também pode ser conectado com seus sistemas internos e ser automatizado para melhor comunicação com funcionários ou clientes. As soluções WhatsApp Business API são usadas por empresas como Booking, Uber, KLM, Singapore Airlines e muitas instituições financeiras, para permitir que os clientes recebam informações sobre reservas, voos, transações financeiras e muito mais – tudo através do WhatsApp.

Para obter mais informações sobre as APIs do WhatsApp, consulte os seguintes links para Desenvolvedores do Facebook e API de negócios do WhatsApp .

5. Comunicação Corporativa Interna

Você também pode usar o WhatsApp para comunicações corporativas internas, onde você pode criar grupos de trabalho menores ou maiores por projeto, tarefa ou departamento, e facilitar o trabalho em equipe e a comunicação com os colegas.

6. Clique para WhatsApp com anúncios do Facebook

O Facebook adicionou uma nova função de anúncio Click-to-WhatsApp , que você pode configurar somente se você tiver uma empresa do WhatsApp vinculada à sua página do Facebook.

Fonte: Artigo original de https://wersm.com/a-beginners-guide-to-using-whatsapp-for-business/

Como criar um Chatbot com WhatsApp Business API

Para facilitar o desenvolvimento de Chatbot integrado ao WhatsApp Business API, a Cedro Technologies desenvolveu o People – uma plataforma para criação e gerenciamento de Chatbots.

Você pode iniciar o desenvolvimento de seu Chatbot fale com um de nossos especialistas e saiba como.

Recomendados para você

Pessoa falando no celular e mexendo no computador
Chatbot para help desk: 4 razões para implementar já na sua empresa! ...
Pessoa analisando dados e segurando lâmpada
Chatbots são tendência no segmento de previdência privada ...
Pessoa  utilizando celular com ícone do WhatsApp projetado
Como aprovar o uso do Whatsapp Business API? ...