Gestão de projetos de TI: aprenda a otimizar a sua

Rogério Marques

20 abril 2016 - 17:55 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:46

Pessoas utilizando celular e tablet em um café

Gerenciar projetos de TI não é uma tarefa fácil, por mais que se planeje todo o seu andamento, é preciso dar atenção a detalhes no dia a dia, orientando o desenvolvimento da forma mais inteligente para alcançar o melhor resultado. No entanto, algumas práticas podem ser adotadas para otimizar a sua gestão de projetos de TI e, assim, aumentar a eficiência da sua equipe e melhorar o andamento do trabalho.

Neste post, falaremos sobre algumas destas práticas para ajudá-lo a otimizar a sua gestão de projetos. Acompanhe!

Adote uma metodologia

Escolher uma metodologia garante ao gestor maior eficiência da sua equipe e controle do projeto, evitando trabalhos desnecessários e desperdício de recursos. Algumas metodologias de desenvolvimento de projetos são mais tradicionais, enquanto outras já englobam métodos mais ágeis, que tornam o andamento do projeto mais dinâmico.

Por mais que uma metodologia aparente ser superior a outra, o resultado não será positivo se ela não se adequar à realidade do trabalho na sua organização e se sua equipe não se adaptar a ela. Certifique-se de que toda a equipe entende o funcionamento da metodologia adotada e está pronta para trabalhar com ela.

Também é recomendável escolher somente uma, pois além de simplificar o entendimento do processo de trabalho, você garante a padronização do início ao fim do projeto.

Invista na fase de planejamento

É seguro dizer que um planejamento bem desenvolvido já é meio caminho andado para o bom desenvolvimento de um projeto, por isso, invista nesta fase. Um bom gerente de projetos planeja cada etapa com atenção aos detalhes, analisa métricas de viabilidade, define um cronograma factível e delega cada tarefa desde o princípio. Isto facilita sua gestão e dá uma visão clara para toda a equipe sobre cada etapa da execução.

Também é muito importante dar ciência do escopo do projeto ao cliente (seja ele interno ou externo) desde a fase de planejamento, permitindo inclusive a sua participação, para evitar mudanças de percurso durante o desenvolvimento.

Monitore os riscos e preveja mudanças

Por mais que o seu planejamento seja impecável, todo projeto está sujeito a mudanças, isto é natural e dificilmente não acontece. O que diferencia os projetos que são concluídos com sucesso daqueles que fracassam é a capacidade do gestor prever a necessidade de mudanças o quanto antes e desenvolver alternativas para solucionar os problemas, causando o menor dano possível ao seu andamento.

Na fase de planejamento, elenque uma lista de riscos atrelados a cada fase do projeto e possíveis soluções, para haver celeridade no momento necessário. Se algum risco inesperado surgir, não tenha medo de envolver sua equipe na busca de soluções, sempre ciente de que você é o responsável pelo projeto e deve dar a palavra final, após analisar as alternativas que surgirem.

Reforce a comunicação

A má comunicação é uma das principais causas para que projetos fracassem. É fato: nenhuma gestão de projetos de TI poderá ser otimizada se não houver uma boa comunicação entre toda a equipe. É fundamental que todos tenham acesso fácil ao planejamento e cronograma, e possam tirar dúvidas a qualquer momento, da mesma forma que a comunicação entre os próprios profissionais deve fluir sem engasgos. Invista em ferramentas de comunicação ágil e padronizadas, e incentive cada membro da sua equipe a alimentar os demais com informações sobre o andamento de suas tarefas.

Estas são algumas práticas eficazes para otimizar a sua gestão de projetos de TI, que produzem um impacto positivo nos seus resultados e na produtividade da sua equipe. Agora queremos que você participe da conversa! Você adota estas práticas na gestão dos seus projetos de TI? Tem alguma experiência para compartilhar? Escreva pra gente nos comentários.

Recomendados para você

Mulher com trajes sociais utilizando computador
Conheça as principais aplicações da inteligência artificial ...
Mulher utilizando o celular para se comunicar
Transformação digital: conheça tecnologias para atender clientes ...
Pessoas entusiasmadas tendo reunião em escritório
Soft Skills: as qualidades mais buscadas no mercado de trabalho hoje ...