Gestão de processos de TI: entenda a importância

Quanto mais os processos de gestão empresarial amadurecem, mais eles se apoiam em processos de TI para organizar e padronizar as atividades, estruturar e facilitar os processos operacionais e gerenciar informações necessárias para suporte na tomada de decisão e formulação do planejamento estratégico. Com isso, a gestão de processos de TI tem que ser aperfeiçoada continuamente para oferecer soluções sob medida para cada nicho de negócios. Veja como neste post:

Melhoria da gestão de processos de TI

Aplicando a metodologia BPM de Gerenciamento de Processos de Negócios, é possível mapear os processos de TI de maneira visual e de fácil entendimento, analisá-los e torná-los mais simplificados e bem estruturados, gerando uma experiência produtiva para o usuário final de TI.

Adesão a boas práticas de TI

Com o mundialmente bem-conceituado guia de boas práticas de TI, denominado COBIT, a empresa adquire a cultura de governança corporativa de TI. Com a adesão a boas práticas ela estará aprendendo a otimizar o alinhamento das informações e dos recursos de TI aos objetivos de negócio, racionalizando os investimentos, assim como, promovendo a implantação de indicadores para monitoramento dos resultados dos processos de entrega de soluções e suporte de serviços.

Atualização tecnológica

Para ter capacidade de análise das melhores soluções tecnológicas para atendimento corporativo, a equipe de TI deve incorporar à sua rotina momentos de estudo sobre as inovações tecnológicas em software, hardware e serviços de TI e precisa, também, participar de eventos (feiras / congressos / seminários) para acompanhar as tendências de mercado.

Algumas mudanças tecnológicas como, por exemplo, o novo protocolo de internet IPV4, impactam diretamente no funcionamento, desempenho e segurança dos sistemas e equipamentos de TI. Mantendo-se atualizada, a sua equipe pode traçar planos estratégicos de TI para reduzir os efeitos negativos de inovações tecnológicas e para aproveitar ao máximo os efeitos positivos.

Gestão do conhecimento

É importante que os processos de TI sejam devidamente documentados, para reter o conhecimento acumulado ao longo dos anos nesta área da empresa, de forma que, até mesmo um Técnico de TI recém-contratado, possa realizar suas tarefas com desenvoltura — tendo o suporte informativo de procedimentos, manuais, protocolos de atendimento, FAQ (Frequent Asked Question – Perguntas Frequentes), etc.

Gestão de pessoas

Utilizar técnicas de gestão de pessoas para seleção assertiva e motivação dos profissionais de TI, melhoria do clima organizacional e redução ou tratamento das situações estressantes vivenciadas no cotidiano de TI, auxiliam na formação de um time coeso, competente, colaborativo e proativo, tão necessário para que os processos de TI fluam com transparência para o resto da empresa.

gestão de processos de TI contribui decisivamente com o sucesso empresarial, pois nutre todos os demais departamentos com informações, recursos tecnológicos e serviços imprescindíveis para a realização de suas operações táticas e estratégicas. Por esse motivo, é muito importante gerenciar TI com técnicas e metodologias consagradas, a fim de tornar seus processos mais eficientes (fazer mais com menos), mais eficazes (entregar resultados consistentes), com melhor qualidade (fazer certo desde a primeira vez) e alta performance (grande produtividade).

Quer compartilhar suas opiniões e vivências conosco? Deixe seu comentário!