A Gestão da Informação no Mercado Financeiro

Leonardo Reis Vilela

24 setembro 2018 - 10:00 | Atualizado em 19 maio 2023 - 11:20

a-gestao-da-informacao-no-mercado-financeiro

Em diversos tipos de mercado existem um grande volume de informações e no mercado financeiro não seria diferente. A cada segundo, dados são atualizados, novos elementos são obtidos e os sistemas vão se tornando cada vez mais complexos.

Em meio a tantas informações, será que é fácil analisá-las e tomar uma decisão importante em tão pouco tempo? Afinal, tempo é dinheiro, e uma decisão errada pode acabar custando muito, muito tempo. 

Para ter um melhor controle sobre esse grande número de informações, além de poder auxiliar melhor as pessoas e as empresas quanto às várias tomadas de decisões que precisam ser feitas, foi criada a Gestão da Informação.

Mas sobre o que se trata Gestão da Informação? Esse conceito que pode ser considerado novo no Brasil, já está presente mundo afora e vem ganhando cada vez mais força em nosso país. Que tal conhecer um pouco mais sobre o assunto?

O que é Gestão da Informação (GI)?

A Gestão da Informação pode ser vista como um processo que consiste em realizar atividades de busca, identificação, classificação, processamento, armazenamento e disseminação de informações.

Estas podem ser extraídas de dados brutos, em diversas formas. Estamos falando de dados quantitativos, dados qualitativos, podendo estar em meios digitais ou até mesmo por documentos físicos.

Qual seu principal objetivo?

A maior função da GI é fazer com que dados brutos se tornem informações e insights. A partir disso, essas informações podem auxiliar pessoas ou empresas em suas tomadas de decisões. Isso perpassa desde os setores mais operacionais da empresa, que realizam atividades mais cotidianas, até os setores da diretoria, auxiliando nos indicadores de compliance e produtividade.

Quem pode exercer essas atividades?

Pode ser comum encontrar em empresas, organizações e diversos mercados pessoas que realizam as atividades que envolvem o manejo de dados. Apesar de, sim, existir a faculdade de Gestão da Informação, os profissionais dessa área possuem formações variadas, como análise e desenvolvimento de sistemas, administração, entre outras.

O mais importante na hora de selecionar um colaborador para atuar nessa área é entender quais são as qualificações de seu currículo, o que melhor se adequa à sua empresa e para a situação em que ela se encontra.

 

a-gestao-da-informacao-no-mercado-financeiro-1

Como a Gestão da Informação pode ser utilizada no Mercado Financeiro?

Imagine um cenário onde você pode se aventurar no mercado financeiro, realizando diversos investimentos, comprando e vendendo ações e fazendo tudo isso, com o mínimo de risco possível? Seria incrível, não seria? E se você tivesse informações claras a respeito desse negócio? Você teria mais segurança para investir seu dinheiro?

Com todas essas informações, mesmo tratando de um cenário tão volátil quanto a Bolsa de valores, seria possível gerir melhor sua carteira, fazendo com que você conhecesse melhor o histórico de uma empresa que você deseja investir o seu dinheiro.

Dessa forma, você pode ter uma noção sobre o melhor momento de comprar ou vender uma ação com base em informações analisadas. Por exemplo, será que comprar ou vender ações de uma empresa que produz petróleo seria viável em uma época de crise? Essa situação pode parecer óbvia, mas você tomaria sua decisão com base em qual informação? Será um bom ou mau negócio?

Utilizando Gestão da Informação, juntamente com ferramentas e conceitos de Business Intelligence, é possível analisar como poderá ser o comportamento das ações dessa empresa em situações de crise, realizando uma comparação de ano a ano, após ter passado por todas as etapas de tratamento dos dados.

Conhecendo o processo de Business Intelligence (BI)

Quando estamos falando de Business Intelligence estamos nos referindo ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações, tudo isso voltado para a transformação de dados organizacionais em informações relevantes para uma gestão estratégica da empresa.

Com a acelerada evolução da tecnologia no ambiente de trabalho, não podemos esquecer de comentar sobre as IAs, que cada vez mais, vão ocupando seu espaço nos processos de BI.

Geralmente esses dados são obtidos diretamente com as empresas, que no mercado financeiro, podem ser extraídos diretamente do site da BM&FBOVESPA (B3). 

Posteriormente, outras fontes de dados podem vir diretamente do cliente, ou de uma análise dos seus dados disponibilizados para o investidor, como os dados contábeis.

Você mais seguro!

Agora que você conhece o que é Gestão da Informação e conhece um pouco mais sobre o processo de BI, pode usar todo esse conhecimento a seu favor. Procure um gestor da informação antes de se aventurar no mercado financeiro.

Fale sobre suas metas de investimento, em que setor pretende investir, o quanto quer gastar, todas essas informações são importantes para um gestor da informação.

Ele irá utilizar todo conhecimento para extrair e buscar dados, onde, após realizar os processos de BI, apresentará para você informações consistentes (com o auxílio de dashboards, que são painéis que mostram métricas e indicadores importantes para alcançar objetivos traçadas por você ou por uma empresa de forma visual).

O intuito disso tudo é contribuir para que você faça investimentos com mais confiança e minimize os riscos que essas operações podem trazer a você e sua carteira.

Ficou interessado pelos assuntos do mercado financeiro envolvendo dados e gostaria de saber mais sobre isso? Acesse o blog da Cedro Technologies e obtenha cada vez mais conhecimento!

Recomendados para você

Pessoa utilizando o celular e tomando um café
Cadastro de novos clientes para corretoras, bancos e agentes autônomos ...
Sala com uma série de máquinas de ponta
Conheça os modelos de acesso direto ao mercado – B3: DMA 1, 2, 3 e 4 ...
Homem comendo pizza e utilizando computador com tela exibindo código
API ou desenvolvimento próprio: qual a melhor opção para sua empresa? ...